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Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário do Brasil imperial, julgue os itens subseqüentes.
Infere-se do texto que a tendência à conciliação, tão própria da política brasileira, surge no período republicano, sendo desconhecida no regime monárquico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Foi somente a partir do final do século XV, no contexto das viagens e descobertas ultramarinas, que a arte portuguesa atingiu alto grau de originalidade e riqueza decorativa, tanto na arquitetura quanto na pintura e escultura. Considerando esse contexto histórico e artístico, é correto afirmar que:
no século XV, a pintura portuguesa despontou com a beleza dos painéis pintados por Nuno Gonçalves (1450-1471), como o Políptico de São Vicente, com materiais oriundos da África, Ásia e América.
ao final do século XV e início do século XVI, a influência italiana deu lugar a uma arquitetura de matriz inglesa muito expressiva, com a presença dos belos azulejos pintados nas construções tipicamente portuguesas.
a escultura teve sua introdução no cenário artístico de Portugal, no século XVI, sob influência do francês Nicolau de Chanterene (1486-1581), um dos introdutores do espírito renascentista em Coimbra.
no período conhecido como manuelino, ao final do século XV, temos os mais importantes conjuntos arquitetônicos de Lisboa, como Convento dos Jerônimos e da Torre de Belém, construídos por arquitetos árabes e judeus que viviam em Portugal.
Conhecida como área de ocupação periférica recente, Mato Grosso, bem como o Centro-Oeste de maneira geral, vê assentarse sobre um território praticamente natural, pré-técnico, uma economia modernizada, com suporte técnico-científicoinformacional. Sobre essa produção agrícola moderna e as necessidades que com ela se relacionam é que se estabelece uma nova rede de cidades. A respeito dessa agricultura identificada com a economia globalizada dos dias atuais, não se pode falar em
aumento do consumo de fertilizantes e de defensivos agrícolas.
ausência do Estado no apoio financeiro e na criação de sistemas de engenharia e de transporte.
produção de bens de largo consumo no mercado global, a exemplo de soja, milho, algodão, entre outros.
prática de uma agricultura de ponta, com uso intensivo de equipamentos e de modernas tecnologias.
O Sistema de Bretton Woods constituiu-se de um conjunto de regras que geriu as relações econômicas internacionais entre 1945 e 1973. Analise os itens a seguir:
I ) taxas de câmbio flutuantes;
II ) padrão dólar-ouro;
III ) livre mobilidade de capitais;
IV ) criação de organismos internacionais como o BIRD e o FMI.
São características do Sistema de Bretton Woods somente:
I e II;
I e III;
II e III;
II e IV;
I, II, III e IV.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o cenário do Brasil imperial, julgue os itens subseqüentes.
A prosperidade econômica que caracterizou uma fase do império assentava-se, sobretudo, nos lucros advindos da exportação de café.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O romantismo manifestou-se na pintura no início do século XIX, por vários quadrantes. Na Espanha, o principal expoente é Francisco Goya (1746-1828). Na França destaca-se Eugène Delacroix (1798-1863) e, na Inglaterra, o interesse pelos fenômenos da natureza em reação à urbanização e à Revolução Industrial é visto como um traço romântico de naturalistas como Joseph William Turner (1775-1851) e John Constable (1776-1837). Enquanto isso, o romantismo na Alemanha produz obras de apelo místico, como as paisagens de Caspar David Friedrich (1774- 1840). Considerando esses autores, obras e estilo, é correto afirmar que:
o romantismo se opunha ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo, defendendo a liberdade de criação e privilegiou a emoção sobre a forma.
as obras românticas valorizavam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, em detrimento da natureza e dos temas nacionais e do passado.
a tendência romântica rejeitava a tese do filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau (1712- 1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, exprimindo essa crítica na arte da pintura.
as artes visuais do romantismo basearam seu conteúdo político na antiguidade clássica, satirizando os falsos ideais de liberdade da Revolução Francesa (1789).
Como em outras províncias, também em Mato Grosso ocorreram, nos primeiros anos pós-independência do Brasil, violentos embates entre brasileiros e portugueses. Conhecido como a "noite de São Bartolomeu mato-grossense", a 30 de maio de 1834 irrompeu vigoroso movimento armado em Cuiabá, quando populares exigiram a retirada dos portugueses. Esse episódio é denominado
A Rusga.
Insurreição Cuiabana.
Inconfidência Mato-Grossense.
A Guaíra.
Em relação à crise financeira asiática de 1998, analise as afirmativas a seguir:
I ) Iniciou-se com o ataque especulativo contra a moeda tailandesa.
II ) A Malásia usou instrumentos heterodoxos como controle de capitais para debelar a crise.
III ) A Coréia do Sul teve de recorrer ao Fundo Monetário Internacional para obter um pacote financeiro de ajuda.
IV ) A China praticamente não sofreu os efeitos dessa crise.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II;
I e IV;
II e III;
I, II, III e IV;
nenhuma.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a trajetória do Brasil República, julgue os itens que se seguem.
Coronelismo, voto a descoberto e de cabresto, analfabetismo e economia essencialmente agroexportadora foram características marcantes da Primeira República.
Respeitado no país e no exterior, o marechal mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon notabilizou-se por seu trabalho de proteção aos povos indígenas. Assinale a opção que apresenta a frase, entre algumas importantes que ficaram gravadas na História do Brasil, que identifica o caráter humanista de Rondon.
Sigam-me os que forem brasileiros.
Morrer, se preciso for; matar, nunca.
O Brasil espera que cada um cumpra seu dever.
Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico.
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