Lista completa de Questões sobre Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Com relação ao Código de Ética Médica, especificamente sobre a relação com pacientes e familiares, é CORRETO afirmar:
O médico assistente não pode deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e os objetivos do tratamento, mesmo quando a comunicação direta possa provocar nesse paciente algum dano; em todos os casos, a comunicação deve ser feita ao seu responsável legal e, se for empregado, ao seu empregador.
O profissional médico está impedido de desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente perigo de vida.
O médico não tem o direito de renunciar ao atendimento, apesar da ocorrência de fatos que, a seu critério, prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional; antes, deve comunicar previamente ao paciente ou seu responsável legal, assegurando-se da continuidade dos cuidados e fornecendo-lhe todas as informações necessárias.
O médico não pode abandonar o paciente, ainda que por justa causa comunicada ao paciente ou a seus familiares. No entanto, há exceção: o médico pode abandonar o paciente caso este seja portador de moléstia crônica ou incurável.
Desde que seja para sua ascensão profissional, o médico pode se favorecer de situações decorrentes da relação médico-paciente para obter vantagem física, emocional, financeira, ou política.
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Energia Essencial - 2012
De acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética Médico, são feitas as seguintes afirmações:
I Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão;
II A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza;
III A Medicina deve ser exercida como comércio.
Quais afirmativas acima estão corretas?
apenas I e II
apenas I e III
apenas II e III
todas as afirmativas acima
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no Código de Ética Médica, julgue os itens a seguir.
É obrigatória a inscrição no atestado médico do código da CID relativo à doença sofrida pelo paciente, sendo essa medida fundamental para a homologação do atestado na empresa em que o paciente trabalha.
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com base no Código de Ética Médica, julgue os itens a seguir.
Caso seja solicitada por junta médica a emissão de parecer especializado sobre a capacidade laboral de um paciente, o médico assistente não pode negar-se a fornecer as informações relativas à condição clínica de seu paciente ao outro médico.
O Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como no exercício de quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Medicina. Escolha a alternativa INCORRETA:
Conforme o novo Código de Ética Médica, é direito do médico, EXCETO:
Indicar o procedimento adequado ao paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente.
Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.
Recusarse a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará imediatamente sua decisão ao Sindicato Médico do seu município.
O Código de Ética Médica contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive no exercício de atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como no exercício de quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Medicina. Em relação ao sigilo profissional, é vedado ao médico, EXCETO:
Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, em qualquer situação.
Permanece essa proibição mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido.
Permanece essa proibição quando de seu depoimento como testemunha. Nessa hipótese, o médico comparecerá perante a autoridade e declarará seu impedimento.
Permanece essa proibição na investigação de suspeita de crime, o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal.
Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em conformidade com os princípios éticos e legais da medicina do trabalho, é correto afirmar:
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com o código de ética médica, julgue os itens a seguir.
No processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico deve aceitar as escolhas expressas de seus pacientes, relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.
Legislação Federal - Novo Código de Ética Médica - Resolução CFM nº 1.931/2009 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com o código de ética médica, julgue os itens a seguir.
É direito do médico suspender suas atividades, individuais ou coletivas, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não lhe oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar imediatamente sua decisão ao conselho regional de medicina do qual faz parte.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...