Questões sobre Interpretação de Texto

Lista completa de Questões sobre Interpretação de Texto para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 21 a 26 referem-se ao Quadro europeu comum de referência (doravante QECR) para o ensino de línguas estrangeiras, documento elaborado pelo Conselho da Europa e publicado em 2001.

O QECR apresenta uma échelle de niveaux communs de référence. Os níveis de referência estabelecidos pelo QECR são

  • A.

    três.

  • B.

    quatro.

  • C.

    cinco.

  • D.

    seis.

  • E.

    sete.

Atenção: As questões de números 21 a 26 referem-se ao Quadro europeu comum de referência (doravante QECR) para o ensino de línguas estrangeiras, documento elaborado pelo Conselho da Europa e publicado em 2001.

De acordo com o texto,

  • A.

    apenas algumas tarefas se referem ao conhecimento de mundo do indivíduo.

  • B.

    toda tarefa mobiliza um conjunto de competências gerais do indivíduo.

  • C.

    as tarefas da vida cotidiana não são apropriadas para aprender uma língua.

  • D.

    o saber sociocultural é central na mobilização de aptidões do indivíduo.

  • E.

    as aptidões individuais não são aspectos marcantes para a realização da tarefa.

Atenção: As questões de números 21 a 26 referem-se ao Quadro europeu comum de referência (doravante QECR) para o ensino de línguas estrangeiras, documento elaborado pelo Conselho da Europa e publicado em 2001.

De acordo com o texto,

  • A.

    a avaliação dos objetivos atingidos é feita por meio da avaliação do que foi ensinado e baseia-se no curso realizado.

  • B.

    a avaliação da capacidade de um aluno é medida pelos trabalhos que foram ensinados durante uma semana ou um mês.

  • C.

    a avaliação do programa de curso está diretamente relacionada à performance e aos trabalhos e ações realizadas no mundo exterior.

  • D.

    as avaliações do mundo interior e do mundo exterior contribuem para o bom andamento do curso e dos níveis de aprendizado de cada aluno.

  • E.

    a avaliação do curso deve ser realizada em função da capacidade e do desempenho do aluno em exames e provas previstos no programa.

Atenção Leia o texto abaixo para responder às questões de números 27 e 28.

O pronome ceux, sublinhado no texto acima, refere-se a

  • A.

    styles cognitifs.

  • B.

    capacités de travail.

  • C.

    étudiants.

  • D.

    motivations.

  • E.

    diversité.

Atenção Leia o texto abaixo para responder às questões de números 27 e 28.

A expressão même si, sublinhada no texto acima, expressa uma ideia de

  • A.

    concessão.

  • B.

    consequência.

  • C.

    negação.

  • D.

    inferioridade.

  • E.

    simultaneidade.

Leia o trecho:

Segundo o texto, a avaliação das capacidades de um aluno deve ser realizada por meio de

  • A.

    testes de competências linguísticas para identificação dos erros do aluno.

  • B.

    medidas que apontem o que o aluno não aprendeu a fazer adequadamente.

  • C.

    exercícios de compreensão e produção escrita a partir do saber agir do aluno.

  • D.

    atividades da ordem do saber-fazer, saber-compreender e saber-produzir.

  • E.

    atividades de compreensão e produção oral a partir do saber-produzir do aluno.

Segundo o texto,

  • A.

    o manual comunicativo apresenta uma estrutura bem definida e com possibilidade de comprometimento afetivo do aluno.

  • B.

    a abordagem do manual pouco comunicativo compromete o envolvimento cognitivo e afetivo do aluno.

  • C.

    o manual pouco comunicativo apresenta uma abordagem estruturada, o que significa que as atividades comunicativas são satisfatórias.

  • D.

    a implicação cognitiva do aluno está diretamente relacionada à estrutura organizacional da comunicação no manual.

  • E.

    a redução de atividades comunicativas nos manuais comunicativos facilita a implicação cognitiva do aluno.

Considere as afirmações abaixo, baseadas no texto Teoria e prática na reconstrução da concepção de linguagem do professor de línguas de Solange Castro (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada, n.1, v.2, Belo Horizonte, 2002):

I. A formação de novos sistemas de pensamento do professor está relacionada às oportunidades de aprendizagem das quais ele participou ao longo de sua carreira.

II. A mudança de postura e da prática do professor ocorre de maneira espontânea e de acordo com as experiências atuais.

III. A reconstrução do conhecimento do professor ocorre dentro das relações sociais, em um processo no qual a linguagem tem papel fundamental.

IV. A integração teoria e prática dificulta a mudança no papel do professor que se sente pressionado a realizar transformações que o assustam.

V. A linguagem deve ser compreendida em sua função dialógica, no processo de construção de significados construídos pelos participantes.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    II, III e V.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I e V.

Atenção: As questões de números 33 a 36 referem-se ao texto Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, de Ana Maria Ferreira Barcelos (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7. n. 2, 2007).

Leia as afirmações abaixo:

I. A reflexão e a explicitação das crenças são fatores essenciais para que haja mudanças em relação a elas.

II. É preciso que haja uma desconstrução de algumas crenças para que outras possam ser incorporadas.

III. As crenças mais centrais de um indivíduo são baseadas em suas experiências atuais.

IV. Professores com muitos anos de experiência costumam ser menos resistentes a mudanças.

V. As crenças chamadas de “estimação” estão mais ligadas à identidade e à emoção de uma pessoa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, IV e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    III e V.

Atenção: As questões de números 33 a 36 referem-se ao texto Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, de Ana Maria Ferreira Barcelos (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7. n. 2, 2007).

Segundo Barcelos, a mudança verdadeira envolve alteração nas concepções e no comportamento, devendo portanto acontecer em três dimensões:

  • A.

    nos materiais, nas abordagens de ensinar e nas crenças.

  • B.

    no planejamento, na produção de materiais e na avaliação.

  • C.

    nas crenças centrais, nas crenças intermediárias e nas crenças periféricas.

  • D.

    nos valores, no contexto socioeconômico e nas crenças.

  • E.

    na reflexão, no comportamento e no contexto socioeconômico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...