Questões sobre Código Brasileiro de Aeronáutica

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Durante as fases de aproximação para pouso de um determinado aeródromo são utilizados auxílios à navegação aérea que disponibilizam orientações de trajetória de planeio e de distância contínua em relação à cabeceira da pista. Dentre os auxílios abaixo, aqueles que fornecem, respectivamente, tais informações são:

  • A.

    ILS e VOR.

  • B.

    VOR e ILS.

  • C.

    ILS e DME.

  • D.

    VOR e DME.

  • E.

    DME e VOR.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; F; F; F.

  • B.

    V; F; F; V.

  • C.

    F; V; V; F.

  • D.

    V; V; F; V.

  • E.

    F; V; V; V.

As mensagens ATS, referentes ao movimento real ou previsto de aeronaves, as quais são utilizadas para atualização dos dados de um plano de voo apresentado, são:

  • A.

    FPL; RPL; CHG; CPL.

  • B.

    CHG; EST; ARR; FPL.

  • C.

    CNL; EST; ARR; DEP.

  • D.

    DLA; FPL; CHG; DEP.

  • E.

    CNL; CHG; DEP; DLA.

Analise:

I. A REDEMET é o principal meio de veiculação das informações meteorológicas operacionais aos usuários do SISCEAB.

II. Nas operações aéreas militares, as comunicações entre os COPM e as aeronaves militares são efetuadas através da

rede de VHF.

III. O ILS proporciona ao piloto uma informação eletrônica do alinhamento com o eixo da pista e do ângulo de descida, na

aproximação final para o pouso.

IV. O VOR fornece uma medida de posição azimutal e de distância da aeronave em relação à fonte de sinal.

V. Os auxílios visuais luminosos são considerados como auxílios à navegação aérea.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:

  • A.

    F; V; F; F; V.

  • B.

    V; F; V; F; V.

  • C.

    F; V; F; V; F.

  • D.

    V; V; F; F; V.

  • E.

    V; F; V; F; F.

A precedência correta entre os indicadores de prioridade utilizados nas mensagens telegráficas veiculadas através do Serviço Fixo Aeronáutico corresponde a:

  • A.

    SS; DD; GG; FF; KK.

  • B.

    KK; GG; SS; DD; FF.

  • C.

    SS; DD; FF; GG; KK.

  • D.

    DD; SS; GG; FF; KK.

  • E.

    GG; FF; KK; DD; SS.

A falha simultânea nos dois servidores do Centro de Comutação Automática de Mensagens (CCAM) faz com que os assinantes não mais recebam mensagens de confirmação de recebimento (QSL). Nessa situação, os usuários do Serviço Fixo Aeronáutico perderão a possibilidade de acesso ao

  • A.

    STPV e CPDLC.

  • B.

    STPV e RACAM.

  • C.

    SISNOTAM e RACAM.

  • D.

    Banco OPMET e RACAM.

  • E.

    Banco OPMET e SISNOTAM.

Analise o conteúdo dessa informação:

Rio de Janeiro International Airport 0900 Z Information Alfa wind 200 degrees/five knots ceiling and visibility

OK altimeter setting 1018 temperature 25 degrees Landing and departure runways 10/15 advise you have received

Information Alfa.

A informação aeronáutica, cujo formato contém os dados apresentados no texto acima, é denominada:

  • A.

    ATIS.

  • B.

    AIREP.

  • C.

    NOTAM.

  • D.

    METAR.

  • E.

    SIGMET.

Analise:

I. A rede de Estações Meteorológicas tem a responsabilidade pela coleta de dados básicos das condições de tempo local e

pela elaboração de mensagens sobre fenômenos meteorológicos.

II. A EMS é um órgão destinado a elaborar observações rotineiras de superfície a serem divulgadas através de TAF.

III. O SPECI é confeccionado quando, entre duas mensagens METAR consecutivas, houver um agravamento ou melhoria

das condições meteorológicas da localidade.

IV. A rede de Centros Meteorológicos elabora e divulga prognósticos sobre fenômenos meteorológicos de interesse

aeronáutico que ainda não estão ocorrendo, mas que poderão ocorrer nas próximas vinte e quatro horas.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:

  • A.

    F; V; F; F.

  • B.

    V; F; V; V.

  • C.

    F; V; F; V.

  • D.

    V; V; F; F.

  • E.

    V; F; V; F.

Dentre as informações que compõem o conteúdo de um METAR estão os dados referentes à direção e intensidade do vento, os quais são obtidos por meio da observação do comportamento das condições meteorológicas da localidade. Nesse contexto, está correto afirmar que

  • A.

    a intensidade do vento é especificada em milhas náuticas.

  • B.

    a intensidade do vento é especificada em milhas terrestres.

  • C.

    a direção do vento é especificada em relação ao norte magnético.

  • D.

    o sentido de deslocamento do vento é considerado conforme a procedência desse vento.

  • E.

    o sentido de deslocamento do vento é considerado conforme a direção desse vento.

No conteúdo do METAR ou SPECI, as informações referentes às nuvens devem ser representativas do aeródromo e sua vizinhança, sendo que, para informar a quantidade presente na área de observação, o profissional de meteorologia deve utilizar- se de abreviaturas específicas. Nesse sentido, a abreviatura que deve ser utilizada para representar a quantidade de 1/8 de cobertura de nuvens na respectiva área é:

  • A.

    FEW.

  • B.

    SCT.

  • C.

    OVC.

  • D.

    BKN.

  • E.

    NIL.

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