Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiram no contexto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sancionada em dezembro de 1996, após longa e difícil tramitação no Congresso Nacional. Entre as competências e habilidades a serem desenvolvidas em história, assinale a opção que não se enquadra nas propostas formuladas pelos PCN.

  • A.

    Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa.

  • B.

    Relativizar as diversas concepções de tempo e formas de periodização cronológica.

  • C.

    Situar as diversas produções da cultura em seus respectivos contextos históricos.

  • D.

    Valorizar a memória social e eliminar o sujeito individual na construção do saber histórico.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.

Após o fracasso da mineração, a colonização do Brasil centrou-se na agroindústria açucareira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

A expressão guerra fria, citada no texto, caracteriza o sistema bipolar de poder mundial surgido a partir da Segunda Guerra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma corrente historiográfica defende a tese de que a criação da capitania de Mato Grosso tinha, entre outras, a finalidade de caracterizar a posse portuguesa da região. Desse modo, o que Portugal pretendia com essa decisão era tornar mais consistente e efetivo o princípio que sua diplomacia utilizara na celebração de tratados de limites com a Espanha, o uti possidetis, o qual estabelecia que

  • A.

    Portugal garantia como sua a área que os habitantes da colônia haviam ocupado de fato ou, pelo menos, tornado questionável a posse espanhola.

  • B.

    os indígenas da região seriam transferidos para os aldeamentos criados por religiosos no sul da colônia, as conhecidas missões ou reduções jesuíticas.

  • C.

    o governo de Lisboa aceitava entregar aos espanhóis o domínio da bacia amazônica em troca da posse da região de Mato Grosso.

  • D.

    Mato Grosso seria isolado do restante da colônia, sobretudo de São Paulo, para impedir as incursões de aventureiros sobre os territórios pertencentes à Espanha.

Nos anos sessenta a forte expansão americana esteve associada, entre outros fatores, à política de déficit público empreendida especialmente no governo Johnson. Esse déficit por sua vez foi motivado por:

  • A.

    Guerra da Coréia e Programa Espacial;

  • B.

    New Deal e Guerra Fria;

  • C.

    Guerra do Golfo e importações de petróleo;

  • D.

    Guerra do Vietnã e programas sociais contra pobreza;

  • E.

    guerra contra o terrorismo e corrida à Lua.

No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo "salve-se quem puder", "levar vantagem em tudo" ou "você sabe com quem está falando?". Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:

  • A.

    as regras existentes na escola devem ser elaboradas e estabelecidas pela direção, única responsável por sua implementação.

  • B.

    existem regras e leis que definem direitos e deveres na sociedade, cuja observância depende de decisão individual.

  • C.

    além de claras e conhecidas por todos, as regras existentes na escola voltam-se para a viabilização da convivência interna e com a comunidade.

  • D.

    as regras, tanto na escola quanto na comunidade, somente poderão ter êxito se atenderem aos interesses particulares de cada membro da comunidade.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.

A sociedade açucareira pode ser definida como aristocrática e patriarcal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

EUA e URSS transformaram-se nas superpotências mundiais após 1945, ocupando os espaços deixados vagos pelas antigas e decadentes potências européias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos mais violentos episódios da história de Mato Grosso ficou conhecido como A Rusga, que explodiu no contexto da independência e da constituição do Estado brasileiro, processo que se estendeu pelo Primeiro Reinado (1822-31) e pelo período regencial (1831-40). Denominada por alguns de a Noite de São Bartolomeu da História Mato-Grossense, A Rusga correspondeu ao

  • A.

    choque de interesses entre naturais da província e forasteiros, sobretudo paulistas, que para ela convergiam em busca do ouro.

  • B.

    confronto entre brasileiros de Mato Grosso e portugueses, sendo estes identificados como estrangeiros que já haviam explorado em demasia as riquezas locais.

  • C.

    movimento de insurreição promovido pelos escravos de origem africana, que fundaram, pouco antes, em Mato Grosso, o maior quilombo que o Brasil conheceu.

  • D.

    levante indígena na região do Guaporé, o qual obrigou D. Pedro I a decretar a intervenção imperial no governo da província de Mato Grosso.

A partir da crise do sistema de Bretton Woods e da ascensão de governo conservadores nos países anglo-saxões modificou-se a visão do papel do estado na economia capitalista. Propostas NÃO presentes nessa nova visão são:

  • A.

    adoção de barreiras ao fluxo de capitais de curto-prazo;

  • B.

    privatização de empresas públicas;

  • C.

    políticas econômicas ortodoxas;

  • D.

    redução dos gastos públicos;

  • E.

    independência dos bancos centrais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...