Questões de Legislação Federal do ano 2012

Lista completa de Questões de Legislação Federal do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da teoria contábil e da ética profissional do contador, julgue os itens a seguir.

As penalidades aplicáveis a infrações éticas previstas no Código de Ética Profissional do Contador são a advertência reservada, a censura pública e a suspensão do exercício da profissão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda no capítulo destinado a Definições, Normas e Recomendações determina que

  • A.

    a propaganda política e a político-partidária não são capituladas neste Código.

  • B.

    nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade.

  • C.

    os anúncios não devem explorar qualquer espécie de superstição.

  • D.

    publicidade remunerada pode ser ou não ser propaganda.

  • E.

    todo anúncio deve respeitar os princípios de leal concorrência geralmente aceitos no mundo dos negócios.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

A Odontologia conta, no Brasil, com 19 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia. Referente à área de atuação das diferentes especialidades odontológicas, é correto afirmar:

  • A.

    A endodontia tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, lesões e anomalias congênitas e adquiridas das estruturas craniofaciais.

  • B.

    A periodontia acompanha o desenvolvimento do aparelho mastigatório e promove a correção das estruturas dentofaciais, bem como a harmonização da face no complexo maxilo-mandibular.

  • C.

    A odontologia do trabalho tem como objetivo compatibilizar as atividades realizadas no trabalho e a saúde bucal do trabalhador.

  • D.

    A estomatologia interpreta e emite laudos das imagens obtidas por radiologia convencional ou digitalizada, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.

  • E.

    A odontologia legal atua junto aos planos de saúde e cooperativas para a elaboração de projetos de assistência social na área de saúde bucal.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Em relação ao Código de Ética Odontológica, é correto afirmar:

  • A.

    Em decorrência do prontuário odontológico ser um documento no qual o profissional realiza os registros de todos os procedimentos realizados e, considerando o requisito do sigilo profissional, não é permitido ao paciente acesso a seu prontuário a não ser por expressa ordem judicial.

  • B.

    As normas éticas do Conselho Federal de Odontologia (CFO) devem ser seguidas pelos cirurgiões-dentistas e pelos auxiliares da odontologia, desde que tais profissionais estejam inscritos no Conselho Federal de Odontologia.

  • C.

    Em decorrência do exercício liberal da odontologia e da complexidade de cada caso, não é considerada infração ética cobrar honorários complementares de pacientes atendidos em instituições públicas.

  • D.

    Constituem direitos dos profissionais inscritos no Conselho Federal de Odontologia, segundo suas atribuições específicas, recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalho não sejam dignas, seguras e salubres.

  • E.

    Constitui dever dos cirurgiões-dentistas atualizar os conhecimentos profissionais, sendo opcional aos profissionais auxiliares atualizarem os seus conhecimentos, à medida que lhes forem dadas oportunidades de atualização pela função ocupada ou pelo serviço.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Em determinado dia, após o atendimento, um usuário queixou-se ao profissional auxiliar da odontologia sobre o atendimento que lhe foi dado pelo cirurgião-dentista. Neste caso, a atitude apropriada do profissional auxiliar é

  • A.

    concordar com ele, pois o cliente sempre tem razão.

  • B.

    fazer de conta que nem ouviu.

  • C.

    ir contar ao cirurgião-dentista para que ele possa tirar satisfação com o usuário.

  • D.

    explicar ao usuário que o profissional auxiliar não tem nada a ver com isso.

  • E.

    orientar o usuário a ter uma conversa amigável com o profissional com intuito de buscar uma solução.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Consta, dentre as características de um atendimento humanizado,

  • A.

    referir-se ao usuário por meio de números ou códigos de forma a não identificá-lo perante os demais usuários.

  • B.

    evitar que o usuário saiba maiores detalhes sobre os exames ou condutas a que será submetido para evitar que fique nervoso.

  • C.

    ouvir o paciente cuidadosamente fornecendo explicações de modo que ele possa entender, dispondo de tempo suficiente para esclarecer todas as suas dúvidas.

  • D.

    conscientizar o usuário de que a decisão final sobre o tipo de tratamento a ser instituído é de responsabilidade exclusiva do profissional.

  • E.

    respeitar os valores éticos e culturais do usuário, desde que não prejudiquem o tratamento proposto.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Está entre as atribuições do TSB, sob delegação do cirurgião-dentista, supervisionar o trabalho do Auxiliar em saúde bucal (ASB). Os preceitos atuais de supervisão NÃO inclui:

  • A.

    verificar se as ações estão sendo realizadas de acordo com as normas técnicas vigentes, estabelecendo rotinas adequadas.

  • B.

    impor as normas técnicas aos supervisionados para que eles possam desempenhar suas funções de forma adequada.

  • C.

    informar os supervisionados sobre as mudanças técnicas e administrativas necessárias, bem como à direção sobre os procedimentos executados e eventuais problemas.

  • D.

    utilizar os conhecimentos técnicos, administrativos e educativos para o desempenho adequado da supervisão.

  • E.

    fazer constantes reuniões de avaliação, ouvindo os supervisionados e procurando motivar a equipe.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Para que o trabalho odontológico transcorra de uma forma tranquila, harmônica e produtiva é preciso ser planejado, no entanto, imprevistos podem acontecer. Em determinado dia, ocorreu uma complicação durante uma cirurgia, acarretando atraso nas consultas subsequentes. Após o término da cirurgia, 4 pacientes permaneciam na sala para serem atendidos. Uma criança acompanhada pela mãe apresentava sinais de impaciência, pois tinha sido a primeira a chegar; uma gestante que referia dor no dente quando comia algum alimento gelado; uma idosa com dificuldade de locomoção; e um senhor, que referia não ter dormido à noite devido a dor de dente. Todos tinham sido agendados previamente, exceto o senhor que apresentou dor na noite anterior. Em decorrência do atraso, seria possível atender apenas um paciente. Nesta situação, a atitude mais adequada é

  • A.

    atender a criança, pois estava com a consulta previamente agendada e tinha sido a primeira a chegar.

  • B.

    atender a gestante, pois estava com a consulta previamente agendada e referia dor esporádica.

  • C.

    atender a idosa, pois estava com a consulta previamente agendada e, além de ser considerada prioridade, tem dificuldade de locomoção, o que dificultaria o seu retorno em outro dia.

  • D.

    atender o senhor, pois embora não estivesse com consulta agendada previamente, tinha passado a noite toda com dor de dente.

  • E.

    explicar a todos os pacientes que houve uma complicação na cirurgia e que, portanto, não seria possível realizar o atendimento de nenhum deles.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Entre as atividades previstas na rotina dos serviços de saúde destaca-se o controle de estoque de materiais de uso odontológico. Em relação a isto, é correto afirmar:

  • A.

    O cálculo do consumo médio mensal de cada produto utilizado na rotina dos serviços odontológicos não é possível, pois depende dos tipos de atendimentos realizados a cada mês.

  • B.

    O controle do prazo de validade dos produtos armazenados pode ser feito a cada 6 meses, pois mesmo que o prazo tenha sido ultrapassado ainda existe uma margem de segurança de 6 meses para o uso do produto.

  • C.

    Produtos que apresentem “manter em local fresco” escrito na embalagem devem ser sempre armazenados em geladeira, para que possam ser utilizados durante o período de validade.

  • D.

    O armazenamento dos materiais em estoque deve ser o mais próximo possível do local de atendimento, independentemente das condições de armazenamento, pois isto permite que o profissional possa alcançá-los quando precisar.

  • E.

    Materiais e medicamentos utilizados na prática odontológica devem ser armazenados por categorias, mantendo-se os produtos com prazos de validade mais próximos, mais à frente para que sejam utilizados antes dos demais.

Atenção: As questões da prova farão referência ao TSB − Técnico em Saúde Bucal conforme estabelece a Lei nº 11.889 de 24/12/2008.

Usuário de 45 anos de idade procurou o serviço odontológico com queixa de sangramento gengival e gengivas inchadas. Após realizar o diagnóstico de gengivite, o cirurgião-dentista indicou uma técnica a ser realizada pelo TSB, conforme o disposto na Lei Federal nº 11.889/08, que regulamenta o exercício profissional de TSB:

  • A.

    gengivoplastia.

  • B.

    remoção do biofilme.

  • C.

    gengivectomia.

  • D.

    retalho periodontal.

  • E.

    enxerto ósseo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...