Lista completa de Questões de Legislação Federal do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A partir do Código Florestal (Lei n.º 4.771/1965) e da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue os itens a seguir, referentes a medidas de proteção e controle ambiental.
De acordo com o Código Florestal, o proprietário de um imóvel rural é obrigado a manter parte da propriedade com vegetação nativa. Essa área é denominada reserva legal. A extensão da reserva legal varia de 20% a 80% da área da propriedade, conforme a região ou o bioma onde ela está localizada. Nas propriedades que não têm vegetação nativa em extensão suficiente para atender ao disposto na lei, o proprietário está, em princípio, obrigado a recompor a reserva legal. A recomposição tem, não raramente, custo elevado e, em muitos casos, significaria retirar do processo produtivo agropecuário áreas exploradas adequadamente e com elevados índices de produtividade. Todavia, o código hoje oferece ao proprietário rural a possibilidade de compensar a falta de reserva legal de sua propriedade por meio de arrendamento em outras propriedades, de florestas excedentes ou seja, além do mínimo exigido pela lei a título de reserva legal , desde que a floresta arrendada esteja localizada no mesmo ecossistema da propriedade carente de vegetação nativa. Isso significa, por exemplo, que um produtor no estado de Goiás, onde o cerrado já foi mais intensamente destruído, pode resolver seu passivo ambiental arrendando florestas excedentes de um proprietário do vizinho Tocantins, onde o cerrado está mais bem conservado. Cria-se, assim, estímulo à conservação de manchas de vegetação nativa a um custo social e econômico menor.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O proprietário rural está obrigado a manter, na sua propriedade, as áreas de preservação permanente e a área de reserva legal. Nas propriedades localizadas em regiões de relevo muito acentuado e cortadas por cursos dágua, as áreas de preservação tendem a ocupar grande extensão da propriedade. Nessas condições, a extensão da área ocupada pelas áreas de preservação permanente, somadas à área da reserva legal, pode inviabilizar economicamente o uso agrícola da propriedade, sendo esse problema particularmente grave no caso das pequenas propriedades. No caso das pequenas propriedades localizadas fora da Amazônia Legal, o Código Florestal (com as modificações introduzidas pela Medida Provisória n.º 2.166-67/2001) permite que áreas de preservação permanente possam ser incluídas na área da reserva legal quando a soma das duas é superior a 25% da propriedade.
Com base nas disposições legais acima descritas, julgue o item abaixo.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma propriedade de 20 ha, 8 ha são de vegetação nativa, dos quais 4 ha correspondem a áreas de preservação permanente e outros 4 ha correspondem à reserva legal.
Nessa situação, o Código Florestal, atualmente, autoriza o proprietário desse imóvel rural a desmatar 3 ha dos 4 ha da sua reserva legal e a manter com vegetação nativa apenas 5 ha da propriedade.
Legislação Federal - Código Florestal - Lei 4.771/1965 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
De acordo com o Código Florestal (Lei Federal n.º 4.771/65), o proprietário de um imóvel rural é obrigado a manter parte da propriedade com vegetação nativa. Essa área é denominada reserva legal. A norma legal, entretanto, é demasiado rígida, visto que não permite ajustar-se a extensão da reserva legal às características específicas de cada propriedade. Consciente do problema, o legislador introduziu, na legislação florestal, mecanismo que possibilita certos ajustes, denominado compensação de reserva legal.
Com base nesse texto, julgue o item abaixo.
Considere-se uma propriedade rural com grande potencial agrícola, localizada no DF. O proprietário, em princípio, está obrigado a manter 20% do imóvel com vegetação nativa, a título de reserva legal. Considere-se, ainda, que, na mesma microbacia hidrográfica, exista outra propriedade, com extensas áreas de vegetação nativa, em área de mananciais hídricos, e baixo potencial para a agricultura. Nessa situação, por meio da compensação de reserva legal, o primeiro proprietário pode converter a vegetação nativa de parte ou até mesmo de toda a área da reserva legal da sua propriedade para a agricultura, desde que negocie com o segundo proprietário a conservação de uma área de vegetação nativa equivalente, em extensão e qualidade ambiental, que passe a funcionar, legalmente, como a reserva legal da primeira propriedade.Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com o Estatuto da Terra, a propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando, simultaneamente:
assegura a conservação dos recursos naturais; observa as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre os que a possuem e a cultivam, gerando recursos econômicos satisfatórios para seus proprietários;
propicia ganhos econômicos aos proprietários e justos salários aos trabalhadores com seguro previdenciário rural;
favorece o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela labutam, assim como de suas famílias; mantém níveis satisfatórios de produtividade; assegura a conservação dos recursos naturais; observa as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre os que a possuem e a cultivam;
cria mecanismos tecnológicos de aprimoramento do cultivo da terra; mantém níveis satisfatórios de produtividade sem degradação ambiental;
os proprietários concedem plano de saúde aos trabalhadores rurais; seguem as leis trabalhistas pertinentes e fornecem terra para o plantio de subsistência à família do trabalhador rural.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Estatuto da Terra (Lei 4.504 novembro de 1964) classificava os imóveis rurais em "Minifúndios" - imóveis com área inferior a um módulo rural e, portanto, incapazes, por definição, de prover a subsistência do produtor e de sua família; "latifúndios por exploração" - imóveis com área entre um e seiscentos módulos, caracterizados pela exploração em níveis inferiores à média regional; "latifúndios por extensão", imóveis com área superior a seiscentos módulos, independentemente do tipo e características da produção neles desenvolvida; e "empresas", imóveis entre um e seiscentos módulos, caracterizados por um certo nível de aproveitamento do solo, racionalidade na exploração, cumprimento da legislação trabalhista e preservação dos recursos naturais. A partir dessa classificação, analise os objetivos da Reforma Agrária propostos pelo Estatuto da Terra:
I - a gradual extinção apenas dos "latifúndios" em nome da racionalidade da exploração agrícola;
II - a gradual extinção dos "minifúndios" e a valorização da empresa rural;
III - a gradual extinção dos latifúndios e dos minifúndios para a consolidação da "empresa rural";
IV - a implantação da "empresa rural ";
V - A extinção imediata dos "latifúndios por exploração" e a consolidação dos "latifúndios por extensão".
Os objetivos corretos são somente:
I e II;
I e III;
II e V;
III e IV;
III e V.
Legislação Federal - Estatuto da Terra - Lei nº 4.504/1964 - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Segundo o Estatuto da Terra, os três principais expedientes que deveriam ser utilizados para que o "latifúndio" se convertesse em "empresa" eram:
a desapropriação por interesse social de terras improdutivas; incentivos à exportação, subsídios para o cultivo de produtos alimentícios;
a desapropriação (somente em casos de existência de tensão social); a tributação progressiva e medidas de apoio técnico e econômico à produção;
o confisco de terras improdutivas, o apoio técnico para a formação de cooperativas empresariais e a capacitação de empresários agrícola;
a compra de terras improdutivas pelo Estado; leilão de terras para empresas urbanas e tributação decrescente;
a tributação progressiva, apoio técnico à comercialização e treinamento de mão-de-obra.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Considera-se Reforma Agrária, nos termos expressos na mencionada lei:
o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade;
o conjunto de providências de amparo à propriedade da terra, que se destinem a orientar, no interesse da economia rural, as atividades agropecuárias, seja no sentido de garantir-lhes o pleno emprego, seja no de harmonizá-las com o processo de industrialização do País;
a tomada de providências jurídicas para que seja assegurada a todos a oportunidade de acesso à propriedade da terra, condicionada pela sua função social, na forma prevista nesta lei;
o aproveitamento da propriedade por ordem judicial em consonância com ato administrativo do Poder Executivo;
a desapropriação de terras por iniciativa do Poder Legislativo a ser cumprida pelo Poder Executivo por ordem do Poder Judiciário.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Nos termos expressos do Estatuto da Terra, a propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando, simultaneamente, EXCETO:
favorece o bem-estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela labutam, assim como de suas famílias;
mantém níveis satisfatórios de produtividade;
assegura a conservação dos recursos naturais;
observa as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre os que a possuem e a cultivam;
gera empregos para os trabalhadores rurais.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No Registro de Imóveis serão feitos o registro e a averbação dos títulos ou atos constitutivos, declaratórios, translativos e extintivos de direitos reais sobre imóveis reconhecidos em lei. Por ocasião do primeiro registro do imóvel a ser feito, o ato é denominado:
rogação;
escritura;
averbação;
matrícula;
translado.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com o decreto-lei de 1938, ainda em vigor, toda sede de município ou de distrito é considerada cidade, independentemente do número de seus habitantes, condições de infra-estrutura ou serviços. Por outro lado, considera-se área "rural" a área externa ao perímetro urbano, sendo este último definido por lei municipal. Vários especialistas chamam a atenção para a fragilidade destas definições. No que diz respeito à população que sobrevive de atividades agropecuárias, analise as principais conseqüências dessas definições:
I - esconder a heterogeneidade em termos sociais e econômicos dos municípios brasileiros;
II - esconder a homogeneidade econômica e social das áreas rurais;
III - aumentar as dimensões do "Brasil rural";
IV - reduzir o "Brasil rural" a menos de 10% da população brasileira;
V - não tem implicações diretas.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e IV;
I, III e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...