Lista completa de Questões de História do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o tempo na história, considere as seguintes proposições:
I. No estudo da história, é preciso considerar que as marcações e ordenações do tempo, por meio de calendários, são construções iguais e invariáveis para todas as culturas.
II. O tempo como elemento cultural que estabelece ritmos para as atividades humanas pode ser trabalhado por meio de estudos e pesquisas sobre os reguladores de tempo (relógios, ciclos naturais).
III. "No estudo da história, considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades".
IV. O tempo histórico deve ser apreendido através da memorização de fatos, datas históricas e nome de heróis.
Estão corretas
somente I e II.
somente I e III.
somente II e III.
somente I e IV.
somente II e IV.
"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta.
As fontes históricas podem ser, por exemplo, escrita ou não escrita.
As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, livros, jornais, documentos públicos, etc.
As expressões artísticas, desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pela música e pela escultura, até as artes modernas como cinema e os cartoons são fontes históricas.
"As fontes históricas devem ser concretas e palpáveis, portanto a memória das pessoas não é considerada documentos históricos".
"As fontes históricas devem ser abordadas com muito critério e senso crítico".
História - Teoria em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo o debate atual sobre o ensino da História, o professor necessita desenvolver e mobilizar diferentes competências e habilidades em sala de aula. Qual a alternativa que não aponta uma dessas competências e habilidades?
Usar mapas e cartas geográficas, visando a situar os acontecimentos históricos a serem estudados.
Utilizar múltiplas linguagens de modo a incorporar ao ensino da disciplina os avanços da informação e comunicação.
Transmitir saberes históricos, levando o aluno a memorizar o conhecimento certo sobre o passado das sociedades.
Criar situações de ensino em que sejam utilizados variad suportes do conhecimento histórico.
Questionar a verdade histórica como um saber único, tendo em vista a multiplicidade de explicações disponíveis.
História - Teoria em História - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As proposições abaixo se referem aos primórdios da história humana.
1. A primeira grande transformação na economia humana ocorreu com o surgimento da agricultura e possibilitou o controle sobre o abastecimento da alimentação.
2. A adoção de uma economia produtora de alimentos influiu, no período denominado de Neolítico, na vida dos grupos sociais, refletindo-se na curva populacional.
3. A época em que os homens se tornaram agricultores corresponde ao período das Eras Glaciárias.
4. Ao produzir ferramentas materiais e bens simbólicos, o ser humano foi capaz de ampliar sua ação sobre a natureza, construindo a cultura.
Estão corretas apenas
1 e 3.
2 e 3.
3 e 4.
1, 2 e 4.
2, 3 e 4
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em seu livro Introdução à História, o conhecido historiador francês Marc Bloch afirmou que algumas vezes se toma a História por uma "ciência do passado", quase desconsiderando a especificidade do ofício de historiador. Nesse sentido, é correto afirmar que, hoje, esse ofício caracteriza-se por:
localizar fontes e descrever os fatos tal qual ocorreram no passado, de forma a tornar a história uma ciência das sociedades humanas.
interpretar documentos escritos e orais à luz de perguntas / problemas contemporâneos, abrindo um diálogo que une ciência, arte e cultura na escrita da história humana.
descobrir novas fontes escritas para recuperar a organização das sociedades através das vozes e ciência plena dos governantes e de suas ações históricas.
interpretar documentos e estatísticas para mapear os fundamentos científicos, exatos e econômicos sustentadores da sociedade do passado e do presente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir do documento acima e dos estudos que se têm sobre a produção historiográfica podemos dizer que:
a historiografia atual, escrita em grande parte no século passado, é conhecida como La nouvelle histoire, A Nova História, e surge nos inícios do século XX, através de um grupo que se reunia em torno da revista dos Annales e que se insurgiu contra a historiografia tradicional, que valorizava a narrativa tradicional de acontecimentos.
a França, através de um grupo de historiadores marxistas, dentre os quais Marc Bloch e Lucien Febvre, propunha reinterpretar a história tradicionalmente conhecida como positivista e reescrevê-la a partir dos paradigmas econômicos.
uma grande parcela da produção historiográfica atual vem da França, que legou aos historiadores de outros países e, muito particularmente, aos brasileiros uma história vista de baixo, que será o paradigma principal proposto pela Nova História Francesa.
historiadores franceses e norte-americanos, a partir da Primeira Guerra Mundial, irão propor uma história escrita com base em conceitos marxistas como estrutura e luta de classe, opondose ao paradigma tradicional, que privilegia os fatos políticos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A história escrita a partir de grandes acontecimentos políticos, que privilegia os heróis, as datas e é narrada linearmente é conhecida como:
Nova História.
Iluminista
Marxista.
Positivista.
Sobre o conceito de História, analise as afirmativas abaixo.
I. "...não existe um conceito único e imutável, mas várias formas de conceituar a história, variando de uma sociedade para outra e de uma época para outra.
" II. "O estudo do passado humano nos permite conhecer as motivações e os efeitos das transformações pelas quais passou a humanidade e nos fornece elementos que ajudam a explicar as sociedades atuais.
" III. "As conclusões de um historiador nunca são definitivas, sempre haverá novas pesquisas para dar novos enfoques as mais diversas temáticas históricas
." IV. "A história deve ter como principal objetivo a fixação de verdades absolutas e inquestionáveis que expressem, no contexto histórico de cada época, as vivências humanas uniformes."
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV
somente I, III e IV.
somente II, III e IV.
I, II, III e IV
Sobre a História, é correto afirmar que
"Na construção do saber histórico, são utilizados conhecimentos de diversas outras áreas do saber humano."
"As conclusões dos historiadores devem ser sempre definitivas."
"O historiador não trabalha para o seu tempo e, sim, para a eternidade."
"O fato histórico é o acontecimento reversível que não modifica e não transforma a realidade social."
Sobre o ensino de História, considere as proposições abaixo.
I. "O ensino de História possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade."
II. "O ensino de História tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo."
III. "É primordial que o ensino de História estabeleça relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, entre as quais as que se constituem como nacionais."
IV. "O Ensino de História envolve relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com a construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada às complexidades inerentes à realidade com a qual convive."
Estão corretas
somente I, II e III.
somente I, II e IV
somente I, III e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...