Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
implantação do capitalismo no campo, que transformou os latifúndios em terras produtivas e a luta pela reforma agrária em coisa do passado.
transformação do latifúndio em grandes empresas rurais produtivas, gerando milhões de emprego no campo, estimulando o êxodo urbano.
superação do antigo modelo brasileiro de reforma agrária, encerrando o ciclo de distributivismo equitativo de terras improdutivas no país.
expulsão da população do campo e sua concentração nas grandes cidades, provocando a favelização e o inchaço da periferia urbana.
Na disputa final pela posse do território que mais tarde comporia o estado do Amapá, em 1899, teve grande importância a argumentação apresentada
por Francisco Xavier da Veiga Cabral.
pelo senador Candido Mendes Ferreira.
por Joaquim Caetano da Silva.
pelo Barão do Rio Branco.
por João Severiano Maciel.
A criação do território do Amapá ocorreu na década de
1930, no governo de Getúlio Vargas.
1940, no governo de Getúlio Vargas.
1940, no governo do marechal Dutra.
1950, no governo do marechal Dutra.
1950, no governo de Juscelino Kubitscheck.
Sobre o meio físico do Amapá é correto afirmar que
a floresta equatorial está praticamente extinta devido à ocupação do solo.
o seu território é formado por rochas sedimentares e pelos dobramentos recentes.
o seu relevo tem, em média, altitudes abaixo de 300 metros e é pouco acidentado.
o clima predominante é tropical com maiores precipitações entre maio e agosto.
a dinâmica atmosférica do estado é comandada pela massa Tropical continental (mTc).
buscar a compreensão das relações entre presente e passado, conferindo maior sentido ao conhecimento histórico, ao analisar as questões contemporâneas considerando diferentes momentos históricos.
reconstituir os acontecimentos históricos em uma perspectiva cronológica, sempre no sentido do passado para o presente, aproximando-se da realidade vivenciada pelos alunos.
preocupar-se com a narrativa dos acontecimentos históricos, voltados para a busca de uma verdade absoluta, por meio da adoção de um rigoroso método científico.
valorizar a neutralidade do historiador, que deve evitar o posicionamento político em nome de uma coletividade estável e marcada pela ausência de conflitos.
Atenção: Um professor de História distribuiu a letra da música abaixo para que os alunos analisassem e cantassem com ele. Leia a letra para responder às questões de números 55 e 56.
Com base no conhecimento das correntes historiográficas, pode-se afirmar que o trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor apoiou-se em ideias defendidas
pelo materialismo histórico.
pelo positivismo histórico.
pela história tradicional.
pela história narrativa.
pela nova história.
O conhecimento das correntes historiográficas e a análise do esquema cronológico permitem concluir que o tratamento dos conteúdos dado pelos autores no livro apoia-se numa versão
tradicional da evolução histórica da humanidade.
academicista do processo de criação dos fatos.
marxista da evolução dos modos de produção.
conteudista do ensino da história do cotidiano.
cristalizada da memória da classe operária.
Considerando a divergência exposta acima, é desejável que o professor, ao trabalhar com o conceito histórico de Absolutismo,
inicie a aula definindo o conceito, sem a preocupação de discuti-lo, para que o aluno não se perca nas várias versões existentes e na dificuldade de abstração.
use documentos de época para ilustrar o que é burguesia, clero e nobreza, a fim de que o aluno possa julgar quem foi o culpado pelo Absolutismo.
situe o fenômeno respeitando a periodização clássica da História, indicando seu papel na evolução que a Idade Moderna representou em relação à Idade Média.
apresente tanto as versões corretas como as equivocadas do conceito, para que o aluno aprenda a identificar definições verdadeiras.
considere diferentes bases teóricas, a fim de dinamizar a discussão do conceito, que deve ser construído junto com os alunos.
Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38
Como nos mostra o ensaio História e Ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes, de Carlos Alberto Vesentini [In: Circe Bittencourt (org), p. 163-175], obras cinematográficas como Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin, podem ser utilizadas em sala de aula para a discussão do tempo da fábrica.
Nesse caso, seria recomendável que o professor considerasse tal filme
um material ilustrativo de uma aula expositiva sobre o predomínio do tempo da fábrica nas sociedades capitalistas.
um documento que possui historicidade e cuja análise requer determinados procedimentos metodológicos, que contemplem a natureza de sua linguagem.
um registro do período entre-guerras, no século XX, que deve ser usado para discutir exclusivamente temáticas referentes a seu contexto de produção.
uma obra fiel à documentação da realidade, portadora de conteúdo histórico neutro, que pode ser diretamente assimilado pelos alunos.
uma fonte de entretenimento que, por seu caráter artístico, é atemporal e privilegiada para a discussão de qualquer tema.
A abordagem, pelos livros didáticos, das guerras de independência hispano-americanas é marcada pela apresentação das biografias de líderes militares denominados libertadores, como José Artigas, herói nacional no Uruguai, San Martín, na Argentina ou Bernardo OHiggins, no Chile. Kalina Silva sugere (In: Carla Pinsky, 2009) que o uso de biografias como essas, em sala de aula, é
nocivo à concepção crítica de História e deve ser evitado, pois reproduz a velha História dos grandes homens.
pouco recomendado, pois esse tipo de abordagem contraria o gosto popular predominante.
admissível apenas para grandes nomes das artes e das ciências, uma vez que políticos e militares não devem ser individualizados.
interessante quando se inclui a discussão do processo historiográfico que mitificou aqueles personagens.
permitido quando os biografados constituem bom exemplos para os alunos, caso de alguns líderes religiosos e de esquerda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...