Questões sobre Código Brasileiro de Aeronáutica

Lista completa de Questões sobre Código Brasileiro de Aeronáutica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Comandante de Aeronave

  • A.

    não tem seu nome constante do Diário de Bordo.

  • B.

    poderá, sob sua responsabilidade, adiar ou suspender a partida da aeronave, quando julgar indispensável à segurança do voo.

  • C.

    poderá delegar a outro membro da tripulação as atribuições que se relacionem com a segurança do voo.

  • D.

    não é responsável pela guarda de bagagens despachadas, ainda que lhe sejam asseguradas pelo proprietário ou explorador condições de verificar a quantidade e estado das mesmas.

  • E.

    é responsável pela segurança da aeronave, porém não pela operação da mesma.

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, considere

as seguintes assertivas a respeito do Registro Aeronáutico

Brasileiro:

I. O Registro Aeronáutico Brasileiro será público, único

e centralizado, destinando-se a ter, em relação à

aeronave, dentre outras, as funções de promover o

cadastramento geral.

II. O Registro Aeronáutico Brasileiro será regulamentado

pelo Poder Executivo.

III. Nenhuma aeronave brasileira poderá ser transferida

para o exterior se for objeto de garantia, inclusive

na hipótese de concordância expressa do

credor.

IV. São admitidos a registro as escrituras públicas,

exceto as lavradas em consulados brasileiros.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e II.

Considere:

I. Os aeródromos públicos e privados que atendam

ao tráfego aéreo civil, regular e alternativo, doméstico

e internacional, no País, ou que sejam estratégicos

para a integração e a segurança nacional.

II. O conjunto de aerovias, áreas terminais de tráfego

aéreo e demais divisões do espaço aéreo brasileiro

necessárias à operação regular e segura do tráfego

aéreo.

III. O conjunto de facilidades, instalações e estruturas

terrestres de proteção ao voo e auxílio à navegação

aérea.

O Subsistema Aeroviário Federal é constituído APENAS

pelo que consta nos itens

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I.

  • E.

    II.

Mario, comandante de aeronave, recebeu de órgão controlador de voo ordem para pousar. Posteriormente, ficou comprovado que a autoridade aeronáutica excedeu suas atribuições e, sem motivos relevantes, expediu esta ordem. Neste caso, a autoridade aeronáutica que expediu a ordem de pouso está sujeita à penalidade de

  • A.

    advertência escrita e multa administrativa.

  • B.

    suspensão por prazo que variará de 15 a 60 dias, conversíveis em multa.

  • C.

    suspensão por prazo que variará de 60 a 120 dias, conversíveis em multa.

  • D.

    advertência escrita, somente.

  • E.

    suspensão por prazo que variará de 30 a 90 dias, conversíveis em multa.

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, os aeródromos

  • A.

    públicos e privados serão abertos ao tráfego através de autorização administrativa do Ministro da Defesa.

  • B.

    civis poderão ser utilizados por aeronaves militares, mas os aeródromos militares não poderão ser utilizados por aeronaves civis, por expressa vedação legal.

  • C.

    públicos poderão ser construídos, mantidos e explorados por concessão ou autorização.

  • D.

    privados só poderão ser utilizados com permissão de seu proprietário, permitida a exploração comercial.

  • E.

    públicos, enquanto mantida a sua destinação específica pela União, constituem universidades e patrimônios autônomos, dependentes do titular do domínio dos imóveis onde estão situados.

O Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, o Plano Básico de Zoneamento de Ruído, o Plano de Zona de Proteção de Helipontos e os Planos de Zona de Proteção e Auxílios à Navegação Aérea serão aprovados por ato do

  • A.

    Ministro da Justiça.

  • B.

    Ministro da Defesa.

  • C.

    Presidente da República.

  • D.

    Ministro da Aeronáutica.

  • E.

    Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O contrato de arrendamento de aeronave deverá ser feito por instrumento

  • A.

    público obrigatório, com a assinatura de uma testemunha, e inscrito no Registro Aeronáutico Brasileiro.

  • B.

    público obrigatório, com a assinatura de três testemunhas, e inscrito no Registro Aeronáutico Brasileiro.

  • C.

    público ou particular, com a assinatura de duas testemunhas, e registrado no Cartório de Títulos e Documentos competente.

  • D.

    público obrigatório, com a assinatura de duas testemunhas, facultado o seu Registro Aeronáutico Brasileiro.

  • E.

    público ou particular, com a assinatura de duas testemunhas, e inscrito no Registro Aeronáutico Brasileiro.

O Comandante de Aeronave

  • A.

    não tem seu nome constante do Diário de Bordo.

  • B.

    poderá, sob sua responsabilidade, adiar ou suspender a partida da aeronave, quando julgar indispensável à segurança do voo.

  • C.

    poderá delegar a outro membro da tripulação as atribuições que se relacionem com a segurança do voo.

  • D.

    não é responsável pela guarda de bagagens despachadas, ainda que lhe sejam asseguradas pelo proprietário ou explorador condições de verificar a quantidade e estado das mesmas.

  • E.

    é responsável pela segurança da aeronave, porém não pela operação da mesma.

As especificações contidas nos documentos da ICAO, cujas aplicações são consideradas necessárias para a segurança e regularidade da navegação aérea internacional, são denominadas:

  • A.

    Normas.

  • B.

    Requisitos Operacionais.

  • C.

    Métodos Recomendados.

  • D.

    Procedimentos Suplementares Regionais.

  • E.

    Procedimentos para o Serviço de Navegação Aérea.

Analise:

I. Para o gerenciamento da aplicação dos Procedimentos Suplementares a ICAO mantém um escritório em cada Estado

membro da Organização.

II. O escritório da ICAO responsável pela Região SAM está localizado na cidade de Lima (Peru).

III. Os procedimentos estabelecidos pela ICAO, que são aplicáveis à navegação aérea internacional, estão focados somente

no segmento da aviação civil.

IV. Os documentos expedidos pela ICAO, sempre que necessário, são redigidos nos seguintes idiomas: Inglês, Árabe,

Chinês, Francês, Russo e Espanhol.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V; F.

  • B.

    F; V; F; V.

  • C.

    F; V; V; V.

  • D.

    F; V; V; F.

  • E.

    V; F; F; V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...