Questões de História

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A partir do final da Segunda Guerra Mundial , uma série de autores passaram a reinterpretar o fenômeno do subdesenvolvimento, não o considerando mais uma etapa do processo de desenvolvimento capitalista em direção ao pleno desenvolvimento, mas uma condição permanente. Entre esses autores, destacam-se os estruturalistas latino-americanos, também conhecidos como cepalinos, que desenvolveram os seguintes aparatos teóricos:

  • A.

    teoria pós-keynesiana da inflação;

  • B.

    Paradoxo de Leontief;

  • C.

    teoria da deterioração dos termos de intercâmbio;

  • D.

    Consenso de Washington;

  • E.

    modelo de promoção das exportações.

A Guerra da Tríplice Aliança foi o maior conflito em que o Brasil se envolveu no século XIX. Por ser área de fronteira com o inimigo, Mato Grosso dele participou intensamente. Relativamente ao tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O aprisionamento pelas forças paraguaias do vapor Marquês de Olinda, que conduzia o presidente nomeado de Mato Grosso, é considerado o ato inicial da guerra.

  • B.

    Francisco Solano López era o governante paraguaio que conduziu seu país durante o conflito contra Argentina, Brasil e Uruguai (Tríplice Aliança).

  • C.

    Após a guerra, a crescente força do exército brasileiro representou a ampliação de focos de atrito com o Império, o que contribuiu para a queda do regime.

  • D.

    A maior resistência encontrada pelos paraguaios em Mato Grosso foi a oferecida pela guarnição de Corumbá, que impôs severas perdas ao exército inimigo.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.

O texto omite a presença de holandeses no Nordeste açucareiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Historiadores da arte, a exemplo do italiano Giulio Carlo Argan (1909-1992), consideram a arte contemporânea um desdobramento da crise da arte enquanto ciência européia. Considerando os problemas teóricos e conceituais da arte ocidental é correto afirmar que o (os):

  • A.

    conceitos e categorias da história da arte ocidental foram produzidos a partir de uma releitura do campo analítico oriental, especialmente do Egito, China e Mesopotâmia, num logo processo de tradução cultural.

  • B.

    Mediterrâneo grego, fenício e egípcio é base da constituição de toda a arte européia e ocidental, derivando desse corpus o conjunto de representações da arte contemporânea, européia, africana e americana.

  • C.

    conceitos e categorias analíticas da história da arte ocidental podem ser considerados predominantemente restritos ao contexto europeu, por mais de três milênios, cujo núcleo principal permaneceu dessa forma até meados do século XX.

  • D.

    núcleo mais importante da arte ocidental permaneceu na Europa até o século XIX, época do imperialismo, quando se transferiu para os Estados Unidos, capital das principais vanguardas do início do século XX.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

A queda do Muro de Berlim consolidou o espírito de guerra fria que vigorou na Europa a partir de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que se identifica o principal fato decorrente da descoberta do ouro em Mato Grosso, na primeira metade do século XVIII.

  • A.

    Pacificação dos povos indígenas que habitavam a área.

  • B.

    Chegada das expedições bandeirantes na região.

  • C.

    Consolidação dos limites do Tratado de Tordesilhas.

  • D.

    Efetivo início do povoamento de Mato Grosso.

Paralelamente ao aparecimento do Mercado Comum Europeu, outra associação econômica surgiu nos anos cinqüenta na Europa, denominada Associação Européia de Livre Comércio. Dela faziam parte:

  • A.

    Alemanha Oriental, Polônia e Hungria;

  • B.

    Grã-Bretanha, Áustria e Irlanda;

  • C.

    Noruega, Finlândia e Itália;

  • D.

    Portugal, Espanha e Iugoslávia;

  • E.

    Grécia, Turquia e Iugoslávia.

Tese antiga, defendida desde fins do século XIX, a divisão de Mato Grosso suscitou debates e, por muito tempo, foi defendida com ênfase por lideranças do sul do estado. Foi preciso que se ultrapassasse a segunda metade do século XX para que ela se concretizasse. A formalização do ato que criou o Estado de Mato Grosso do Sul foi tomada no governo de

  • A.

    Getúlio Vargas, no contexto da Marcha para o Oeste.

  • B.

    JK, dentro de seu Plano de Metas (50 anos em 5).

  • C.

    Ernesto Geisel, durante o regime militar instaurado em 1964.

  • D.

    José Sarney, por decisão da Assembléia Constituinte de 1987-1988.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à História do Brasil Colonial.

Rigidamente dividida entre senhores de engenho e escravos, a sociedade açucareira desconhecia a existência de outros segmentos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No século XX, a arte tem deixado de estar limitada aos conceitos ocidentais tradicionais, incorporando novas culturas e afastando-a, cada vez mais, da idéia de uma "tradição artística vernácula". Há, porém, diversos críticos que alegam que, ainda que exista uma aparente internacionalização da cultura, o ideário ocidental continua sendo vendido como modelo e tudo o que for estrangeiro é vendido (e consumido) como "exótico". Considerando esses parâmetros conceituais da arte contemporânea, é correto afirmar que o (a):

  • A.

    eixo cultural internacional continua sendo predominantemente ocidental, tendo em Nova Iorque e Paris suas capitais tradicionais e eternas.

  • B.

    arte contemporânea reiterou os valores, conceitos e categorias clássicos para reificar a tradição ocidental da história da arte.

  • C.

    Ocidente ainda dita os termos e conceitos da arte internacional, dominando na era da globalização o cenário das artes do Oriente, incluindo China e Japão.

  • D.

    arte praticada nos últimos 50 anos tem, em geral, rompido com o limite euro-americano, tendo o Oriente e a África conseguido grande destaque internacional.

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