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Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - Transparência, Controle e Fiscalização - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O Relatório de Gestão Fiscal é um dos instrumentos de transparência da administração previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sobre o relatório é correto afirmar que
será emitido ao final de cada trimestre pelo Chefe do Poder Executivo.
será publicado até 60 (sessenta) dias após o encerramento do período a que corresponder, inclusive por meio eletrônico.
contém demonstrativo das disponibilidades em caixa em todo relatório.
é facultativo para municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes.
contém comparativo entre o montante de concessão de garantias e os limites determinados pela LRF.
A Lei nº 101/2000 determina que integrará a Lei de Diretrizes Orçamentárias Anexo de Metas Fiscais em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, referentes ao resultado primário. Para o cálculo deste resultado são confrontadas as receitas fiscais e as despesas fiscais. Um item que NÃO compõe a receita fiscal é a receita oriunda de
impostos.
rendimento de aplicações financeiras.
contribuições.
serviços.
alienação de bens móveis.
A Lei de Responsabilidade Fiscal disciplina a renúncia de receita. É considerado como forma de renúncia de receita a
moratória.
compensação.
prescrição do crédito.
conversão do depósito em renda.
remissão.
Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF - Transparência, Controle e Fiscalização - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A Lei Complementar nº 101/00 estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Essa lei
disciplina a execução orçamentária, ao lado da Lei nº 4.320/64.
define plano plurianual e disciplina o seu conteúdo mínimo.
foi omissa quanto ao controle da despesa total com pessoal.
veda expressamente qualquer forma de operação de crédito por antecipação de receita orçamentária.
autoriza que o titular de Poder, nos dois últimos quadrimestres do seu mandato, contraia obrigação de despesa para ser cumprida no próximo exercício financeiro, desde que ingresse como restos a pagar.
A renúncia de receita vem disciplinada na Lei de Responsabilidade Fiscal. É INCORRETO afirmar que a renúncia de receita
recai também sobre a redução de alíquotas e base de cálculo que implique redução discriminada de tributos, especialmente sobre impostos de importação, exportação e sobre produtos industrializados.
pressupõe estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, dentre outros requisitos.
engloba, dentre outras formas, a anistia e a remissão.
não impede o cancelamento do débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.
precisa estar acompanhada de demonstração de que a receita foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária e que não afetará metas de resultado ou estar acompanhada de medidas de compensação.
Dentro da técnica de realização da despesa pública, considera-se empenho
a verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.
a verificação do direito do credor e a reserva do valor dentro da dotação orçamentária da previsão da receita no orçamento.
o documento que indica o nome do credor, a representação da importância da despesa e a dedução desta do saldo da dotação orçamentária.
o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Determina a Lei de Responsabilidade Fiscal que na execução orçamentária sejam identificados os beneficiários do pagamento de sentenças judiciais. Sobre esta exigência legal é correto afirmar que a
lei orçamentária anual tem que indicar os nomes dos beneficiários.
lei de diretrizes orçamentárias tem que trazer previsão dos nomes dos beneficiários que apresentaram o crédito até 31 de julho.
exigência se justifica para que seja respeitada a ordem de valores para pagamento dos precatórios.
identificação dos beneficiários será apresentada nas metas fiscais que acompanham a lei orçamentária.
referida identificação será feita por meio do sistema de contabilidade e administração.
Considerando a classificação das dívidas públicas quanto ao prazo de duração, a dívida pública adquirida por antecipação de receita classifica-se como dívida pública
fundada.
consolidada.
flutuante.
de investimento.
contratual.
Um determinado Município excedeu o limite de despesa com o seu pessoal ativo e inativo fixados na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em razão disso, decorrido o prazo para a adequação dessas despesas aos parâmetros legais,
o Prefeito respectivo não poderá se candidatar à reeleição.
o Município será passível de intervenção federal.
o Município não mais receberá repasses do Fundo de Participação dos Municípios, até que sobrevenha a regularização de seus gastos.
o Município não mais receberá repasses voluntários de verbas federais ou estaduais, enquanto permanecer acima do limite referido.
será nomeado interventor pelo respectivo Estadomembro, com poderes para, inclusive, exonerar, motivadamente, servidores estáveis.
Em relação aos Restos a Pagar e de acordo com a Lei nº 101/2000, é vedado ao titular do Poder Executivo, contrair obrigação de despesas que não possa ser cumprida integralmente ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito
nos últimos dois meses de cada exercício.
nos últimos dois trimestres do seu mandato.
nos últimos dois bimestres do seu mandato.
nos últimos dois quadrimestres do seu mandato.
no último quadrimestre do seu mandato.
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