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Eric Hobsbawm, em Era dos Extremos, afirma que surgiu, na década de 1970, uma "nova divisão internacional do trabalho", baseada fundamentalmente na
permanência de grandes empresas, que adotam procedimentos automatizados na produção, exclusivamente nas regiões do velho mundo industrial.
produção de matérias-primas nos países subdesenvolvidos, mantendo o monopólio da produção industrial nos países de economia emergente.
deliberada mudança, por empresas do velho mundo industrial, de parte ou de toda a sua produção ou estoques para outras regiões do mundo.
distribuição mais eqüitativa dos lucros, dos juros e dos salários nos chamados "países globalizados", em razão do processo de dolarização da economia mundial.
maciça transferência de indústrias de ponta dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, em razão da baixa qualificação profissional naqueles países.
Considere as afirmações sobre a produção historiográfica brasileira, no período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).
I. A produção historiográfica sobre a história da classe operária brasileira ficou restrita ao trabalho de pesquisa dos brasilianistas, uma vez que os historiadores brasileiros estavam impedidos, por força do Ato Institucional nº 5, de estudar e lecionar temas relacionados ao movimento operário.
II. A diminuição da repressão política e as espetaculares cenas de trabalhadores em Assembléias, sobretudo nas regiões do ABCD, no Estado de São Paulo, suscitaram inspiração acadêmica para o desenvolvimento de estudos e a difusão, até mesmo nas salas de aula de 1º e 2º graus, da história operária.
III. Os professores de história recusaram-se a tratar, em sala de aula, sobre a produção historiográfica sobre a classe operária, em razão da aprovação de legislação federal, que proibia qualquer referência aos movimentos operário, e devido à auto-censura dos editores de livros, que cumpriam, à risca, as determinações impostas pelos órgãos de repressão política.
IV. Os livros didáticos de história tinham circulação livre no país, porque os seus autores tratavam de forma objetiva e com imparcialidade os fatos históricos, já que produziam livros para alunos de 1° e 2º graus e porque os editores priorizavam o valor mercadológico do livro, impedindo qualquer viés ideológico que pudesse interferir no comércio desses livros.
É correto o que se afirma em
Com base no texto é correto afirmar que para o autor a cultura de resistência no Brasil é, respectivamente,
democrática, ecológica e distributiva.
neoliberal, ecológica e concentradora.
autoritária, naturalista e empobrecida.
socialista, urbanizada e concentradora.
nacionalista, urbanizada e progressista.
Com base na problemática descrita no texto pode-se afirmar que
a nova ordem internacional, sob a feição de um capitalismo vitorioso e globalizado está conseguindo impedir o crescimento do processo de miséria, guerra e sofrimento em quase todos os países do chamado Primeiro e Terceiro Mundo.
o Terceiro Mundo e sua gradual decomposição e fissão, em seu todo difere do Primeiro Mundo em um aspecto fundamental: forma uma zona mundial iminente de revolução.
a explosão demográfica nos países emergentes promoveu o alargamento do fosso entre os países do Primeiro Mundo e os países do Terceiro Mundo.
o grande salto da economia mundial e sua crescente internacionalização perturbaram o conceito de Primeiro Mundo e a modernização do Terceiro Mundo.
a continuação do agravamento da desigualdade e exclusão social certamente completará a substituição da tradicional distinção entre países de Primeiro e de Terceiro Mundo pela existência de um Primeiro e de um Terceiro Mundo em cada país.
O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.
Um exemplo da problemática a que o texto se refere e que confirma a análise do autor sobre o final do século XX é
o conflito árabe-israelense no Oriente Médio.
a resistência à dominação militar norte-americana no Vietnam.
a vitória dos palestinos sobre os israelenses no território da faixa de Gaza.
o fracasso militar da invasão do Kwait em 1990.
o impacto da invasão da Baia dos Porcos pela URSS em Cuba.
O texto abaixo refere-se às questões de números 27 e 28.
Pela análise do texto, pode-se afirmar que, para Hobsbawm, o século XX
acabou numa desordem global cuja natureza não estava clara, e sem mecanismos óbvios para acabar com ela ou mantê-la sob controle.
foi marcado por intenso equilíbrio social, econômico e político, em razão do avanço do imperialismo sobre as nações subdesenvolvidas.
conheceu a ascensão da civilização ocidental, cujas características eram ser capitalista na economia e liberal na estrutura legal e constitucional.
assinalou o fim do confronto entre as ideologias socialista e as capitalistas, o que permitiu a criação de um sistema estável nas relações internacionais.
iniciou um período de progresso material, intelectual e moral quase ininterrupto, quer dizer, de melhoria nas condições de vida nos Estados do norte e do sul.
No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.
I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.
II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.
III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.
IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e IV.
III.
IV.
Para a autora, a prática do professor no rumo de uma sociedade democrática deverá ser enfatizada com o
método etnográfico.
estudo do passado público.
método sócioconstrutivista.
estudo da história imediata.
ensino da história tradicional.
I. Foto do interior de uma fábrica no século XVIII
II. Foto do interior de uma fábrica no século XXI
As duas fotos simbolizam aspectos específicos do processo de industrialização no tempo e no espaço. A partir do conhecimento histórico e da análise das duas imagens, pode-se afirmar que
as realidades representadas pelas duas fotos não podem ser objeto de comparação, pois a II revela um estágio de desenvolvimento tecnológico que, ao contrário do que ocorreu no contexto histórico da foto I, evitou o aumento da exclusão social em razão da ampla oferta de trabalho do setor terciário da economia.
os trabalhadores continuaram sendo explorados da mesma forma nos dois ambientes de trabalho, uma vez que os industriais exigiam as mesmas competências e habilidades do trabalhadores, ou seja, as mesmas exigências de especialização e qualificação profissional.
as duas realidades reveladas pelas imagens, guardadas as devidas especificidades históricas, representam resultados do processo de substituição do trabalhador por processos automatizados, que estimularam as condições para o agravamento da exclusão social.
as duas imagens refletem o grau de desenvolvimento tecnológico que as sociedades ocidentais atingiram e que engendraram possibilidades ilimitadas de alternativas de trabalho e de ascensão social para os trabalhadores industriais.
ambas as imagens podem ser consideradas como etapas do processo de evolução das sociedades em busca de alternativas de produção automatizadas, cujo estímulo governamental está diretamente relacionado com o objetivo de proporcionar aos povos uma melhoria da qualidade de vida e de lazer.
Considere os textos.
A partir dos textos, pode-se afirmar que trabalhar com bens culturais do patrimônio histórico no processo ensinoaprendizagem de História contribui para estimular nos alunos
a consciência de cidadania associada à preservação de prédios, monumentos e outras edificações de notável valor histórico-arquitetônico.
o senso de preservar somente os bens culturais representativos de uma determinada época ou aqueles ligados a algum fato histórico notável.
a noção de patrimônio histórico e artístico associado aos bens materiais, especialmente aos bens imóveis dissociados de seu ambiente original.
a idéia de uma memória unívoca, de um passado homogêneo e de uma História sem conflitos sociais que exclui as diferenças cultural de nossa formação.
o senso de preservação da memória social coletiva, como condição indispensável à construção de uma nova cidadania e identidade nacional plural.
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