Questões de História

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Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Os primeiros passos para a formação da atual União Européia foram dados apenas após a derrocada da URSS.

  • C. Certo
  • E. Errado

A sempre conflituosa relação entre índios e não-índios, ao longo do processo de ocupação de Mato Grosso, adquiriu conotação diferenciada após a descoberta de ouro na região. Com relação a esse fato, assinale a opção correta.

  • A.

    Moveu-se guerra contra os índios com o intuito de ser-lhes tomada a terra para que nela se efetivasse o povoamento branco.

  • B.

    Os índios passaram a ser objeto de captura para que servissem de mão-de-obra escravizada.

  • C.

    Os indígenas foram deslocados para o litoral da colônia, onde desempenharam papel central na agroindústria açucareira.

  • D.

    Os indígenas de Mato Grosso associaram-se aos espanhóis na guerra para impedir o adensamento da presença portuguesa na porção oeste da colônia.

A OPEP, organização dos países exportadores de petróleo, teve um papel importante na quadruplicação do preço do petróleo em 1973. Trata-se de dois grandes exportadores de petróleo que NÃO são membros da OPEP:

  • A.

    Rússia e Arábia Saudita;

  • B.

    México e Nigéria;

  • C.

    Grã-Bretanha e Kuwait;

  • D.

    Noruega e Venezuela;

  • E.

    Rússia e México.

Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:

  • A.

    estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.

  • B.

    possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória.

  • C.

    extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.

  • D.

    promover um currículo que assuma a existência de múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.

  • E.

    propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.

O padrão da atuação oficial em relação aos povos indígenas começa a ser alterado, inclusive por pressão de setores da sociedade civil, especialmente via imprensa, a partir de famosa expedição liderada por dois respeitados sertanistas. Dela decorreu o anteprojeto que criava o Parque do Xingu (1952), efetivamente criado apenas em 1961. Essa expedição e seus líderes denominam-se, respectivamente,

  • A.

    Kayapó-Timbira, Sidney Possuelo e Luís Bueno Horta Barbosa.

  • B.

    Terra Brasilis, Lydia Poleck e Ujatu Tamalisyn.

  • C.

    Noroeste do Brasil, Carlos Fausto e Manuela Carneiro da Cunha.

  • D.

    Roncador-Xingu, irmãos Villas-Boas.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário do Brasil imperial, julgue os itens subseqüentes.

De 1847 ao fim do império, o Brasil conheceu uma espécie de parlamentarismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No começo de 2006, o japonês Hideo Kojima, considerado um dos maiores designers de games do planeta, deu uma entrevista à revista americana Official PlayStation Magazine, afirmando que game não é arte. Segundo ele, o game perdia a característica de arte pois, como jogo, não se tratava de um trabalho integralmente autoral, mas sim o resultado do trabalho de um grande time de profissionais que tem por objetivo fazer uma obra vendável e lucrativa. Assim, é correto afirmar:

  • A.

    O campo artístico tem critérios objetivos e subjetivos assinalados pela criteriologia e pela historiografia da arte produzida ao longo do tempo.

  • B.

    Os critérios subjetivos demonstram que, na atualidade, tudo é arte e, por conseguinte, nada é arte

  • C.

    Questões como "o que é arte?" e se "Isto, ou aquilo pode ser considerado arte?" estão fora do campo acadêmico contemporâneo por conta de critérios subjetivos.

  • D.

    Com o surgimento de novas técnicas e o desenvolvimento da linguagem midiática tem ficado mais difícil definir o que é digno de se chamar de arte.

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

As duas guerras mundiais do século XX reafirmaram a hegemonia mundial da Europa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em meio a muitos atos de violência, um episódio sangrento notabilizou-se na história de Mato Grosso. Trata-se da rusga, nome pelo qual ficaram conhecidos os sangrentos acontecimentos de 30 de maio de 1834, quando

  • A.

    espanhóis vindos da Bolívia, em sua maior parte, atacaram Mato Grosso para reaver o território que consideravam pertencer-lhes de direito.

  • B.

    guerreiros paiguás invadiram a capital da província e encontraram inesperada e poderosa reação por parte da população local.

  • C.

    brasileiros de Mato Grosso se lançaram armados contra portugueses que viviam na província, os chamados adotivos, o que, para alguns, foi gesto típico de revanche à tirania lusa.

  • D.

    as tropas enviadas pelo governo regencial atacaram Cuiabá com o objetivo de desalojar do poder o presidente da província.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

  • A.

    incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.

  • B.

    valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.

  • C.

    seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.

  • D.

    problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.

  • E.

    valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.

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