Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical na transcrição do texto abaixo.
1
2
3
4
5
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Cristina Spera, disponível em http://www1.ethos. org.br/EthosWeb/pt/4774/servicos_do_portal/noticias/ itens/(acesso em 2/11/2010).
Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta no que se refere ao uso dos sinais de pontuação.
Desde o século V a.c., na Pérsia, sabe-se que, os ventos podem gerar energia limpa e abundante. É de lá que vem o moinho de vento, invenção originalmente utilizada para mover água; e irrigar os campos de arroz e trigo.
Os mecanismos básicos que movimentam os moinhos não mudaram desde então; o vento atinge uma hélice que, ao movimentar-se, gira uma polia que, impulsiona outro equipamento. Na antiguidade um monjolo. No século XXI, um gerador de eletricidade.
O vento é o resultado da diferença de temperatura entre água e terra, planícies e montanhas, nas regiões tropicais, equatoriais e polares. A força do vento e a quantidade de energia nele contida depende da época do ano, da hora do dia e da vegetação e topografi a do local.
Os séculos que separam o moinho persa dos atuais parques eólicos foram marcados por grandes descobertas científicas. Elas, inclusive explicaram o que é vento. Não é, o sopro dos deuses, como os antigos imaginavam.
O litoral brasileiro, por suas características é considerado: um local abençoado por ventos que podem gerar milhões de quilowatts de energia elétrica. Desde os anos 1990 há empreendedores, fincando hastes e hélices em alguns locais especialmente beneficiados pelos regimes de ventos, como o litoral de Santa Catarina e o do Ceará.
Assinale a opção em que o trecho do texto de Emir Sader (A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana) foi transcrito com correção gramatical.
Atualmente, as alternativas de contraposição a hegemonia enfrentam os dois pilares centrais do sistema dominante: o modelo neoliberal e a hegemonia imperial estadunidense. É no confronto com aqueles que se tem de medir o processo de construção de "outro mundo possível", para se analisar seus avanços, revezes, obstáculos e perspectivas.
De certa maneira, pode-se resumir os eixos que articulam o poder atual no mundo à partir de três grandes monopólios: o das armas, o do dinheiro e o da palavra. O primeiro reflete a política de militarização dos conflitos, em que os Estados Unidos acreditam dispor de superioridade inquestionável.
A região tem-se mostrado refratária a política de guerra infinita promovida pelos Estados Unidos. Internamente, a Colômbia, epicentro regional da política estadunidense, permanece isolada. No entanto, em seu conjunto, a América Latina produziu espaços de autonomia relativa no tocante a hegemonia econômica e política dos Estados Unidos, o que a torna o elo mais frágil da cadeia neoliberal no século XXI.
O terceiro trata-se do monopólio da mídia privada no processo – profundamente seletivo e antidemocrático – de formação da opinião pública. Palco inicial da implantação do modelo neoliberal e sua vítima privilegiada, a América Latina passa por uma espécie de ressaca do neoliberalismo, com governos que rompem com o modelo e com outros que buscam readequações que lhe permitam não sucumbir com ele.
O segundo retrata a política neoliberal de mercantilização de todas as relações sociais e dos recursos naturais, que tem buscado produzir um mundo em que tudo tem preço, tudo se vende, tudo se compra e cuja utopia são os grandes centros de compras.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense de 7/1/2009.
Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
O balanço assusta e, ao mesmo tempo, causa indignação. Foram 7.140 acidentes nos 61 mil quilômetros das rodovias federais. O saldo: 435 mortos e 4.795 feridos.
Divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, os números da Operação Fim de Ano, em vigor de 20 de dezembro a 4 de janeiro, demonstram, com clareza, que muito ainda precisa ser feito para que o asfalto não mate nem aleije.
A história se repete com monotonia. Ano após ano, o balanço de acidentes nas estradas registram números ascendentes. Neste fim de 2008 e início de 2009, o enredo não mudou.
Pelos autos de infração, é possível concluir que a tragédia não se deve a imperfeições no asfalto, iluminação ou sinalização. Deve-se, sobretudo, a falhas humanas.
Das 171.265 violações, 99.435 tiveram como causa o excesso de velocidade; 1.043, embriaguez. Ao ligar a chave de ignição, o condutor precisa ter uma certeza: ele tem uma arma nas mãos.
Assinale a opção que apresenta proposta de substituição correta de palavra ou trecho do texto.
"Há"(ℓ.1) por "Existe".
"que têm a vocação do crescimento"(ℓ.1) por "cuja vocação de crescimento".
"No afã de querer"(ℓ.9) por "No equívoco de visar".
"E a resultante, quando não é"(ℓ.2 e 3) por "E se caso a resultante não seja".
"mas sem a vocação da espera"(ℓ.2) por "mas não, a da espera".
Com base no texto, assinale a opção incorreta.
O segmento "presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP)"(ℓ.10) está precedido por vírgula por tratar-se de aposto.
A expressão "capilaridade"(ℓ.6) está sendo empregada com o sentido de ramificações múltiplas, presença bem distribuída geograficamente.
A expressão "adventício"(ℓ.3) está sendo empregada com o sentido de antigo, tradicional.
A forma verbal "Facilitaram"(ℓ.11) está no plural porque concorda com o sujeito composto que está em posição subsequente.
O emprego da preposição em "de ignorar"(ℓ.14 e 15) justifica-se pela regência de "opção".
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto adaptado do Jornal do Brasil, Editorial, 7/10/2009.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...