Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    propusessem programas que pregavam a concentração do poder nas mãos do monarca, dissolvendo o Parlamento e instituindo mudanças no Conselho de Estado, que passaria a ter funções meramente administrativas.

  • B.

    garantissem a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo, ou seja, que os poderes se tornassem harmônicos e independentes, o que atendia aos interesses da monarquia e das camadas sociais urbanas.

  • C.

    lutassem por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocassem com os princípios que embasavam a monarquia, ou seja, que acarretassem a superação do “regime aristocrático e elitista”.

  • D.

    defendessem os mesmos interesses, ou seja, os interesses do núcleo agroexportador escravocrata, que detinha o poder e aspirava à preservação da “ordem monárquica” e à manutenção da “tranquilidade social”.

A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa

  • A.

    da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.

  • B.

    do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.

  • C.

    do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.

  • D.

    da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.

O texto permite afirmar que a Revolta da Vacina

  • A.

    resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.

  • B.

    defendia a intervenção do Estado republicano no saneamento para melhorar a situação da saúde pública.

  • C.

    lutava contra o progresso da pesquisa científica por considerar que acentuaria o processo de exclusão social.

  • D.

    acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada, ameaçados pelos agentes do governo.

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

O texto trata de uma crise que, direta ou indiretamente, atingiu todo o mundo capitalista. No Brasil, ela repercutiu de forma significativa, pois, com a recessão,

  • A.

    o ritmo de expansão que a economia brasileira havia alcançado ao longo da década de 1930 diminuiu, provocando desemprego e pobreza.

  • B.

    a estabilidade política foi favorecida pelo vertiginoso desenvolvimento da cafeicultura, que reduziu os efeitos da crise que afligia o país.

  • C.

    a produção industrial, que atingira altas taxas de crescimento, chegou a um ponto de saturação, acarretando forte pressão inflacionária no país.

  • D.

    a cafeicultura foi comprometida e os investimentos da elite foram redirecionados para a indústria nacional e a produção de bens de consumo.

As repercussões políticas da crise a que o texto se refere foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise

  • A.

    favoreceu a instalação de sistema de governo socialista, como na Rússia.

  • B.

    facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil.

  • C.

    possibilitou a adoção de regimes político democráticos, como na Espanha.

  • D.

    permitiu a instituição de estados comunistas e anarquistas, como em Cuba.

  • A.

    foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.

  • B.

    ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.

  • C.

    manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.

  • D.

    estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.

  • A.

    conciliar as diferentes classes sociais do país, por meio da valorização do trabalho, da disciplina e do estímulo ao desenvolvimento do nacionalismo.

  • B.

    promover a industrialização do país, mas sem que isso implicasse subordinação e dependência em relação às potências estrangeiras, como os Estados Unidos.

  • C.

    estimular a industrialização mediante associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação de empresas multinacionais no país.

  • D.

    consolidar o perfil econômico do país, estimulando a agroindústria e os setores agrícolas voltados ao mercado externo.

  • A.

    política nacional reformista compatibilizou o combate ao surto inflacionário com a política de desenvolvimento da periferia urbana.

  • B.

    modernização da economia foi acompanhada da estagnação do crescimento e do avanço da favelização nas grandes cidades.

  • C.

    favelização avançou lado a lado com o crescimento econômico, como uma espécie de contraface do “Milagre” econômico.

  • D.

    mecanização da produção agrícola fixou o trabalhador no campo; contudo, promoveu a miséria e a pobreza da população nas cidades.

  • A.

    foram ditaduras originadas de golpes e fizeram amplo uso da repressão e da violência contra os cidadãos.

  • B.

    representaram os anseios do povo brasileiro e se caracterizaram pela conciliação com setores mais populares.

  • C.

    promoveram uma acentuada disseminação da pequena propriedade rural e uma política de desagregação social no país.

  • D.

    encaminharam-se para a reafirmação do nacionalismo e para a manutenção de uma política externa independente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...