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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiram no contexto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em dezembro de 1996, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional. Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas em história, assinale a opção que não se enquadra nas propostas formuladas pelos PCN.
Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.
Relativizar as diversas concepções de tempo e formas de periodização cronológica.
Situar as diversas produções da cultura em seus respectivos contextos históricos.
Valorizar a memória social e eliminar o sujeito individual na construção do saber histórico.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.
Após o fracasso da mineração, a colonização do Brasil centrou-se na agroindústria açucareira.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
A expressão guerra fria, citada no texto, caracteriza o sistema bipolar de poder mundial surgido a partir da Segunda Guerra.
Uma corrente historiográfica defende a tese de que a criação da capitania de Mato Grosso tinha, entre outras, a finalidade de caracterizar a posse portuguesa da região. Desse modo, o que Portugal pretendia com essa decisão era tornar mais consistente e efetivo o princípio que sua diplomacia utilizara na celebração de tratados de limites com a Espanha, o uti possidetis, o qual estabelecia que
Portugal garantia como sua a área que os habitantes da colônia haviam ocupado de fato ou, pelo menos, tornado questionável a posse espanhola.
os indígenas da região seriam transferidos para os aldeamentos criados por religiosos no sul da colônia, as conhecidas missões ou reduções jesuíticas.
o governo de Lisboa aceitava entregar aos espanhóis o domínio da bacia amazônica em troca da posse da região de Mato Grosso.
Mato Grosso seria isolado do restante da colônia, sobretudo de São Paulo, para impedir as incursões de aventureiros sobre os territórios pertencentes à Espanha.
Nos anos sessenta a forte expansão americana esteve associada, entre outros fatores, à política de déficit público empreendida especialmente no governo Johnson. Esse déficit por sua vez foi motivado por:
Guerra da Coréia e Programa Espacial;
New Deal e Guerra Fria;
Guerra do Golfo e importações de petróleo;
Guerra do Vietnã e programas sociais contra pobreza;
guerra contra o terrorismo e corrida à Lua.
No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo "salve-se quem puder", "levar vantagem em tudo" ou "você sabe com quem está falando?". Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:
as regras existentes na escola devem ser elaboradas e estabelecidas pela direção, única responsável por sua implementação.
existem regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade, cuja observância depende de decisão individual.
além de claras e conhecidas por todos, as regras existentes na escola voltam-se para a viabilização da convivência interna e com a comunidade.
as regras, tanto na escola quanto na comunidade, somente poderão ter êxito se atenderem aos interesses particulares de cada membro da comunidade.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.
A sociedade açucareira pode ser definida como aristocrática e patriarcal.
Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.
EUA e URSS transformaram-se nas superpotências mundiais após 1945, ocupando os espaços deixados vagos pelas antigas e decadentes potências européias.
Um dos mais violentos episódios da história de Mato Grosso ficou conhecido como A Rusga, que explodiu no contexto da independência e da constituição do Estado brasileiro, processo que se estendeu pelo Primeiro Reinado (1822-31) e pelo período regencial (1831-40). Denominada por alguns de a Noite de São Bartolomeu da História Mato-Grossense, A Rusga correspondeu ao
choque de interesses entre naturais da província e forasteiros, sobretudo paulistas, que para ela convergiam em busca do ouro.
confronto entre brasileiros de Mato Grosso e portugueses, sendo estes identificados como estrangeiros que já haviam explorado em demasia as riquezas locais.
movimento de insurreição promovido pelos escravos de origem africana, que fundaram, pouco antes, em Mato Grosso, o maior quilombo que o Brasil conheceu.
levante indígena na região do Guaporé, o qual obrigou D. Pedro I a decretar a intervenção imperial no governo da província de Mato Grosso.
A partir da crise do sistema de Bretton Woods e da ascensão de governo conservadores nos países anglo-saxões modificou-se a visão do papel do estado na economia capitalista. Propostas NÃO presentes nessa nova visão são:
adoção de barreiras ao fluxo de capitais de curto-prazo;
privatização de empresas públicas;
políticas econômicas ortodoxas;
redução dos gastos públicos;
independência dos bancos centrais.
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