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Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 1, mantêm-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao se substituir a estrutura Quando se pensa pelo segmento Ao se pensar.Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
No primeiro parágrafo, a partícula se, nas suas três ocorrências, funciona como índice de indeterminação do sujeito e pode ser posposta às formas verbais que a acompanham.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Em Paulo Freire acreditava que a melhor maneira de se ensinar é defender com seriedade e apaixonadamente uma posição (l.22-24), a oração introduzida por que exerce a função sintática de predicativo do sujeito Paulo Freire.Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
O trecho o problema central do homem não era o simples alfabetizar, mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade como detentor de uma cultura própria (l.27-29) constitui-se de duas orações coordenadas sindéticas e de uma oração subordinada reduzida de infinitivo.Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
No segmento o problema central do homem não era o simples alfabetizar, mas fazer com que o homem assumisse sua dignidade como detentor de uma cultura própria (l.27-29), seriam mantidas a correção gramatical e a coerência textual se fosse suprimida a forma com que se segue o verbo fazer e se fosse alterada a forma verbal assumisse por assuma.Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 2, o termo que poderia ser substituído por cujo, haja vista se tratar de pronome relativo referente ao educador e escritor Paulo Freire.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Seria correto flexionar no plural a forma verbal dedicou (l.3), que passaria, assim, a concordar com o núcleo do sujeito às ideias (l.2).Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
O segmento voltada para a formação (l.4) poderia ser corretamente substituído por direcionada à constituição, mantendo-se a correção sintática e a coerência textual.Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 71 a 79.
Na linha 8, a forma verbal implica aceita dupla regência, razão pela qual pode ser seguida por a, como no texto, ou por na, ao reger o elemento negação.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
Dispostos no primeiro parágrafo do texto, os vocábulos professor, portuguesa, caminha, corredores, maquiagem, palhaço, caprichada e ensino contêm grupos de duas letras que representam um só fonema, constituindo o que se denomina dígrafo, ou digrama.{TITLE}
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