Questões de Língua Portuguesa do ano 2014

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Os textos oficiais, por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:

  • A. Se observem as regras da gramática Lusitana.
  • B. Se observem as regras da gramática formal.
  • C. Se empregue um vocabulário comum à região em que o documento está sendo produzido.
  • D. Seu uso na redação decorre do fato de que ele está abaixo das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais.

Referente à redação oficial, é correto afirmar:

  • A. A pressa com que são elaboradas certas comunicações dificilmente compromete sua clareza.
  • B. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário.
  • C. As comunicações oficiais devem ser sempre informais.
  • D. A formalidade e a padronização fazem desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Assinale a opção em que, mantendo-se o elemento em destaque no plural, são feitas, em registro culto, as alterações rigorosamente necessárias.

  • A. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixaram de dar-lhes atenção, colo, carinho.
  • B. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixou de dar-lhe atenção, colo, carinho.
  • C. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-o uns adultos precoces. Deixou de dar-lhes atenção, colo, carinho.
  • D. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixou de dar-lhes atenção, colo, carinho.

Considere o trecho selecionado a seguir.

No trecho selecionado, o segundo e o terceiro períodos estabelecem, respectivamente, as seguintes relações de sentido:

  • A. causalidade e conclusão.
  • B. adversidade e explicação.
  • C. conclusão e adversidade.
  • D. explicação e causalidade.

Considere o período selecionado a seguir.

Assinale a opção em que a reescritura do trecho obedece às convenções relacionadas ao uso da vírgula.

  • A. Como esperar, contudo, que se enfatize num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • B. Como esperar contudo, que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • C. Como esperar, contudo que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • D. Como esperar, contudo, que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?

Respeitando-se as convenções da norma culta, a forma verbal “hᔠpode ser substituída por

  • A. “existem”.
  • B. “existe”.
  • C. “têm”.
  • D. “tem”.

Em relação aos elementos linguísticos destacados e numerados, é correto afirmar.

  • A. O segundo é partícula apassivadora e acompanha verbo na voz passiva.
  • B. O primeiro é pronome oblíquo e acompanha verbo na voz reflexiva.
  • C. O terceiro é partícula expletiva e acompanha verbo na voz ativa.
  • D. O quarto é pronome oblíquo e acompanha verbo na voz passiva.

Considere o trecho selecionado a seguir.

A oração em destaque evidencia a presença de

  • A. linguagem denotativa.
  • B. linguagem conotativa.
  • C. variante informal.
  • D. variante regional.

Em relação aos elementos linguísticos destacados e numerados, assinale a opção correta.

  • A. Cada um deles apresenta regência diferente.
  • B. Ambos apresentam a mesma regência.
  • C. O primeiro exige complemento com auxílio de preposição.
  • D. O segundo exige complemento sem auxílio de preposição.

Os elementos linguísticos “perplexa” e “precoce” têm, respectivamente, sentido de

  • A. “inconformada” e “rebelde”.
  • B. “amedrontada” e “problemático”.
  • C. “atônita” e “prematuro”.
  • D. “questionadora” e “insubordinado”.
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