Lista completa de Questões de Legislação Federal do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2011
Na maioria dos países, os códigos de ética profissional têm força de lei e auxiliam em julgamentos, onde o que está sendo discutido é a conduta profissional. O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros entrou em vigor em 1987. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema.
As punições previstas para quem não seguir as determinações do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros vão desde advertência até a expulsão do sindicato do qual ele faz parte.
Em Portugal, o Código de Ética é chamado Código Deontológico do Jornalismo.
O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros prevê que o importante é a informação, desde que ela seja fornecida por fonte não anônima. A veracidade dos fatos é um problema da justiça e da polícia. O jornalista não pode ser punido por ter divulgado a notícia.
O jornalista que divulga uma informação que, mais tarde, prove-se não verídica, pode ser processado e punido pela justiça comum.
É dever do jornalista combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Jornalismo - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o jornalista NÃO deve
assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado.
opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.
denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades e, quando for o caso, à comissão de ética competente.
combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Propaganda - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O inciso IV do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda diz:
A utilização da propaganda deve ser incentivada, pois ideal seria que todas as ideias, todos os serviços e todos os produtos fossem simultaneamente apregoados em todos os pontos do País, na mais livre concorrência, para a mais livre escolha de todos os cidadãos.
O profissional da propaganda, cônscio do poder que a aplicação de sua técnica lhe põe nas mãos, compromete-se a não utilizá-la senão em campanhas que visem ao maior consumo dos bons serviços, ao progresso das boas instituições e à difusão de ideias sadias.
O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.
No desempenho do seu mister, o profissional da propaganda agirá sempre com honestidade e devotamento com seus comitentes, de modo a bem servir a ele e à sociedade.
Legislação Federal - Código de Ética do Profissional de Secretariado - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Contemplando o Código de Ética do profissional de Secretariado, é possível compreender melhor porque este documento causou um impacto tão importante para o fortalecimento do conhecimento em Secretariado (Nonato, 2009). Com base no Código de Ética, Capítulo III - Dos deveres fundamentais do profissional em secretariado, é correto afirmar que constitui dever fundamental desse profissional:
Legislação Federal - Código de Ética do Técnico em Imobilizações Ortopédicas - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
De acordo com o Art. 27 do Código de Ética Profissional em Imobilização Ortopédica, ao executar suas funções técnicas, é vedado ao Técnico de Imobilizações Ortopédicas todos os seguintes itens, EXCETO:
Prescrever imobilizações e/ou indicar tratamentos;
Administrar medicamentos ou realizar curativos;
Ser conivente ou cúmplice de pessoas que exerçam ilegalmente atividades cabíveis ao Técnico de Imobilizações Ortopédicas;
Não ser solidário ou conivente com erros ou infrações das normas éticas;
Contestar conduta médica.
Legislação Federal - Código de Ética do Técnico em Saúde Bucal - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Os princípios da dignidade humana e direitos humanos devem ser respeitados pelo profissional de saúde, entre os quais está
a discriminação e estigmatização das pessoas.
a maximização de benefícios e danos.
a desconsideração da vulnerabilidade humana.
a proteção das informações quando houver necessidade.
o respeito à autonomia e responsabilidade individual.
Legislação Federal - Código de Ética do Técnico em Saúde Bucal - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Há vários anos o Brasil vem formando e utilizando outros tipos de recursos humanos odontológicos que não exclusivamente o profissional de nível universitário. Segundo a Resolução CFO-185/93, dentre as competências do técnico em higiene dental, NÃO encontramos:
Fazer a tomada e revelação de radiografias intra-orais;
Realizar teste de vitalidade pulpar;
Realizar a remoção de indutos, placas e cálculos supra-gengivais;
Inserir e condensar substâncias restauradoras;
Preparar moldeiras e realizar moldagem anatômica.
Legislação Federal - Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
De acordo com os fundamentos do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios
Legislação Federal - Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Sobre deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes, analise:
I. dar ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais.
II. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em equipe, a definição e qualificação profissional dos demais membros desta, seus papéis e suas responsabilidades.
III. limitar o número de seus clientes às condições de trabalho eficiente.
IV. sugerir ao cliente serviços de outros colegas sempre que se impuser a necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não poderão ser continuados por quem os assumiu inicialmente.
V. entrar em entendimentos com seu substituto, comunicando-lhe as informações necessárias à boa continuidade dos trabalhos, quando se caracterizar uma situação de interrupção de prestação de serviços.
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, em vigor nos termos do Art. 80 da RN 14/87, de 14 de dezembro de 1987, com alterações introduzidas pelo art. 108 da RN 49/03, de 22 de março de 2003, é correto o que consta em
Legislação Federal - Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
De acordo com o Art. 7o do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o jornalista NÃO pode:
I. aceitar ou oferecer trabalho remunerado em desacordo com o piso salarial, a carga horária legal ou tabela fixada por sua entidade de classe, nem contribuir ativa ou passivamente para a precarização das condições de trabalho.
II. submeter-se a diretrizes contrárias à precisa apuração dos acontecimentos e à correta divulgação da informação.
III. impedir a manifestação de opiniões divergentes ou o livre debate de idéias.
IV. expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação, mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais.
V. enquanto editor, eximir-se da responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado.
É correto o que consta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...