Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
Na palavra artista-docente (l.11), para maior clareza gráfica, caso o hífen da translineação coincidisse, na partição da sílaba ao final da linha, com o hífen integrante da palavra composta, seria gramaticalmente correto repeti-lo, no início da linha subsequente, da forma a seguir: artista-/-docente.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
No segundo parágrafo, na oração que trabalham com a linguagem artística em suas práticas pedagógicas (l.12-13), há três palavras com a antepenúltima sílaba acentuada.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
Na linha 12, preserva-se a correção gramatical do período ao se substituir o pronome que por dos quais como forma de explicitação da relação entre esse pronome e o antecedente "educadores".
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
A supressão da vírgula imediatamente anterior ao enunciado que tem de dar conta de muita coisa (l.18-19) manteria a correção gramatical do período e os sentidos originais do texto.A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.
Em termos de estrutura textual, na crônica apresentada, utilizam-se, ficcionalmente, elementos que compõem a carta de natureza argumentativa e comercial.A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.
Na expressão Suponho que então brinque (l.12), o vocábulo então exerce função coesiva e, semanticamente, está vinculado a uma dimensão conclusiva do discurso do autor.A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.
As expressões Permito-me imaginar (l.11) e Suponho (l.12) possuem, no contexto em que aparecem, o mesmo valor semântico.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.
No segundo parágrafo do texto, é possível identificar um procedimento figurativo relacionado à personificação do cãozinho.Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 105 a 113.
A fim de conferir autoridade aos seus argumentos, o autor emprega majoritariamente uma linguagem técnica, com termos que advêm do jargão científico.Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 105 a 113.
No texto, o emprego reiterado dos pronomes pessoais eles e elas cumpre importante papel coesivo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...