Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pichação é uma das expressões mais visíveis da invisibilidade humana. São mais do que rabiscos. São uma forma de estabelecer uma relação de pertencimento com a comunidade - mesmo que por meio da agressão - e, ao mesmo tempo, de dar ao autor um sentido de auto-identidade.
(Gilberto Dimenstein, Folha de S. Paulo, 21/01/2006)
Sobre esse trecho, são feitas quatro declarações. Analise-as e assinale, a seguir, a opção correta em relação a elas.
I. A norma escrita culta permite também uma outra forma de concordância na expressão partitiva da primeira linha, que é: uma das expressões mais visível.
II. Nos dois períodos iniciados pela forma verbal ''São'', a concordância verbal se faz com o predicativo do sujeito.
III. O verbo ''dar'' na penúltima linha, está empregado como bitransitivo, constando da frase seus dois objetos: o direto e o indireto.
IV. Os dois verbos antecedidos de preposição: ''de estabelecer...'' e ''de dar''. coordenados entre si, estão subordinados ao mesmo termo.
A opção correta é:
São verdadeiras as quatro declarações.
São verdadeiras apenas duas declarações: II e IV.
Apenas III e IV são declarações verdadeiras.
Três declarações são verdadeiras: II, III e IV.
A I é a única declaração verdadeira.
Assinale a opção incorreta.
Infere-se das informações do texto que o orçamento é composto também de contas e números.
A substituição de "são alocados"(l. 7) por se aloca mantém a correção gramatical do período.
O emprego da vírgula após "Estado" (l. 11) justifi ca-se por isolar oração adjetiva explicativa.
A expressão "tempestivamente" (l.13) está sendo empregada no sentido de oportunamente, no tempo certo.
Nas orações "Se as receitas previstas forem arrecadadas tempestivamente, as despesas forem realizadas de acordo com o planejado", tem-se o emprego da voz passiva com agente indeterminado.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As questões 04 e 05 tomam o seguinte texto como base:
Os seres humanos diferem dos animais principalmente
pela capacidade de acumular conhecimento. Mas não
são capazes de controlar seu destino nem de utilizar a
sabedoria acumulada para viver melhor. Nesses aspectos
somos como os demais seres. Através dos séculos, o ser
humano não foi capaz de evoluir em termos de ética ou de
uma lógica política. Não conseguiu eliminar seu instinto
destruidor, predatório. No século XVIII, o Iluminismo
imaginou que seria possível uma evolução através do
conhecimento e da razão. Mas a alternância de períodos
de avanços com declínios prosseguiu inalterada. Regimes
tirânicos se sucederam. A história humana é como um
ciclo que se repete, sem evoluir.
(John Gray,
Contagem regressiva, Época, 26 de dezembro de 2005, com adaptações)Assinale a opção em que a retirada do termo sublinhado no texto resulta em erro gramatical ou em incoerência textual.
de
uma lógica
que seria
períodos de
se
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os seguintes fragmentos foram adaptados do texto Opinião alheia não interessa, de Márcia De Luca, (Revista GOL, novembro de 2005). Assinale a ordem em que devem ser escritos para que componham um parágrafo coerente e coeso.
( ) Como isso não acontece, o ego sofre; egos inflados dependem de uma constante entrada de mais ar para se manterem assim, ou começam a esvaziar.
( ) Mas, se exagerada, torna-se um sentimento nocivo e uma porta aberta para o sofrimento.
( ) Para todo ser humano, a auto-estima é um valor fundamental.
( ) Isso porque quem endeusa a si próprio espera que os demais o tratem de forma condizente, ou seja, "reconhecendo-o" como "ser superior".
( ) Assim, quem tem certeza do que é e do que pode, não precisa de ninguém para confirmar isso. A ordem obtida é
3 - 5 - 1 - 4 - 2
4 - 3 - 1 - 5 - 2
4 - 2 - 1 - 3 - 5
5 - 4 - 3 - 2 - 1
5 - 3 - 2 - 4 - 1
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Em "e o apresenta" (l.2), "o" se refere a "Estado".
A inserção de sendo após "como"(l.3) mantém a correção gramatical do período.
O emprego do futuro do pretérito em "seria"(l.6), "substituiria"(l.6 e 8) e "se revelaria"(l.9) indica que o primeiro fato estará concluído antes de outro que lhe é posterior.
A vírgula antes de "que"(l.9) se justifi ca por anteceder oração de natureza explicativa.
O termo "embora"(l.9) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por conquanto.
Leia o texto abaixo para responder às questões 35 e 36.
Assinale a opção incorreta a respeito das relações de dependência entre as palavras e expressões do texto.
Emprega-se a flexão de singular em ''vem''(l.2) para concordar com um sujeito oracional.
Emprega-se a preposição antes de ''que''(l.6) por causa do verbo ''precisa'' (l.6).
Emprega-se a flexão de singular em ''é''(l.6) por causa de ''Uma''(l.6).
Emprega-se a flexão de terceira pessoa do plural em ''devem''(l.8) para concordar com ''objetivos''(l.8).
Emprega-se a flexão de plural em ''eles''(l.10) para concordar com ''líderes nacionais''(l.7).
Assinale a opção em que há erro de pontuação.
Entre março de 2004 e fevereiro de 2005, as exportações brasileiras ultrapassaram a marca dos US$ 100 bilhões, um recorde histórico para o país.
A meta do Governo Federal, alcançada com quase dois anos de antecedência mostra o vigor das vendas do país para o mercado externo.
Exportação em alta significa favorecer o desenvolvimento do país e, portanto, a geração de emprego de renda. Para o sucesso desse trabalho, as microempresas contam com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da APEXBrasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) na capacitação de funcionários e na consultoria técnica.
O aumento nas exportações é um dos fatores principais para o saldo positivo referente à criação de postos de trabalho no Brasil. Em 2004, foram 1,5 milhão de novas vagas com carteira assinada, e essa tendência permanece este ano.
Em janeiro, foram criadas 115.972 vagas formais, melhor resultado para o período desde 1992. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), a população ocupada em janeiro deste ano em seis regiões metropolitanas cresceu 4,1% em relação ao mesmo período de 2004.
(Adaptado de Em Questão n. 288 - Brasília, 04 de março de 2005 )
Os trechos seguintes foram adaptados do texto Modernidade, identidade e a cultura de fronteira, de Boaventura de Sousa Santos.
Assinale a opção em que o texto foi transcrito respeitando as regras gramaticais da norma de padrão culto da língua portuguesa.
O que há de característico na atual crise de regulação social é que ela ocorre sem perda de hegemonia da dominação capitalista. Em outras palavras: ao contrário do que sucedeu em épocas anteriores, a crise de regulação é também uma crise de emancipação, o que constitui afi nal uma outra manifestação do colapso das energias emancipatórias.
A dificuldade em aceitar ou suportar as injustiças e as irracionalidades da sociedade capitalista difi culta, em vez de facilitar a possibilidade de pensar uma sociedade melhor que esta. Daí que fosse profunda a crise de um pensamento estratégico de emancipação.
Na medida em que existiu de fato, o processo de descontextualização e de universalização das identidades e das práticas contribuiu contraditoriamente para as classes dominadas pudessem formular projetos universais e globais de emancipação.
Ao contrário, o novo contextualismo e particularismo tornam difíceis pensar estrategicamente a emancipação. As lutas locais e as identidades contextuais tendem a privilegiar pelo pensamento tático em detrimento do pensamento estratégico.
A globalização do capital ocorre simultaneamente a localização do proletariado. Por outro lado, na crise do pensamento estratégico emancipatório da modernidade mais que uma crise de princípios, é uma crise de sujeitos sociais.
Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.
A evolução da arquitetura se caracteriza pelas suas obras mais importantes, aquelas que, especulando na técnica, se fizeram diferentes e inovadoras.
E, quando dela nos ocupamos, vale a pena voltar ao passado e sentir como a idéia da obra de arte se integrava nas razões utilitárias da arquitetura, fazendo-a mais rica, mais bela, com suas colunatas, seus ornamentos, pinturas, esculturas.
Com o advento do concreto armado, a arquitetura se modificou inteiramente. As paredes, que antes sustentavam os edifícios, passaram a simples material de vedação, surgindo a estrutura independente, a fachada de vidro.
A curva, a curva generosa que os antigos tanto procuravam com seus arcos, cúpulas, voûtes e abóbadas espetaculares assumiu uma nova e surpreendente dimensão e, com ela, os requintes da técnica: o protendido as cascas, os grandes espaços livres e os balanços extraordinários.
Uma arquitetura mais livre e vazada se oferecia a todos os arquitetos que quisessem inovar e se aventurar por novos caminhos.
(Adaptado de Oscar Niemeyer)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...