Lista completa de Questões de Legislação Estadual, Distrital e Municipal da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Costituição do Estado do Rio Grande do Norte - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Algumas matérias, em razão de sua relevância, têm tramitação especificada na CE/RN. É o caso do Estatuto dos Servidores Públicos que depende de aprovação por
Lei Complementar.
Lei Ordinária.
Lei Delegada.
Decreto Legislativo.
Resolução.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Costituição do Estado do Rio Grande do Norte - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Um cidadão, ao completar 18 anos, decidiu se candidatar para concorrer a um cargo político. Nos termos da CE/RN, ele pode disputar o mandato de
Vereador ou Vice-Prefeito.
Vereador.
Vereador, Vice-Prefeito ou Prefeito.
Vereador, Vice-Prefeito, Prefeito, ou Deputado Estadual.
Vereador, Vice-Prefeito, Prefeito, Deputado Estadual ou Governador.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Costituição do Estado do Rio Grande do Norte - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O Sistema Federativo Brasileiro estabelece competências à União, Estados e aos Municípios por meio da Constituição Federal brasileira e das Constituições Estaduais. No caso do Estado do Rio Grande do Norte, é competência concorrente entre o Estado e a União
implantar política de educação para segurança no trânsito.
registrar as concessões de direito de pesquisa de re cursos hídricos.
fomentar a produção agropecuária.
proporcionar os meios de acesso à cultura.
legislar sobre direito urbanístico.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de Pernambuco - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Segundo a Constituição do Estado de Pernambuco, em sua prática e conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal,
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Constituição do Estado de Pernambuco - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Compete exclusivamente à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia - Lei 6.677/04 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Quanto às formas de provimento de cargo público previstas na Lei estadual nº 6.677/94, é correto afirmar:
A nomeação para funções de direção, chefia ou assessoramento dependerá de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecida a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
É possível a reversão do aposentado por invalidez, caso os motivos determinantes da sua aposentadoria tenham sido declarados insubsistentes por junta médica oficial.
Recondução é o retorno do servidor demitido ao cargo anteriormente ocupado, quando invalidada sua demis são por sentença judicial transitada em julgado.
Reintegração é o retorno do servidor estável, sem direito à indenização, ao cargo anteriormente ocupado, dentro da mesma carreira, em decorrência de recondução do anterior ocupante.
Aproveitamento é o cometimento ao servidor de novas atribuições, compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, comprovada por junta médica oficial, garantida a remuneração do cargo de que é titular.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia - Lei 6.677/04 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Acerca do direito de petição assegurado ao servidor público estadual pela Lei Estadual nº 6.677/94, é correto afirmar:
É franqueado ao servidor requerer, representar, pedir reconsideração ou recorrer administrativamente, sendo condição de admissibilidade do recurso a prova do depósito prévio em dinheiro.
Quando autoridade superior tiver conhecimento direto de uma falta cometida por um servidor, poderá aplicar penas leves, como a de repreensão, diferindo-se a defesa do servidor.
Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso interposto por servidor, os efeitos da decisão retroagirão à data da posse efetiva deste.
Quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou de disponibilidade, o direito de requerer é imprescritível.
A prescrição constitui matéria de ordem pública, não podendo ser relevada pela Administração.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Estatuto dos Servidores Públicos do Estado da Bahia - Lei 6.677/04 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Nos termos da Lei Estadual nº 6.677/94, NÃO constitui dever do servidor
representar contra ilegalidade ou abuso de poder.
cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais.
atender com presteza ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo.
levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo, exceto quando considerar que as mesmas são de pouca relevância.
ser assíduo e pontual ao serviço, inclusive comparecendo à repartição em horário extraordinário, quando convocado.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Lei Complementar Estadual 303/2005 - Dispõe sobre normas gerais pertinentes ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A Lei Complementar Estadual 303/2005 traz disposições atinentes ao instituto da convalidação dos atos administrativos. Segundo o citado regramento legal, a impossibilidade da convalidação
impedirá a invalidação do ato sem efeitos retroativos, desde que não seja comprovada a má-fé de seus beneficiários diretos.
impedirá a invalidação do ato sem efeitos retroativos, em qualquer hipótese.
impedirá a invalidação do ato com efeitos retroativos, em qualquer hipótese.
não impedirá a invalidação do ato sem efeitos retroativos, desde que comprovada a má-fé de seus beneficiários diretos.
não impedirá a invalidação do ato sem efeitos retroativos, desde que não seja comprovada a má-fé de seus beneficiários diretos.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Lei Complementar Estadual 303/2005 - Dispõe sobre normas gerais pertinentes ao processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
De acordo com a Lei Complementar Estadual 303/2005, contra decisões tomadas originariamente pelo Governador do Estado ou pelo dirigente superior de pessoa jurídica da Administração pública indireta caberá pedido de reconsideração. Tal pedido
será admitido ainda que inexistam novos argumentos.
deverá ser interposto no prazo de trinta dias, e não poderá ser renovado, observando-se, no que couber, o regime do recurso administrativo.
será sempre dirigido à autoridade que houver proferido a decisão.
deve ser julgado no prazo de sessenta dias, prorrogável por igual período, ante justificativa explícita.
será tido como acolhido caso decorra o prazo previsto em lei para seu julgamento, sem que tenha havido qualquer manifestação expressa do Governador do Estado.
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