Lista completa de Questões de Legislação Federal da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No Registro de Imóveis serão feitos o registro e a averbação dos títulos ou atos constitutivos, declaratórios, translativos e extintivos de direitos reais sobre imóveis reconhecidos em lei. Por ocasião do primeiro registro do imóvel a ser feito, o ato é denominado:
rogação;
escritura;
averbação;
matrícula;
translado.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
De acordo com o decreto-lei de 1938, ainda em vigor, toda sede de município ou de distrito é considerada cidade, independentemente do número de seus habitantes, condições de infra-estrutura ou serviços. Por outro lado, considera-se área "rural" a área externa ao perímetro urbano, sendo este último definido por lei municipal. Vários especialistas chamam a atenção para a fragilidade destas definições. No que diz respeito à população que sobrevive de atividades agropecuárias, analise as principais conseqüências dessas definições:
I - esconder a heterogeneidade em termos sociais e econômicos dos municípios brasileiros;
II - esconder a homogeneidade econômica e social das áreas rurais;
III - aumentar as dimensões do "Brasil rural";
IV - reduzir o "Brasil rural" a menos de 10% da população brasileira;
V - não tem implicações diretas.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e IV;
I, III e V.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O quadro abaixo resume a evolução da distribuição da posse da terra, no Brasil, segundo os Censos agropecuários, no período 1920-75. Ele relaciona, de um lado, grupos de estabelecimentos e, de outro, a percentagem da área correspondente a cada um deles.
A partir dos dados do quadro, analise as afirmativas a seguir:
I - Os 50% menores estabelecimentos têm sua participação relativa na área agrícola em constante diminuição.
II - A participação dos 10% maiores estabelecimentos na área agrícola cresceu mais ou menos na mesma proporção do que a área possuída pelos 1% maiores.
III - Os 1% maiores estabelecimentos viram sua participação na área agrícola crescer mais rapidamente que os estabelecimentos que se situam entre os 2 e os 5% maiores.
IV - A participação dos estabelecimentos que se situam entre os 5 e os 10% maiores estabelecimentos permaneceu estável no período analisado.
V - O crescimento da porcentagem da área agrícola em mãos do 1% de maiores estabelecimentos foi, no entanto, inferior à queda na participação dos 50% menores estabelecimentos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
I, II e V;
I, II, III e IV;
I, II, III e V;
II, III e V.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A desapropriação por interesse social tem por fim, EXCETO:
condicionar o uso da terra à sua função econômica;
promover a justa e adequada distribuição da propriedade;
obrigar a exploração racional da terra;
permitir a recuperação social e econômica de regiões;
incrementar a eletrificação e a industrialização no meio rural.
Legislação Federal - Legislação Agrária e Desenvolvimento Rural - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Segundo a legislação fundiária brasileira, analise as seguintes definições: As definições corretas são somente:
As definições corretas são somente:
II e III;
I, II e III;
I, III e V;
II, III e V;
III, IV e V.
Legislação Federal - Lei nº 10.233/2001 - Dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Agência Nacional de Transportes Aquav... - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Um dos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação é dotar o País de infra-estrutura viária adequada, conceito que é legalmente definido no Brasil como aquela infra-estrutura viária que:
Legislação Federal - Lei nº 601/1850 - Dispõe sobre as terras devolutas do Império. - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O problema fundiário no Brasil remete à criação das capitanias hereditárias em 1530. A independência do país em 1822 apenas confirmou o poder econômico e político dos latifundiários. Só no ano de 1850 foi implantada a Lei de Terras (Lei número 601) no Brasil com o objetivo de estabelecer dispositivos legais para o acesso à terra. Dessa forma, é correto afirmar que:
ao regulamentar o regime de propriedade fundiária, a Lei de Terras permitia a doação de lotes para escravos aforriados;
com a proibição do tráfico de escravos, que ocorreu no mesmo ano, a Lei de Terras provocou um incremento da pequena produção agrícola;
a Lei de Terras reforçou a interdição racial e religiosa no acesso à terra privilegiando os brancos e católicos;
a proibição do tráfico somada à Lei de Terras sepultou o mundo escravista e patriarcal e promoveu mudanças no perfil de distribuição de terras.
Legislação Federal - Lei nº 8.629/1993 - Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, previstos no Capítulo III, Título VII, da Constituição Federal. - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
No tocante às terras particulares, o Estatuto da Terra determina, EXCETO:
à propriedade privada da terra cabe intrinsecamente uma função social e seu uso é condicionado ao bem-estar coletivo previsto na Constituição Federal e caracterizado no próprio Estatuto da Terra;
o Poder Público promoverá a gradativa extinção das formas de ocupação e de exploração da terra que contrariem sua função social;
o Poder Público facilitará e prestigiará a criação e a expansão de empresas rurais de pessoas físicas e jurídicas que tenham por finalidade o racional desenvolvimento extrativo agrícola, agropecuário ou agroindustrial;
a implantação da Reforma Agrária em terras particulares será feita em caráter prioritário, quando se tratar de zonas críticas ou de tensão social;
a implantação da Reforma Agrária em terras particulares dependerá de prévia audiência pública e debates com a participação da população local e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade.
Legislação Federal - Lei nº 8.629/1993 - Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, previstos no Capítulo III, Título VII, da Constituição Federal. - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Nos termos da Lei nº 8629/93 que regula os dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, é INCORRETO afirmar que:
são suscetíveis de desapropriação para fins de reforma agrária a pequena e a média propriedade rural, mesmo que o seu proprietário não possua outra propriedade rural;
a propriedade rural que não cumprir a função social prevista em lei é passível de desapropriação;
a desapropriação por interesse social aplicável ao imóvel rural que não cumpra sua função social importa prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária;
não será passível de desapropriação, para fins de reforma agrária, o imóvel que comprove estar sendo objeto de implantação de projeto técnico que atenda a requisitos legais específicos;
a indenização é considerada justa quando refletir o preço atual de mercado do imóvel em sua totalidade.
Legislação Federal - Lei nº 8.629/1993 - Dispõe sobre a regulamentação dos dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, previstos no Capítulo III, Título VII, da Constituição Federal. - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A desapropriação por interesse social tem por fim, EXCETO:
condicionar o uso da terra à sua função econômica;
promover a justa e adequada distribuição da propriedade;
obrigar a exploração racional da terra;
permitir a recuperação social e econômica de regiões;
incrementar a eletrificação e a industrialização no meio rural.
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