Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
A compreensão do texto por parte do revisor é critério suficiente para que sejam avaliadas a clareza e a objetividade de um expediente oficial.Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
Em expedientes dirigidos a autoridades tratadas por Vossa Excelência, tais como os secretários de estado dos governos estaduais, emprega-se o vocativo Excelentíssimo Senhor.Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
O ofício e o memorando são documentos que têm estruturas semelhantes, mas finalidades distintas.Considerando as normas de redação oficial, assinale a opção correta.
O uso do padrão culto da língua deve ser evitado nas redações oficiais, pois dificulta o entendimento dos textos por parte da população em geral.
A redação de um documento oficial deve visar primordialmente o entendimento da mensagem pelo seu remetente, para quem, de fato, ela é importante.
O registro de impressões pessoais nas comunicações oficiais não deve ocorrer, ainda que o expediente apresente signatário e destinatário identificados nominalmente.
Como forma de uniformizar as comunicações oficiais, emprega-se o mesmo vocativo em todas elas, independentemente de seu destinatário
Todos os expedientes oficiais devem seguir a mesma diagramação.
Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
Apenas ministros de estado podem expedir avisos, que são destinados a autoridades de mesma hierarquia.Acerca da redação de expedientes oficiais, julgue os itens que se seguem.
Para uniformizar certos expedientes, adota-se diagramação denominada padrão ofício, na qual se incluem, entre outros, local e data, assunto, destinatário, texto e fecho.A partir do exemplo de parte de uma correspondência oficial apresentado acima, julgue os itens seguintes.
Se a comunicação acima se desse por meio de correio eletrônico, o cumprimento de certos aspectos formais como uso de parágrafos e espaçamento entre linhas não seria obrigatório.A partir do exemplo de parte de uma correspondência oficial apresentado acima, julgue os itens seguintes.
No lugar de Ministro, poderia ser utilizado o nome completo do receptor da comunicação, uma vez que seu cargo já teria sido incluído no destinatário do documento, que é parte inicial obrigatória de expedientes oficiais.Ao dirigir-se ao vigário, no 23º parágrafo, Libório, na informalidade de sua linguagem, não observou o princípio da uniformidade de tratamento: "Dê cá o meu conto de réis, seu vigário, tenha paciência. Faça como o seu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfola os pobres." Dando-se ao trecho o tratamento "tu", de maior formalidade, a forma correta, de acordo com as normas em vigor, é:
Dá cá o meu conto de réis, seu vigário, tende paciência. Fazei como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfolas os pobres.
Dai cá o meu conto de réis, seu vigário, tem paciência. Faz como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfoles os pobres.
Dês cá o meu conto de réis, seu vigário, tenhas paciência. Façais como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfolai os pobres.
Dá cá o meu conto de réis, seu vigário, tem paciência. Faze como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfoles os pobres.
Deis cá o meu conto de réis, seu vigário, tenhas paciência. Faças como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfolais os pobres.
A forma de tratamento usada por Libório na fala "Vossemecê fala desse modo porque tem poderes, governa a freguesia" (11º parágrafo) é, na verdade, uma forma modificada pelo linguajar popular do tratamento antigo "Vossa Mercê", hoje usado na forma "Você". De acordo com as normas de tratamento em vigor, para se dirigir a um sacerdote, o falante deve usar a forma Vossa Reverendíssima ou Vossa Reverência. Por outro lado, dirigindo-se a uma autoridade do Poder Judiciário, o falante deve usar a forma de tratamento:
Vossa Senhoria;
Vossa Excelência Meritíssima;
Vossa Eminência;
Vossa Magnificência;
Vossa Excelência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...