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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir das estruturas e idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.
Esse tipo de texto não deve ser utilizado em aulas de língua portuguesa, porque pode influenciar negativamente a pronúncia dos alunos.
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Acerca do gênero textual e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho das linhas 5 e 6 pode ser reescrito, com correção gramatical, da seguinte maneira: É expressamente proibido a utilização dos elevadores que tiverem subindo pelos funcionários que desejarem descer.
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Com relação aos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
Como os textos tratam da mesma temática, a resposta de Ana Amélia Camarano, no texto II, poderia dar continuidade ao texto I, sem prejuízo da estrutura textual e respeitando-se a linguagem utilizada, desde que a oração "Eu acho que esse é outro engano" (l.3-4) fosse substituída por Essa percepção, entretanto, revela-se equivocada.
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Com relação aos textos I e II, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o desenvolvimento e a organização das idéias do texto I, depreende-se que "segmento que demanda maiores recursos monetários e cuidados humanos, afetivos e psicológicos" (l.8-10) e "segmento com idade avançada" (l.7) referem-se ao mesmo conjunto de indivíduos.
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Os fragmentos a seguir são trechos de um texto, adaptado de David R. Olson (Op. cit., p. 107-8), mas estão ordenados aleatoriamente.
I É isso que leva muitos dos que escrevem a pensar no alfabeto, erroneamente, como uma simples cifra do falado.
II Assim, para a pessoa que domina uma escrita alfabética, a fala parece composta de uma seqüência de fonemas, representados pelas letras do alfabeto.
III A escrita passou a ser tomada como modelo para a fala; tudo o que é representado na escrita se torna objeto de conhecimento ou percepção para a pessoa proficiente naquela escrita.
IV O alfabeto, em particular, é habitualmente elogiado pela sua capacidade de transcrever tudo o que pode ser dito, e de representar quaisquer intenções de quem fala ou escreve.
V Diferentemente das enunciações orais, que tendem a indicar tanto o que se disse como o modo como isso deve ser entendido, as enunciações escritas não tendem a especificar somente o primeiro aspecto.
VI Além disso, o modelo fornecido pela escrita tende a ser visto como uma representação completa do que é dito.
Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção correta.
O texto poderia ser corretamente iniciado tanto pelo fragmento I quanto pelo fragmento III.
Os fragmentos II e III, nessa ordem, poderiam iniciar o texto.
O fragmento VI, por iniciar-se com remissão a algo que já teria sido declarado, não poderia iniciar o texto.
Em uma seqüência coesa e coerente, os fragmentos II e VI, nessa ordem ou em ordem decrescente, poderiam iniciar o texto.
No fragmento V, o termo "o primeiro" remete à expressão "uma representação completa do que é dito", no fragmento VI.
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A respeito das estruturas lingüísticas do texto I, assinale a opção correta.
No segundo parágrafo do texto, o termo o que precede que (l.9), fato (l.10) e tempo (l.11) classifica-se como artigo nas três ocorrências.
O isolamento da expressão de forma mais particular (l.10) por meio de vírgulas tornaria o trecho gramaticalmente incorreto.
O pronome me (l.9) funciona como complemento indireto da forma verbal encanta (l.10).
No último período do texto, destaca-se o emprego do superlativo.
No terceiro parágrafo do texto, a conjunção portanto poderia substituir o termo assim (l.12), sem prejuízo para a coesão e a coerência textuais.
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Os itens a seguir, na ordem em que são apresentados, são partes contíguas e sucessivas de um texto adaptado de David R. Olson (O Mundo do Papel As Implicações Conceituais e Cognitivas da Leitura e da Escrita. Coleção Múltiplas Escritas. 1.a ed. São Paulo: Ática, 1997, p. 17). Julgue-os quanto à coerência e à correção gramatical.
I Não podem haver dúvidas de que uma característica importante das sociedades modernas é a ubiqüidade da escrita.
II Quase nenhum evento significativo, das declarações de guerra aos simples cumprimentos de aniversário, prescindem de documentação escrita apropriada.
III Os contratos são selados por meio de uma assinatura escrita: as mercadorias nos mercados, os nomes das ruas, as sepulturas tudo tem inscrições.
IV As atividades complexas são todas registradas, sejam em livros de modelos de crochê, sejam em manuais de programas de computador ou livros de receitas culinárias.
V O crédito de uma invenção depende do registro de uma patente escrita, bem como o de uma realização científica depende de sua publicação.
VI E dizem que o lugar que vão ocupar no céu ou no inferno dependem do que está escrito no Livro da Vida.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
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Com base na organização do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
As regras gramaticais da língua culta exigem que qualquer oração complementando o nome "consciência" seja iniciada pela preposição "de", como ocorre na linha 14 do texto; mas, se o complemento for apenas um nome, como, por exemplo, o pronome isso, a preposição deve ser omitida.
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A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens de 9 a 14.
Na linha 4, a função desempenhada por "qual", retomando "relação", corresponde à função do pronome que; por isso, preservam-se a correção gramatical e a coerência do texto ao se substituir "na qual" por em que.
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Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias do texto acima.
Mantém-se o respeito às regras da norma culta, ao se retirar do texto a preposição que antecede a conjunção em "de que" (L.8-9).{TITLE}
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