Questões sobre Código Brasileiro de Aeronáutica

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A aviação é uma atividade de transporte que envolve distintos níveis de operação e de tarefas interligadas, algumas de elevada complexidade e sujeitas a numerosos estressores ocupacionais. Nesse contexto, representa corretamente um Ato Inseguro, dentre outros, que pode influenciar na ocorrência de um incidente aeronáutico:

  • A.

    Ambiente físico.

  • B.

    Fatores pessoais.

  • C.

    Ambiente tecnológico.

  • D.

    Limitações físicas.

  • E.

    Erro de percepção.

O gerenciamento dos riscos à segurança operacional dos serviços de navegação aérea é um processo que inclui a identificação de perigos concretos, a avaliação dos riscos decorrentes e a adoção de medidas corretivas ou mitigadoras que eliminem ou minimizem esses riscos. A responsabilidade pela regulamentação desse processo, no âmbito nacional, é

  • A.

    da Secretaria de Aviação Civil.

  • B.

    da Agência Nacional de Aviação Civil.

  • C.

    do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.

  • D.

    do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

  • E.

    do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, analise:

I. Aeronaves militares são consideradas como situadas no território do Estado de sua nacionalidade.

II. As aeronaves civis são consideradas como situadas no território do Estado de sua nacionalidade, independente de sua

missão.

III. É facultada ao piloto em comando, de uma aeronave proveniente do exterior, a decisão para definir se o primeiro pouso

em território nacional deva ser efetuado em aeroporto internacional.

IV. Não prevalece a extraterritorialidade em relação à aeronave privada, que se considera sujeita à lei do Estado onde se

encontre, salvo na hipótese de estar a serviço do Estado.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; F; F; V.

  • B.

    F; V; F; F.

  • C.

    F; V; V; V.

  • D.

    F; V; V; F.

  • E.

    V; F; V; V.

Analise:

I. Todos os aeródromos brasileiros são classificados como públicos ou privados.

II. Nenhum aeródromo público poderá ser utilizado se não estiver devidamente registrado.

III. Os aeródromos públicos serão abertos ao tráfego por meio de um processo de homologação.

IV. Desde que autorizado formalmente pelo proprietário, um aeródromo privado poderá ser explorado comercialmente.

V. Denomina-se aeroporto todo aeródromo dotado de instalações para apoio de operações de aeronaves e de embarque e

desembarque de pessoas e cargas.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:

  • A.

    V; F; F; V; V.

  • B.

    F; V; V; F; F.

  • C.

    V; V; F; V; V.

  • D.

    F; V; V; V; F.

  • E.

    F; F; V; F; F.

As informações específicas, relacionadas com o planejamento de um voo, ou parte deste, devem ser apresentadas aos órgãos prestadores de serviços de tráfego aéreo por meio de um Plano de Voo. Nesse sentido, está correto afirmar:

  • A.

    Sua apresentação é obrigatória antes da partida da aeronave de qualquer aeródromo situado no território nacional.

  • B.

    Sua apresentação é obrigatória sempre que se pretender voar através de fronteiras internacionais.

  • C.

    Sua validade é de 45 (quarenta e cinco) minutos a partir da hora de sua apresentação.

  • D.

    A informação da EOBT constante no Plano de Voo apresentado estabelece a hora limite de decolagem.

  • E.

    Prioritariamente, o Plano de Voo deve ser apresentado diretamente a um órgão de controle de tráfego aéreo.

Calculando o valor da declividade longitudinal das Pistas 1 e 2, obtém-se, respectivamente,

  • A.

    0,42% e 0,10%.

  • B.

    2,57% e 1,30%.

  • C.

    0,93% e 0,52%.

  • D.

    2,40% e 1,00%.

  • E.

    0,74% e 0,30%.

A identificação correta das cabeceiras das pistas de pouso e decolagem existentes no aeródromo corresponde a

  • A.

    10 e 29.

  • B.

    11 e 28.

  • C.

    11 L e 28 R.

  • D.

    11 L/29 R e 11 R/29 L.

  • E.

    11 R/29 R e 11 L/29 L.

De acordo com a distância entre os eixos longitudinais das pistas e as altitudes das cabeceiras, está correto afirmar:

  • A.

    A MDA dos procedimentos de aproximação é a mesma, independente da cabeceira em uso.

  • B.

    Todas as operações de decolagem devem ser efetuadas da cabeceira que tiver maior altitude.

  • C.

    Todas as operações de decolagem deverão ser executadas na Pista 1.

  • D.

    A distância entre os eixos longitudinais das pistas possibilita a execução simultânea de procedimentos de aproximações para pouso.

  • E.

    As operações nas pistas deverão ser exclusivas, isto é, Pista 1 para operações de pouso e Pista 2 para operações de decolagem.

O Indicador de Localidade ICAO e o Código IATA do Aeródromo de Brasília, respectivamente, são:

  • A.

    SBBR e BSB.

  • B.

    SBSB e BRS.

  • C.

    BRAS e BRS.

  • D.

    SBBS e BSB.

  • E.

    BBSB e BRA.

Analise:

I. A detecção do código SSR 7700 por um sistema radar de um órgão de Controle de Tráfego Aéreo deve ser considerado

como um Incidente SAR.

II. O início da PRECOM sempre será de responsabilidade do Centro de Coordenação de Salvamento da área onde ocorreu

o Incidente SAR.

III. A conclusão da EXCOM "sem sucesso" na localização da aeronave desaparecida faz com que a Fase da Emergência

evolua diretamente para a Fase de Perigo.

IV. A área delimitada pela autonomia do objeto de busca em todas as direções possíveis, a partir da última posição

conhecida, é denominada Área de Probabilidade Genérica.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III e IV são, respectivamente:

  • A.

    V; F; V; F.

  • B.

    F; V; V; F.

  • C.

    V; V; F; V.

  • D.

    F; V; V; V.

  • E.

    V; F; F; F.

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