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Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
As palavras guarda-chuva e sobrecarga são formadas pelo processo de aglutinação.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
As palavras língua, Júlio, início, série e convivência são classificadas ora como paroxítonas terminadas em ditongo crescente, ora como proparoxítonas eventuais ou relativas.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
Nas estruturas Com uma bengala na mão e um guarda-chuva na outra (l.1-2) e com dificuldade (l.3), a preposição com, em ambas as ocorrências, tem o mesmo conteúdo significativo e estabelece a mesma função relacional entre os termos do enunciado.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
No primeiro parágrafo, as formas Com, um, na, em, da, aos e dos são classificadas como monossílabos átonos.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
As formas Mauá e conteúdo são acentuadas em decorrência da mesma regra de acentuação gráfica.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
No enunciado o professor recorre ao palhaço Tinin para tornar as suas atividades com os alunos mais lúdicas (l.13-15), a forma verbal recorre indica que o professor contratou um palhaço como forma de melhorar as aulas de língua portuguesa, motivo pelo qual o emprego de suas provoca ambiguidade estrutural, pois se relaciona a dois referentes textuais.Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
A oração para tornar as suas atividades com os alunos mais lúdicas (l.14-15) está subordinada à oração anterior e indica a finalidade do que se declara na oração principal.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
No trecho Apesar de o palhaço ser mudo, ele passa as regras de convivência em sala de aula (l.16-17), a locução Apesar de introduz uma oração cujo fato nela reconhecido revela uma contradição e é subordinado ao fato enunciado na oração principal.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
A conjunção Enquanto (l.5) introduz uma oração subordinada adverbial que exprime um fato que é efeito ou consequência daquilo que se declara na oração principal.Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
O enunciado ele abre a porta da classe caracterizado da cabeça aos pés (l.5-6) configura um período simples, constituído de única oração.{TITLE}
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