Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a historiografia positivista, assinale a alternativa correta.
Só tem valor para a história os fatos retirados dos documentos, os únicos testemunhos do real, logo se não há documento, não há história.
Preocupa-se com os acontecimentos do cotidiano da vida humana e reconhece que há várias maneiras de marcar e viver o tempo
Procura discutir diferentes formas de investigar e interpretar a história, buscando torná-la uma história democrática e problematizadora.
É objeto de uma construção, cujo lugar não é tempo homogêneo e vazio, mas, um tempo saturado de "agoras", criticando o historicismo e o procedimento aditivo.
É uma proposta metodológica de construção da história, em que as relações passado/presente são redimensionadas numa relação dialética.
O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.
O Império garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite.
A República nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado "problema negro".
A vida político-partidária do Império, marcada por atritos ideológicos de variados matizes, convergiu, na República, para um ponto programático consensual.
Ao nascer, a República não romperia estruturalmente, de forma revolucionária, as bases econômicas agroexportadoras do Império.
Texto para as questões de 34 a 36
Os aspectos marcantes da Era Vargas não incluem o(a)
caráter centralizador do poder, com viés crescentemente autoritário.
promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
decisão estratégica de afastar o país de conflitos mundiais.
modernização econômica do país, a começar pela indústria de base.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Martinho Lutero foi um teólogo alemão da Idade Moderna. É considerado o pai espiritual da Reforma Protestante. São características da reforma iniciada por Lutero no século XVI:
a condenação da ostentação católica, e a pregação de que a salvação da alma era individual, dependendo da conduta moral do homem e da leitura da bíblia e não de rituais, cultos e devoções às imagens e santos.
o culto aos santos e a criação de leis e dogmas que regulassem a relação dos fiéis e suas práticas de devoção através da leitura da bíblia, feita de forma indireta por padres e sacerdotes habilitados.
o desprezo aos bens materiais e retorno a uma devoção primitiva, com o culto à leitura individual da bíblia e sua interpretação, criação de escolas dominicais e um projeto de evangelização dos pobres, com desprezo aos reis e aos ricos.
a pregação moralizadora dos devotos por meio de venda de indulgências, prática que regulava a forma pela qual os fiéis iam ser absolvidos de seus pecados pelos sacerdotes e reis na Idade Moderna.
Analisando o pensamento histórico no decorrer da modernidade, considere as seguintes proposições:
I. "No século XVIII, o Iluminismo defendia a idéia de que a história tem um desenvolvimento linear e caminha em direção ao progresso e que a burguesia ocupa um lugar privilegiado na construção dessa cultura centrada na Europa Ocidental".
II. "No século XIX, época do romantismo e de forte nacionalismo, desenvolveu-se um grande interesse pela história, o que propiciou muitos estudos do passado, muitas vezes financiados pelo Estado".
III. "Na primeira metade do século XX, os historiadores franceses ligados à famosa Escola dos Anais promoveram mudanças significativas na maneira de pensar e escrever a história".
IV. "O marxismo deu contribuições decisivas para o aprofundamento da análise histórica, ressaltando a luta de classes e a influência da economia na construção das relações sociais". Estão corretas as proposições
I e III somente.
II e IV somente.
I, II e III somente.
II, III e IV somente.
I, II, III e IV.
Texto para as questões 63 e 64
João Soares estava com a razão: política só se ganha com muito dinheiro. A começar com o alistamento, que é trabalhoso e caro: tem-se que ir atrás de eleitor por eleitor, convencê-los a se alistarem e ensinar tudo, até a copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mãos — o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais. Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa.
Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta, relativamente às eleições e ao voto no Brasil da República Velha.
O sistema eleitoral da República Velha manteve o caráter do voto censitário tal qual existia no sistema imperial.
O voto "de cabresto", atrelado ao interesse político do patrão, do fazendeiro, do dono da terra, era uma prática generalizada na República Velha, mas foi rompida com a Revolução de 1930.
As deformações do processo eleitoral da República Velha passavam, entre outras causas, pela relativa tensão entre uma sociedade desigual e iletrada, particularmente nos setores subalternos da sociedade, e uma legislação eleitoral relativamente moderna.
A figura do "coronel", chefe de grande base militar e dono de curral eleitoral, não era compatível com a cultura iluminista que presidia a modernização eleitoral da época.
Texto para as questões de 34 a 36
Relativamente à história brasileira no período que se inicia com o fim da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
O suicídio de Vargas está ligado ao clima de tensão gerado por sua política reformista, sobretudo aquela voltada para a reforma agrária.
Juscelino Kubitschek, mesmo governando sem planejamento, conseguiu angariar forte apoio popular e quase não sofreu oposição.
Eleito indiretamente, Jânio Quadros completou seu mandato presidencial sob intensas críticas, mas dispondo de forte apoio militar.
O golpe de 1964 deu início a duas décadas de regime militar, sendo seu fim assinalado pela eleição indireta do civil Tancredo Neves.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em 1543, Nicolau Copérnico divulgou uma nova concepção astronômica, o Heliocentrismo. Nela o sol aparecia pela primeira vez como o centro de órbita em torno da qual gravitavam vários planetas, entre eles a Terra. Essa descoberta, contudo, trouxe muitos problemas a Copérnico e a outros cientistas seus contemporâneos, como Galileu e Giordano Bruno, porque:
Copérnico, Bruno e Galileu pertenciam ao grupo dos iluministas, que contestavam a centralidade da Terra e se chocavam com a Igreja Católica e sua versão bíblica.
era uma descoberta revolucionária, que não se baseava em provas concretas. Na ausência de provas, o governo e a Igreja condenavam os descobridores, taxando-os de inimigos das tradições católicas e protestantes.
Copérnico, Bruno e Galileu eram inimigos do rei da Itália, por isso foram perseguidos. Contudo, seu amigo Colombo seguiu com a descoberta para a Espanha e ali convenceu os reis locais a acreditarem em sua teoria.
essa descoberta dos cientistas renascentistas feria a ordem religiosa da época, que, através do modelo bíblico, acreditava que a Terra e os homens constituíam o centro do universo criado por Deus.
Correlacionando de forma analítica tempo e história, assinale a alternativa incorreta.
A relação que uma sociedade mantém com a natureza influencia bastante a forma como constrói sua concepção de tempo"
Um aspecto relevante no tocante ao tempo histórico é que ele é único, uniforme e imutável.
O tempo é uma convenção criada para facilitar a nossa comunicação e o entendimento do que nos rodeia.
O tempo, marcado por datas, não é um dado da natureza, mas, sim, uma criação cultural que faz parte do sistema de crenças. Em outras palavras, datas são apenas referências.
O estudo do passado e a compreensão do presente não se relacionam de forma determinista, portanto as soluções de ontem não servem para os problemas de hoje.
Texto para as questões 63 e 64
João Soares estava com a razão: política só se ganha com muito dinheiro. A começar com o alistamento, que é trabalhoso e caro: tem-se que ir atrás de eleitor por eleitor, convencê-los a se alistarem e ensinar tudo, até a copiar o requerimento. Cabo de enxada engrossa as mãos — o laço de couro cru, machado e foice também. Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada, de sol a sol, nos campos e nos currais. Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa.
Voto e dinheiro, no Brasil e em muitas partes do mundo, são irmãos há muito tempo. A respeito dessa tensão, assinale a opção correta.
A democracia norte-americana, uma das mais antigas do mundo, não tem tido problemas com os resultados de processos eleitorais nem sofre com a infiltração de interesses econômicos fortes e privatizados nas agendas políticas domésticas e externas do país.
O Brasil do início do século XXI eliminou completamente, das campanhas eleitorais, as formas pouco éticas e discutíveis de financiamento de campanhas políticas.
O processo eleitoral no Brasil apresenta aperfeiçoamentos, no campo da modernização eletrônica, que o distinguem dos procedimentos de várias democracias tradicionais, que ainda computam votos por via de sistema de urnas manuais.
A força do eleitor soberano é um valor menor na concepção jurídica brasileira predominante nas últimas décadas de democratização política.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...