Questões sobre Morfologia

Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O primeiro fragmento de cada opção abaixo foi adaptado do texto Famintos e milionários, editorial de Carlos José Marques, na revista Isto É, de 1º/7/2009. Assinale a opção que apresenta, no segundo fragmento, uma reescrita coerente e gramaticalmente correta para o trecho original.

  • A.

    Quase 40 milhões de pessoas passam fome no Brasil. No mundo, são mais de um bilhão de famintos. Isso significa que para cada seis pessoas que habitam o planeta hoje, uma não tem o que comer.

    No mundo, são mais de um bilhão de famintos; no Brasil, um contingente de quase 40 milhões de pessoas passam fome. Isso significa que um sexto das pessoas, que habita o planeta hoje, não têm o que comer.

  • B.

    A proporção brasileira é ainda pior. Os números absurdos, inaceitáveis no escopo de uma população que vive o século XXI, com avanços de toda ordem, foram divulgados recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

    A proporção brasileira é ainda pior: foram divulgados recentemente, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), números absurdos e inaceitáveis para uma população que vive o século XXI com avanços de toda ordem.

  • C.

    E justamente o Brasil, celeiro do mundo, líder da produção de alimentos em vários itens, maior exportador global de carne, maior produtor de soja, trigo e similares, traz índices típicos de terceiro mundo logo neste quesito.

    E justamente o Brasil, trazendo índices típicos de terceiro mundo logo neste quesito: o celeiro do mundo, líder da produção de alimentos em vários itens, maior exportador global de carne, maior produtor de soja, trigo e similares.

  • D.

    O Brasil também contribui com 131 mil milionários e está entre os dez primeiros na classificação de países com mais milionários. Até quando será possível viver indiferente ao estado de desnutrição de tantas pessoas? É plausível admitir um país das dimensões e riquezas do Brasil no bloco daqueles com maior disparidade?

    Na classificação de países com mais milionários o Brasil ocupa uma das dez primeiras posições: existe 131 mil. Pergunta-se até quando será possível viver indiferentemente ao estado de desnutrição de tantas pessoas e se é plausível admitir um país das dimensões e com as riquezas do Brasil no bloco daqueles com maior disparidade?

  • E.

    Se cada um parar para pensar sobre o que fazer, desencadeando uma corrente de solidariedade intercontinental, com ações concretas, haverá mais esperanças para o fim do flagelo da fome. É tudo uma questão de prioridades e o mundo tem de despertar para a constatação de que essa é a maior delas.

    Se cada um parar para pensarmos sobre o que fazer, e desencadear uma corrente de solidariedade intercontinental, que tenham ações concretas, terão mais esperanças para o fim do flagelo da fome. Como é tudo uma questão de prioridade, o mundo terá de despertar e constatar de que essa é a maior delas.

Para responder às questões 05 e 06, leia o seguinte texto.

Assinale a opção em que a alteração proposta para estruturas linguísticas do texto provoca erro gramatical e/ou incoerência textual.

  • A.

    Transformação do aposto "único material simbólico" (l. 7 e 8) em oração desenvolvida, escrevendo-se que são o único material simbólico.

  • B.

    Omissão da marca de temporalidade, retirando-se a ser de "a ser processado" (l. 8).

  • C.

    Inserção de artigo definido, em "diz respeito a fenômenos" (l. 10 e 11), escrevendo-se diz respeito aos fenômenos.

  • D.

    Omissão da indeterminação em "explica-se por algo" (l.13 e 14), escrevendo-se O comportamento da multidão explica algo.

  • E.

    Substituição do pronome "em que a autonomia" (l.15) por pronome com artigo, escrevendo-se no qual a autonomia.

Assinale a alternativa INCORRETA, em relação a:

"A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas está presente em quase tudo aquilo que define a identidade cultural do Estado..."

  • A.

    Em tudo aquilo que há pronomes; respectivamente, pessoal, relativo e possessivo.

  • B.

    A expressão em destaque deve ficar no singular, uma vez que há somente uma raça negra, uma branca e uma indígena; o plural do substantivo raças engloba as três.

  • C.

    Em a identidade cultural do Estado há, respectivamente, artigo definido, substantivo, adjetivo e locução adjetiva.

  • D.

    O substantivo miscigenação equivale a cruzamento inter-racial.

Assinale a alternativa gramaticalmente INCORRETA.

  • A.

    Mensalmente são enviadas 80.0000 cordas de caranguejos ao Porto de Tatus.

  • B.

    Envio-lhes um ofício e, anexas, informações sobre a Ilha dos Lençois.

  • C.

    Assisti o documentário sobre os catadores de caranguejos, onde eles seguem de madrugada, de canoas, para escondidos igarapés.

  • D.

    A fim de recolher os caranguejos entre a lama e as altas raízes dos manguezais, os catadores ali permanecem o dia todo, camuflados e mergulhados.

O significado morfológico de uma palavra pode depender do contexto em que ela se encontra. Observe o emprego de menos, nas frases abaixo.

I. Implica menos dinheiro, fama e projeção social. (7)

II. Esqueço tudo, menos os bons momentos passados a bordo de uma gaiola, no Parnaíba.

III. Há pais que se preocupam menos com os filhos do que deveriam.

IV. Minha família foi à deslumbrante Ilha de São Pedro, menos meu avô.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego de menos.

  • A.

    Em II é substantivo.

  • B.

    Em IV é preposição.

  • C.

    Em III é advérbio.

  • D.

    Em I é pronome indefinido.

Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto à correção gramatical de cada um deles.

Ao menos dois carros, que estavam no estacionamento, e uma casa da vizinhança foram atingidos. Não houve feridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto à correção gramatical de cada um deles.

O grupo levou armas, drogas e destruiu arquivos. Artefatos esplosivos foram detonados no interior do predio. Pouco antes, vizinhos contam, que ouviram o barulho de um carro saindo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que os fragmentos apresentados nos itens seguintes são trechos sucessivos e adaptados de um texto publicado na Folha de S.Paulo em 11/11/2008, julgue-os quanto à correção gramatical de cada um deles.

Na madrugada de ontem, uma caminhonete chegou a delegacia de investigações sobre entorpecentes, em Botucatú. Um grupo de oito homens sairam do veículo, arrombaram uma das portas e invadiram a delegacia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 16 e 17 referem-se ao texto que segue.

O fragmento acima está sintetizado de maneira clara e correta em:

  • A.

    A colonização − fruto, efetivamente, do desejo de domínio − realizou-se de maneiras possivelmente distintas, mas também associadas: apresentou-se, em muitos momentos, sob o signo da religião, convivendo com a motivação política; a motivação econômica firma-se no século XVII, quando a expansão ultramarina é considerada privilégio de toda uma nação (a inglesa).

  • B.

    É passível que as colonizações sejam diferentes, mas se entrelacem, pois seu objetivo é igual − dominar povos; o imperialismo religioso dos árabes, dos católicos e protestantes, companheiro dos interesses político e econômico posterior a 1651, antes da "era imperialista", acaba no monopólio com a Inglaterra sobre a expansão ultramarina.

  • C.

    A colonização, como a história mostra, é uma forma de cruzada, assumida de modo semelhante em alguns momentos − como no caso das várias religiões −, mas sempre significando domínio de outros povos; as expedições religiosas conviveram bem com o jogo político das nações, e que tardou com os interesses econômicos: estes dependeram da chegada de 1651 para surgir com vigor, sob o domínio inglês.

  • D.

    Alternando, a colonização foi, nas etapas históricas, assumindo procedimentos distintos e camuflando a sua verdadeira causa: várias vezes de ordem religiosa, outra política e outra econômica; esta é resultado dos interesses que passaram dos comerciantes para a nação inglesa como um todo, antes de surgir o imperialismo propriamente dito.

  • E.

    O domínio dos outros povos gerou a expansão da colonização que variou de forma, inclusive superpondo causas: das diferentes religiões, que o poder político acompanhou até o surgimento do interesse econômico, em 1651, quando a navegação, direito dos comerciantes, passou a ser da Inglaterra.

 

Julgue os itens de 12 a 15, a respeito da organização das ideias no texto acima.

O desenvolvimento da argumentação permitiria usar os termos "esse jogo" (l.15) e "essa oscilação" (l.16) no plural, sem prejudicar a coerência entre os argumentos e o respeito às regras gramaticais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...