Questões sobre Morfologia

Lista completa de Questões sobre Morfologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Julgue os itens de 12 a 15, a respeito da organização das ideias no texto acima.

Para evitar o uso de muitas preposições no mesmo período sintático e deixar o texto mais conciso e objetivo, a retirada da preposição do termo "em que" (l.8) preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A frase que está em total conformidade com o padrão culto escrito é:

  • A.

    A sua crescente habilidade para o diálogo ao mesmo tempo franco e polido foi atribuído aos ambientes em que frequentava por conta da profissão.

  • B.

    Não vai fazer diferença, a essa altura, os pareceres desfavorável ao projeto, pois grande parte dos consultores reconheceu a possibilidade de implementá- lo.

  • C.

    Esses argumentos em estilo tão requintado é fatal para convencer aqueles que os consideram mais pela aparência que pela consistência, que é um grande equívoco.

  • D.

    Em favor à ideia ele expôs uma dezena de fatores, cujo teor poucos tinham tido acesso antes da polêmica reunião.

  • E.

    O foco dos debates era aquela teoria, e ninguém dentre eles poderia alegar que não fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situações embaraçosas.

Está clara e em total conformidade com o padrão culto escrito a seguinte redação:

  • A.

    A comparação que os artistas fizeram entre as duas peças foi possível perceber que materiais distintos exigem a mesma dedicação, ainda que especificidades sejam atendidas de outra maneira.

  • B.

    O talentoso pintor, aos 13 de idade, partilhou com o trabalho do mestre por 7 anos, experiência que rendeu conhecimento de recursos expressivos que dispôs em produções posteriores.

  • C.

    Aludiu de maneira discreta àquele que o havia contestado, mas reconheceu tanto a pertinência quanto a importância do discordar, pois a isso, muitas vezes, devem-se avanços na ciência.

  • D.

    As ações levadas a efeito pelo grupo junto aos jovens possibilitaram reconhecimento e respeito de seus direitos, o que lhes mobilizou a dar transparência ao movimento e resultados.

  • E.

    A rapidez das ações é relevante para essa iniciativa, aonde o sucesso depende da interferência imediata, pois, caso uma das atitudes for adiada, muito, muitas etapas mesmo, se deixariam sem resolver.

E se todos os carros fossem elétricos? Fazem-se muitas conjecturas a respeito dessa questão. Entre elas, encontram-se as apresentadas nos itens seguintes, que devem ser julgados quanto à correção gramatical.

I O ar, nas cidades, ficariam melhor que em feriado popular; já se sabem que os carros elétricos não soltam nada pelo escapamento, coisa que nem tem.

II As avenidas ficariam bem mais silenciosas, já que carros assim não fazem barulho, fora o buzinaço que não vai acabar nunca.

III É obvio que uma mudança dessas deixaria os países do mundo menos dependente de petróleo.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • E. Todos os itens estão certos.

Instruções: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.

Afirma-se com correção que, no segundo parágrafo do texto,

  • A.

    (linha 17) houve um deslize com relação ao padrão culto escrito – os testemunhos –, pois "testemunha" é palavra usada somente no feminino.

  • B.

    (linha 19) houve deslize com relação ao padrão culto escrito – formou –, pois a única forma aceita como correta é "formaram-se".

  • C.

    (linha 21) os dois-pontos introduzem citação direta do depoimento de uma testemunha.

  • D.

    (linhas 28 e 29) a determinação de Príncipes − algum entre todos os Príncipes do Mundo de que se tem notícia − inclui uma condição restritiva.

  • E.

    (linha 29) o pronome as (tê-las) remete a tão maravilhosas.

Atenção: As questões de números 11 a 19 referem-se ao texto que segue.

Crônicas? Muita gente está habituada a ler crônicas, mas nem todos concedem às crônicas um valor equivalente ao de outros gêneros; alegam faltar às crônicas a altitude de um romance, e deixam de reconhecer as crônicas como vias de acesso imediato à poesia do dia-a-dia.

Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A.

    lê-las − concedem-nas − faltar a elas − as reconhecer

  • B.

    as ler − concedem-lhes − lhes faltar − reconhecer- lhes

  • C.

    as ler − lhes concedem − faltar-lhes − lhes reconhecer

  • D.

    lê-las − lhes concedem − faltar-lhes − reconhecêlas

  • E.

    ler a elas − as concedem − lhes faltar − reconhecê- las

De acordo com as regras da concordância nominal, analise as placas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Com relação às mensagens, as placas I e II são contraditórias quanto à concordância nominal.

  • B.

    A contradição entre os dizeres das duas placas se dá porque, embora o substantivo apresente o artigo a, o adjetivo "proibido" varia a flexão de gênero.

  • C.

    Ambas as placas estão corretas, porque a expressão "é proibido" pode variar quanto ao gênero masculino ou feminino.

  • D.

    Apenas a mensagem da placa II está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

  • E.

    Se fosse "É proibido entrada de bicicletas.", estaria correto, mesmo havendo a sequência proibido (mas.) / entrada (fem.).

Leia esta frase, retirada do terceiro parágrafo do texto.

Segundo a classificação, estrutura e formação das palavras, nela está(ão) presente(s)

  • A.

    três artigos.

  • B.

    apenas um substantivo e um adjetivo.

  • C.

    duas palavras formadas por sufixação.

  • D.

    uma preposição e um verbo no tempo pretérito imperfeito do indicativo.

  • E.

    um verbo, em cuja estrutura aparece somente o radical e a desinência de modo.

Considerando as frases e períodos do texto, conclui-se que

  • A.

    a fala "Não posso" é uma passagem do texto que comprova a posição neurótica e irracional da personagem. A ausência de pontuação comprova isso.

  • B.

    na frase "O umbigo ainda pendente, o bebê mole no calor, largado no colo da mãe...", as palavras grifadas são substantivos que auxiliam na construção enfática dada pela autora.

  • C.

    o penúltimo parágrafo é elaborado com períodos compostos, cujo objetivo é a construção de frases curtas e reflexivas.

  • D.

    a frase "Moça, chama-me o chão" contém, sintática e respectivamente, vocativo, verbo bitransitivo, objeto direto e indireto.

  • E.

    no período "Fala coisas que não entendo.", os sujeitos são simples e explícitos em ambas as orações.

Ainda com base no texto, a classe da palavra está corretamente indicada na alternativa:

  • A.

    o (l. 35) = pronome demonstrativo.

  • B.

    escolha (l. 10) = substantivo.

  • C.

    os (l. 20) = artigo definido.

  • D.

    fumante (l. 11)= adjetivo.

  • E.

    uso (l. 2) = verbo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...