Lista completa de Questões de História da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
dificulta a compreensão da diversidade de povos que formaram o Brasil e os brasileiros.
valoriza a abordagem tradicional da História, centrada no estudo das sociedades europeias.
impede a plena compreensão do tráfico negreiro e da escravidão no Brasil.
auxilia na construção de outra memória histórica, destacando a importância dos africanos e afrodescendentes na história do Brasil.
Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo
intercâmbio esporádico, dificultado pelas diferenças linguísticas e hábitos culturais divergentes.
extenso domínio territorial, sobretudo na África e Ásia, onde existiam povos desenvolvidos e com enormes riquezas industriais.
convívio pacífico, incentivado pelos ideais religiosos cristãos, que fundamentavam a evangelização e a prática da tolerância.
estranhamento, com o outro sendo visto, com frequência, por meio das crendices e lendas que marcavam o imaginário europeu.
A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se
pela consolidação do conceito de documento histórico, sobretudo o escrito, relacionado à estrutura do Estado e visto como expressão fidedigna das ações humanas no passado.
pelo estudo de variados grupos sociais, com foco nos chamados excluídos da história, tendo por objetivo favorecer, no tempo presente, a construção da cidadania.
pelo afastamento do estudo de objetos e temas relacionados à cultura, com o propósito de se concentrar na compreensão dos processos de formação dos Estados Nacionais.
pela formulação do chamado método crítico, com o objetivo de garantir a neutralidade do historiador, a inefabilidade do trabalho e a formulação de uma história voltada para a construção da nacionalidade.
O processo revolucionário francês, iniciado em 1789, conhecido como Revolução Francesa, ajudou a construir a própria sociedade contemporânea, pois essa Revolução
incorporou uma dimensão social e popular que a universalizou, tornando-a uma inspiração para todos os que lutavam pela liberdade.
consolidou valores burgueses, disciplinando a ação do capital com o objetivo de dar à maioria da população condições de se sublevar.
condicionou o capital ao trabalho, acentuando o caráter igualitário das relações político-ideológicas expressas nos Direitos do Homem.
ocasionou transformações econômicas e sociais que destruíram o feudalismo, favorecendo a ruptura dos laços de dominação burguesa.
mapear as diversidades regionais que marcam Minas Gerais, percebendo várias origens, culturas e histórias da população local.
incentivar o conhecimento prévio dos alunos, evitando métodos investigativos do conhecimento, como pesquisa e história oral.
delimitar claramente o objeto de estudo da História em relação a outras áreas do conhecimento, em especial Língua Portuguesa.
identificar os problemas sociais contemporâneos que caracterizam as populações locais, sobretudo as mazelas do sistema de saúde.
O texto refere-se a uma problemática relacionada à Crise de 1929, nos Estados Unidos. Sobre essa crise é correto afirmar que a
industrialização acelerada dos países emergentes alterou a dinâmica das relações internacionais, provocou o desemprego e a busca de mercados consumidores para as manufaturas excedentes dos países industrializados.
superprodução no campo e nas fábricas resultou da modernização e mecanização desenvolvidas nos anos 1920, que não foram acompanhadas de medidas que estimulassem o consumo e a geração de renda.
desestabilização da sociedade europeia contribuiu para ampliar a produção de matérias-primas nos países subdesenvolvidos sem a contrapartida de um amplo aumento do consumo de manufaturados nessas áreas periféricas.
internacionalização da economia associada a novas formas de gerenciamento da produção e novas tecnologias, ao eliminar grande número de empregos, reduziu o consumo e promoveu a superprodução no campo e nas cidades.
o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.
o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.
as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.
a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.
Com base no texto, está correto afirmar que na Alemanha de Hitler o cinema
vinculou-se essencialmente à divulgação da ideologia do espaço vital.
inaugurou uma nova modalidade política para contagiar as multidões.
acirrou disputas nacionalistas e manifestações favoráveis aos semitas.
tornou-se uma peça vital de todo o mecanismo da propaganda nazista.
pelo predomínio de atividades econômicas pouco dinâmicas, desligadas do mercado internacional, sobretudo na área litorânea, em regiões como o atual Nordeste.
pela facilidade dos caminhos naturais e meios de transportes eficientes, antes utilizados pelos povos nativos e rapidamente incorporados ao cotidiano dos colonizadores.
pela exploração e compra do território colonial pelos bandeirantes, ora com a instalação de novos núcleos populacionais, ora com a integração daqueles já existentes, pertencentes aos nativos.
pela ocupação lenta das áreas distantes dos principais centros produtores, com produção voltada para o consumo local e pouco integradas aos territórios de além-mar.
Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial e o avanço dos exércitos alemães na Europa, é correto afirmar que a situação apresentada no filme A Volta
representava o equilíbrio das forças nacionalistas e internacionais em 1941.
contribuía para acirrar o nacionalismo e justificar a invasão alemã na Polônia.
revelava as atrocidades cometidas por nações inimigas da Alemanha, como a Polônia.
demonstrava o apoio maciço dos intelectuais alemães a Adolf Hitler, naquele momento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...