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A contribuição de Karl Marx ao estudo da história está mais para a constatação do que para a proposição normativa. A respeito dessa contribuição, assinale a opção correta.
O reconhecimento de que, em condições de baixo desenvolvimento das forças produtivas, a economia tem imposto opções estreitas aos homens e mulheres, é uma notória contribuição da tradição marxista.
A economia, para Marx e para toda a historiografia dele derivada, é o sujeito da história e o vetor que dominará eternamente os movimentos do sujeito humano.
A compulsão pelo esforço de elucidação de uma certa continuidade natural da história tornou o marxismo histórico obsoleto no século XXI.
A tradição histórica do marxismo teve apenas discreta representação no Brasil, país dominado por correntes nacionalistas e autoctonistas pouco interessados pelos debates vigentes na Europa.
Há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da África centro-oriental para o mundo. Essa trilha
abriu caminhos na direção da Europa e da Ásia, em especial.
empurrou homens e mulheres em êxodo para o processo civilizatório pioneiro nas Américas.
era animada por um espírito de diáspora espiritual mais do que pelo avanço tecnológico e econômico.
foi prejudicada pela carência de um sistema de transporte de água, alimento e fogo.
Uma base da formação das comunidades mais antigas no mundo de agricultores e criadores foi a revolução agrícola. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A coleta e a caça, como atividades primitivas e inseguras, foram sendo gradualmente substituídas pela segurança do mundo da agricultura e da criação.
A agricultura, por dispersar riqueza, atraía menos a cobiça de vizinhos que praticavam a guerra como forma de sobrevivência.
A crença no Egito como o grande berço da agricultura já não possui tantos defensores nas correntes historiográficas predominantes atualmente.
A agricultura limitou as possibilidades de crescimento demográfico e a formação de estrutura organizacional em torno de grupos e tribos.
A noção de cultura neolítica
vem sendo gradualmente substituída pela idéia de culturas neolíticas, dada a enorme diversidade de traços distintivos gerados pelo produção de excedentes agrícolas.
expressa a idéia de uma evolução comum que acompanha a formação cultural advinda da aglomeração humana em cidades e da explosão demográfica.
é a mesma que, no mundo contemporâneo, explica a articulação da história dos povos das selvas equatoriais na África com as nações amazônicas.
expressa um conjunto de práticas culturais uniformes desenvolvidas na fase neolítica da evolução humana.
A formação das cidades é muito antiga e está plasmada por
discreto debate historiográfico em torno da coincidência entre a expansão da agricultura e a formação urbana incipiente.
um significado todo especial dada sua relação dialética com o nascimento das primeiras civilizações.
um conceito complementar de poder daqueles que, organizando sanções contra os que não trabalhavam nas antigas comunidades, obrigava os preguiçosos a habitar centros isolados e separados da base produtiva da agricultura.
um processo de fixação à terra dissociado da revolução agrícola.
A emergência da escrita, marco da historiografia tradicional que separa a história das sociedades ditas pré-históricas das que se crêem propriamente históricas,
permanece válida como critério funcional de identificação de historicidade dos povos e nações que vivem à margem da contemporaneidade.
emana de uma critério classificatório dialético da história.
expõe a tensão entre as formas de conservação de memória em grupos menores e as exigências de complexidade e objetividade no cálculo e na anotação em comunidades maiores.
evidencia a superioridade cultural das sociedades que conhecem a escrita em relação àquelas que ficaram presas à oralidade.
O faraó
estava identificado com diferentes deuses, possuindo origem divina e representando a própria divindade.
era uma entidade social mais que política no sentido da sua representação das comunidades aquáticas fundadoras da civilização egípcia.
morria como deus, deixando sua obra nas tumbas para lembrar o quanto contribuíra para o florescimento do Egito.
representou, no Egito antigo, o mesmo que representaria o déspota esclarecido do Iluminismo europeu.
A respeito das sociedades feudais do Ocidente europeu, assinale a opção correta.
Foram marcadas por sistemas econômicos autárquicos, sem nenhuma incursão em formas produtivas dinâmicas e que as levassem, mesmo na Baixa Idade Média, a formas mais sofisticadas de organização da produção e do consumo.
Foram uniformes, ao longo de quase mil anos, estruturadas em torno de uma organização econômica voltada para o meio urbano, embora com insumos advindos da produção agrícola.
Construíram um modus operandi da economia bastante próximo às formas produtivas herdadas das formas escravistas presentes na economia romana clássica.
Embora tivessem uma base comum na economia, apresentaram formas e evoluções bastante distintas entre elas e ainda mais diferenciadas em relação às sociedades medievais do Oriente europeu.
As relações sociais na Idade Média européia
foram marcadas por hierarquia discreta e pouco impositiva, mesmo que organizadas em forma de ordens.
traduzem, com grande tipicidade, as formas que ficaram consagradas na história social como de sociedades estamentais.
assistiram mudanças, mas que não alteraram o caráter vertical e fechado dessas relações, mesmo ante o florescimento de novas formas de organização da economia e a urbanização em fins da Idade Média.
tiveram origem em várias formas de organização da vida no campo advindas da crise dos sistemas sociais herdados das cidades-estado gregas da Antiguidade Clássica.
Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta a respeito do Renascimento.
O Renascimento, expressão do movimento humanista, em muito se beneficiou dos benfeitores e mecenas que patrocinavam as ações e atividades de artistas e cientistas.
A maneira em torno da qual a introdução de novas técnicas e criações foi tratada, por reis e pela Igreja de Roma, foi clara: estimulou-se o avanço nos conhecimentos até então existentes.
Movimento de renovação humanista, o Renascimento beneficiou-se em sua difusão com o invento de Gutenberg.
Marcado por desenvolvimentos técnicos advindos do campo da fundição e da metalurgia, bem como das invenções no campo da navegação, o Renascimento relacionou-se estreitamente com as grandes navegações.
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