Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta em relação ao texto.
A eliminação de "do" em "do que televisores"(ℓ.15 e 16) mantém a correção gramatical do período.
Em "Chegou-se"(ℓ.10), o "-se" indica voz passiva.
O termo "Mas"(ℓ.11) insere no texto uma relação de comparação.
O emprego de sinal indicativo de crase em "à internet" (ℓ.1) justifica-se pela regência de "brasileiros".
A presença de preposição em "previsões de que" (ℓ.17) decorre da regência de "justifica".
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Subentende-se no trecho "na de produtos manufaturados"(ℓ.3 e 4) a elipse da palavra "queda" após "na".
O termo "pois"(ℓ.5) estabelece no período uma relação de consequência.
O termo "quando"(ℓ.16) estabelece no período uma relação de condição.
Estaria gramaticalmente correta a redação para a linha 13: Não se podem esperar.
Mantém-se a correção gramatical do período e suas informações originais ao se substituir a expressão "ante o"(ℓ.5) por qualquer uma das seguintes: em relação ao, diante do, frente ao.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Em "possa se manter"(ℓ.2) o pronome "se" indica sujeito indeterminado.
O termo "causada"(ℓ.4) está no singular e no feminino porque concorda com "esperança"(ℓ.1).
O termo "enquanto"(ℓ.13) confere ao período uma relação de consequência.
Em "se tornaram"(ℓ.10) o pronome "se" indica voz passiva.
O segmento "que provocam o efeito estufa pela indústria"(ℓ.6 e 7) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O emprego da primeira pessoa do plural em "Estamos" (ℓ.1), "nos"(ℓ.3) e "termos"(ℓ.9) é um recurso retórico que tem como efeito buscar o envolvimento do leitor no texto.
A substituição de "em que"(ℓ.10) por no qual mantém a correção gramatical e as informações originais do período.
O termo "falha"(ℓ.7) funciona como um adjetivo que caracteriza o substantivo "regulação".
A expressão "sua construção"(ℓ.4 e 5) refere-se ao antecedente "banco Lehman Brothers".
A expressão "seu funcionamento"(ℓ.13) refere-se ao antecedente "mercados financeiros"(ℓ.11).
Assinale a opção que transcreve informações sobre o folclore paulista com total correção gramatical e construção sintático-semântica coerente e coesa.
Festa do Divino. A devoção ao Divino Espírito Santo constitui-se em um dos fortes núcleos das devoções populares em São Paulo. Herança do colonizador português, exterioriza-se de diversas formas, resultando sempre grandes festas, sendo estas das mais cheias de pompa e espetacularidade, a partir dos tempos do Brasil Colônia.
Encontro de Batelões. No Médio Tietê, no principal dia da Festa do Divino, acontecem os encontros fluviais das Irmandades do Divino em batelões – grandes barcos capaz de transportarem, em alguns casos, até 40 pessoas. Neles, os Irmãos do Divino seguiam de pouso em pouso (os sítios na zona rural que acolhem a bandeira/folia, dando-lhes pernoite).
Romarias. Um traço que se destaca na cultura tradicional em São Paulo são as romarias: a pé, de bicicleta, a cavalo, de charrete, de moto, de carro, em ônibus. Há romeiros que carregam cruzes por uma distância algumas vezes superiores a 100 quilômetros. São também numerosas as romarias a cavalo, com organizações internas, que chegam a ser complexas em alguns casos, verdadeiras instituições que congregam grande número de afi liados, acima de 1500 cavaleiros, e que peregrinam regularmente, algumas delas bem longevas.
Encontro de Folia de Reis. É tão expressiva a presença das Folias de Reis no Norte e Noroeste paulista em que muitos dos municípios da região realizam grandes Encontros de Folias de Reis e chegam a mobilizar acima de 50 grupos em cada um, afluxo de devotos e fartura de comezainas.
Cavalarias ou Cavalhadas. Reunião ou marcha de cavaleiros com finalidade religiosa ou de lazer, as cavalarias têm sua expressão mais significativa nas inúmeras romarias a cavalo e nas cavalarias de São Benedito. Com orgulho, cavaleiros e amazonas de todas as faixas etárias e classes sociais participam dos mais variados eventos populares, que acontecem à parte do universo country.
Assinale a opção que reúne os enunciados abaixo em um período sintática e semanticamente coerente, coeso e gramaticalmente correto.
Dado serem as empresas um sistema social composto por pessoas que têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas, tornam os conflitos organizacionais que ocorrem na situação de trabalho inevitáveis.
O fato de as empresas serem um sistema social composto por pessoas com suas características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas, faz com que os conflitos organizacionais (os que ocorrem na situação de trabalho) sejam inevitáveis.
Pessoas com características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas tornam os conflitos organizacionais, aqueles que ocorrem na situação de trabalho, inevitáveis – o que tornam as empresas um sistema social composto.
A inevitabilidade dos conflitos organizacionais – aqueles que ocorrem na situação de trabalho – se dá porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas, que têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas – fato que torna os conflitos organizacionais inevitáveis.
Os conflitos organizacionais – os que ocorrem na situação de trabalho – são inevitáveis uma vez que as pessoas que têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas trabalham em empresas que constituem um sistema social composto por pessoas.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
O emprego de sinal indicativo de crase em "à sua atividade"(ℓ.6 e 7) justifica-se pela regência de "recursos", que exige preposição "a" e pela presença de artigo definido feminino antes de "sua".
A expressão "da qual"(ℓ.3) refere-se a "outorga de direito de uso da água"(ℓ.1).
Mantém-se a informação original do período substituindo- se "tendo em conta"(ℓ.8) por considerando.
O segmento "que banham mais de uma unidade da federação"(ℓ.10 e 11) é uma oração adjetiva restritiva.
O verbo "autorizar"(ℓ.4) está empregado, no texto, com a mesma predicação verbal que apresenta na frase: O diretor autorizou-nos a tirar férias em fevereiro.
Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta.
O emprego do sinal indicativo de crase em "à sua construção"(ℓ.6) é opcional porque é opcional a presença de artigo definido singular feminino antes de "sua".
Em "torna-se"(ℓ.12), o "-se" indica sujeito indeterminado.
A forma verbal "têm"(ℓ. 8) está no plural porque concorda com "os países desenvolvidos".
Mantém-se a correção gramatical do período se a conjunção "No entanto"(ℓ.14) for substituída por qualquer uma das seguintes: Porém, Todavia, Entretanto, Contudo.
Estaria gramaticalmente correta a substituição de "uma vez que"(ℓ.16) por porquanto.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A substituição de "cerca de"(ℓ.1) por acerca de mantém a correção gramatical do período.
A eliminação de "para" antes de "abastecer"(ℓ.4) prejudica a correção gramatical do período.
A palavra "arcabouço"(ℓ.8) está sendo empregada com o sentido de estrutura, esquema.
A substituição de "se pautou"(ℓ.8) por se orientou prejudica a correção gramatical do período.
A palavra jusante(l.10) tem o mesmo significado de montante.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...