Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    dificulta a compreensão da diversidade de povos que formaram o Brasil e os brasileiros.

  • B.

    valoriza a abordagem tradicional da História, centrada no estudo das sociedades europeias.

  • C.

    impede a plena compreensão do tráfico negreiro e da escravidão no Brasil.

  • D.

    auxilia na construção de outra memória histórica, destacando a importância dos africanos e afrodescendentes na história do Brasil.

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  • A.

    intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.

  • B.

    extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.

  • C.

    convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.

  • D.

    estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.

A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se

  • A.

    pela consolidação do conceito de documento histórico, sobretudo o escrito, relacionado à estrutura do Estado e visto como expressão fidedigna das ações humanas no passado.

  • B.

    pelo estudo de variados grupos sociais, com foco nos chamados excluídos da história, tendo por objetivo favorecer, no tempo presente, a construção da cidadania.

  • C.

    pelo afastamento do estudo de objetos e temas relacionados à cultura, com o propósito de se concentrar na compreensão dos processos de formação dos Estados Nacionais.

  • D.

    pela formulação do chamado método crítico, com o objetivo de garantir a neutralidade do historiador, a inefabilidade do trabalho e a formulação de uma história voltada para a construção da nacionalidade.

O processo revolucionário francês, iniciado em 1789, conhecido como Revolução Francesa, ajudou a construir a própria sociedade contemporânea, pois essa Revolução

  • A.

    incorporou uma dimensão social e popular que a universalizou, tornando-a uma inspiração para todos os que lutavam pela liberdade.

  • B.

    consolidou valores burgueses, disciplinando a ação do capital com o objetivo de dar à maioria da população condições de se sublevar.

  • C.

    condicionou o capital ao trabalho, acentuando o caráter igualitário das relações político-ideológicas expressas nos Direitos do Homem.

  • D.

    ocasionou transformações econômicas e sociais que destruíram o feudalismo, favorecendo a ruptura dos laços de dominação burguesa.

  • A.

    mapear as diversidades regionais que marcam Minas Gerais, percebendo várias origens, culturas e histórias da população local.

  • B.

    incentivar o conhecimento prévio dos alunos, evitando métodos investigativos do conhecimento, como pesquisa e história oral.

  • C.

    delimitar claramente o objeto de estudo da História em relação a outras áreas do conhecimento, em especial Língua Portuguesa.

  • D.

    identificar os problemas sociais contemporâneos que caracterizam as populações locais, sobretudo as mazelas do sistema de saúde.

O texto refere-se a uma problemática relacionada à Crise de 1929, nos Estados Unidos. Sobre essa crise é correto afirmar que a

  • A.

    industrialização acelerada dos países emergentes alterou a dinâmica das relações internacionais, provocou o desemprego e a busca de mercados consumidores para as manufaturas excedentes dos países industrializados.

  • B.

    superprodução no campo e nas fábricas resultou da modernização e mecanização desenvolvidas nos anos 1920, que não foram acompanhadas de medidas que estimulassem o consumo e a geração de renda.

  • C.

    desestabilização da sociedade europeia contribuiu para ampliar a produção de matérias-primas nos países subdesenvolvidos sem a contrapartida de um amplo aumento do consumo de manufaturados nessas áreas periféricas.

  • D.

    internacionalização da economia associada a novas formas de gerenciamento da produção e novas tecnologias, ao eliminar grande número de empregos, reduziu o consumo e promoveu a superprodução no campo e nas cidades.

  • A.

    o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.

  • B.

    o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.

  • C.

    as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.

  • D.

    a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.

Com base no texto, está correto afirmar que na Alemanha de Hitler o cinema

  • A.

    vinculou-se essencialmente à divulgação da ideologia do espaço vital.

  • B.

    inaugurou uma nova modalidade política para contagiar as multidões.

  • C.

    acirrou disputas nacionalistas e manifestações favoráveis aos semitas.

  • D.

    tornou-se uma peça vital de todo o mecanismo da propaganda nazista.

  • A.

    pelo predomínio de atividades econômicas pouco dinâmicas, desligadas do mercado internacional, sobretudo na área litorânea, em regiões como o atual Nordeste.

  • B.

    pela facilidade dos caminhos naturais e meios de transportes eficientes, antes utilizados pelos povos nativos e rapidamente incorporados ao cotidiano dos colonizadores.

  • C.

    pela exploração e compra do território colonial pelos bandeirantes, ora com a instalação de novos núcleos populacionais, ora com a integração daqueles já existentes, pertencentes aos nativos.

  • D.

    pela ocupação lenta das áreas distantes dos principais centros produtores, com produção voltada para o consumo local e pouco integradas aos territórios de além-mar.

Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial e o avanço dos exércitos alemães na Europa, é correto afirmar que a situação apresentada no filme A Volta

  • A.

    representava o equilíbrio das forças nacionalistas e internacionais em 1941.

  • B.

    contribuía para acirrar o nacionalismo e justificar a invasão alemã na Polônia.

  • C.

    revelava as atrocidades cometidas por nações inimigas da Alemanha, como a Polônia.

  • D.

    demonstrava o apoio maciço dos intelectuais alemães a Adolf Hitler, naquele momento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...