Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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Analise as frases.

I. “Conheço muitas pessoas que estão envelhecendo mal.” (1º§)

II. “Acabou, é claro, sem nenhum gemido ou resmungo.” (6º§)

III. “Nela o corte diário dos dias a vai consumindo.” (5º§)

IV. “Vai ver, a natureza deveria ter feito os homens envelhecerem diferente.” (6º§)

Os termos grifados são, respectivamente,

  • A. conjunção, pronome, artigo e artigo.
  • B. adjetivo, advérbio, preposição e artigo.
  • C. advérbio, preposição, pronome e artigo.
  • D. adjetivo, preposição, artigo e preposição.
  • E. advérbio, numeral, pronome e preposição.

Em “São críticos azedos, aliás estão ficando cítricos...” (1º§), a palavra “aliás” pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por

  • A. contudo.
  • B. portanto.
  • C. além disso.
  • D. no entanto.
  • E. de outro modo.

Analise as afirmativas abaixo, considerando o texto 1.

1. No primeiro parágrafo, o emprego de travessões indica um aposto enumerativo, podendo ser substituído pelo uso de parênteses.

2. No segundo período do texto, “e a exposição do fluxo psicológico dos personagens” funciona como oração coordenada aditiva.

3. Ao final do primeiro parágrafo, “que essa descoberta revela ao ser humano” funciona como oração subordinada adjetiva restritiva.

4. No primeiro parágrafo, “profundamente”, “repentina” e “aparentemente” funcionam como adjuntos adverbiais de modo.

5. Ao final do primeiro parágrafo, em “constituem os temas recorrentes da ficcionista”, o termo sublinhado funciona como objeto indireto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

A partir do texto 2, analise as afirmativas abaixo, considerando a norma culta da língua portuguesa.

1. Em “buscava uma saída”, o termo sublinhado está funcionando como objeto direto.

2. Em “fascinada pela certeza do ímã que me atraía”, o pronome oblíquo pode ser usado encliticamente.

3. No último período do texto, há uma relação de subordinação condicional representada pela expressão “tão… que”.

4. Em “Eu recuara até a medula de meus ossos, meu último reduto”, a vírgula é usada para isolar um aposto.

5. Os vocábulos “jᔠe “até” seguem a mesma regra de acentuação gráfica: são monossílabos tônicos terminados em “a” e “e”, respectivamente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

Com referência às características da redação oficial, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Qualidade e produtividade.
  • B. Clareza e concisão.
  • C. Formalidade e uniformidade.
  • D. Impessoalidade e padrão culto da língua.

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo de comunicação oficial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O redator da mensagem não é a fonte da mensagem.

( ) O emissor é quem envia a mensagem.

( ) A mensagem é o que a fonte deseja transmitir.

( ) O êxito da comunicação não depende do receptor, pois não cabe a ele decodificar a mensagem para o seu destinatário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F V V F.
  • B. F V F V.
  • C. V F F V.
  • D. V F V F.

Analise as seguintes afirmativas sobre as características da redação oficial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua.

( ) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.

( ) Os princípios fundamentais da administração pública não têm nada a ver com atos e comunicações oficiais.

( ) Concisão, clareza, objetividade e formalidade, aspectos necessários para a elaboração de expedientes oficiais, não contribuem para que seja alcançada a impessoalidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. F F V V.
  • C. F V F V.
  • D. V V F F.

Com relação ao emprego dos pronomes de tratamento e fechos de documentos de comunicação oficial, é INCORRETO afirmar que

  • A. Vossa Excelência é usado para autoridades dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.
  • B. Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares.
  • C. o fecho utilizado para autoridades superiores inclusive Presidente da República é Respeitosamente. E para autoridade da mesma hierarquia ou hierarquia inferior é, Atenciosamente.
  • D. Vossa Magnificência é empregada por força da tradição em comunicações dirigidas a arcebispos e bispos.

Analise as seguintes afirmativas sobre a utilização dos pronomes de tratamento na redação oficial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O tratamento Vossa Senhoria (V.S.ª) é utilizado para oficiais até coronel e funcionários graduados como diretores, chefes de departamento, chefes de divisão e chefes de seção.

( ) Vossa Excelência (V.Ex.ª) o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou Brasília em 1960.

( ) Dirijo-me a Vossa Senhoria (V.S.ª), senhor diretor, para elogiar o vosso discurso.

( ) Sua Excelência a presidente Dilma Rousseff tranquilizou os repórteres, dizendo que não faltaria energia à população.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F V F.
  • B. V F F V.
  • C. F V V F.
  • D. F V F V.

São múltiplos e variados os instrumentos de comunicação particular, oficial e empresarial, tais como ata, atestado, certidão, circular, comunicado, convite, convocação, edital, ofício, ordem de serviço, portaria, requerimento etc.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação da modalidade com o seu respectivo conceito, conforme apresentado por Martins e Zilberknop (2010).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 2 4 1 3.
  • B. 4 2 3 1.
  • C. 4 3 2 1.
  • D. 1 2 3 4.
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