Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marque o item sublinhado cujo emprego fere as normas da gramática normativa.

  • A.

    A

  • B.

    B

  • C.

    C

  • D.

    D

  • E.

    E

Para responder às questões de 09 a 12, leia o texto abaixo.

Algumas conjunções e pronomes do texto, apesar de iniciarem orações afirmativas, têm também valor interrogativo. Assinale, nas opções abaixo, aquela a que, textualmente, é impossível associar esse valor interrogativo.

  • A.

    "quanto você ama a mulher amada"(l.4 e 5)

  • B.

    "para quem dinheiro é o pedacinho de papel" l.17 e 18)

  • C.

    "como o dinheiro é tudo"(l.25 e 26)

  • D.

    "por que falta dinheiro"(l.26 e 27)

  • E.

    "se a quantidade de santinhos muda o tamanho do milagre"(l.27-29)

Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro gramatical.

  • A.

    Tornou-se indispensável a profissionalização do corpo de funcionários, para que submetidos aos deveres objetivos de seus cargos, com competências claras e vinculação hierárquica, sejam merecedores de remuneração e benefícios condignos.

  • B.

    A organização do corpo de funcionários em carreiras, com as inerentes perspectivas de ascensão por meio de promoções, permitiria aferir, simultaneamente, o mérito e o direito para que os melhores galgassem as posições mais importantes.

  • C.

    No entanto, os burocratas inclinam-se a desempenhar suas tarefas administrativas seguindo critérios utilitários e materiais, distanciando-se eventualmente dos interesses da sociedade.

  • D.

    A auto-reprodução da burocracia é um exemplo de disfunção, assim como a subordinação dos burocratas ao Governo, e não ao Estado, que dá origem à tecnocracia.

  • E.

    A elevação da conscientização e do controle social, o papel da imprensa e a mobilização dos servidores em defesa de uma gestão pública comprometida com a transparência são de grande valia para o aperfeiçoamento do Estado.

Nas questões 06 e 07, adaptadas de editorial da Folha de S. Paulo, de 30/04/2003, marque o texto mal formado sintaticamente ou que contenha erro ortográfico.

  • A.

    Não há democracia sem regras, e a regra suprema do jogo eleitoral legítimo é a qualidade da informação.

  • B.

    Na Argentina, não há legislação relativa à realização de pesquisas eleitorais.

  • C.

    Não há redes nacionais de comunicação. Predomina o varejo na compra de espaço nas emissoras locais.

  • D.

    Um dos resultados da falta de regulamentação das pesquisas eleitorais é que há apenas dois meses do pleito os concorrentes tornaram-se conhecidos.

  • E.

    Cabe ao governo brasileiro, que já se manifestou pelo fortalecimento do Mercosul, observar o pleito com cautela.

Nas questões 06 e 07, adaptadas de editorial da Folha de S. Paulo, de 30/04/2003, marque o texto mal formado sintaticamente ou que contenha erro ortográfico.

  • A.

    O filósofo Walter Benjamim celebrizou a metáfora da história como um anjo que avança com o rosto virado para trás, ou seja, o futuro será sempre condicionado pelo passado.

  • B.

    A crise Argentina, no entanto, sugere uma imagem ainda mais cética, pois parece que o anjo da história nem sequer consegue avançar.

  • C.

    Os argentinos enfrentam no domingo o primeiro turno das eleições presidenciais.

  • D.

    A palavra "enfrentar" ganha especial relevância no atual contexto político do país, tamanho a fragilidade institucional do pleito.

  • E.

    Depois de anos nutrindo a ilusão de uma estabilidade de preços insustentável, os argentinos praticam agora uma democracia de fachada, cujo resultado é uma história cega.

Marque a lacuna onde não se deve usar vírgula.

  • A.

    A

  • B.

    B

  • C.

    C

  • D.

    D

  • E.

    E

Indique o item em que todas as palavras estão corretamente empregadas e grafadas.

  • A.

    A pirâmide carcerária assegura um contexto em que o poder de infringir punições legais a cidadãos aparece livre de qualquer excesso e violência.

  • B.

    Nos presídios, os chefes e subchefes não devem ser exatamente nem juízes, nem professores, nem contramestres, nem suboficiais, nem "pais", porém avocam a si um pouco de tudo isso, num modo de intervenção específico.

  • C.

    O carcerário, ao homogeinizar o poder legal de punir e o poder técnico de disciplinar, ilide o que possa haver de violento em um e de arbitrário no outro, atenuando os efeitos de revolta que ambos possam suscitar.

  • D.

    No singular poder de punir, nada mais lembra o antigo poder do soberano iminente que vingava sua autoridade sobre o corpo dos supliciados

  • E.

    A existência de uma proibição legal cria em torno dela um campo de práticas ilegais, sob o qual se chega a exercer controle e aferir lucro ilícito, mas que se torna manejável por sua organização em delinqüência.

    (Itens adaptados de Michel Foucault)

Assinale a opção em que uma das duas formas de redação do trecho está gramaticalmente incorreta.

  • A.

    O totalmente digital reforça a dinâmica dominante: mercantilização do cotidiano, divisão social e desigualdades planetárias que se aprofundam de forma extrema. / O totalmente digital reforça a dinâmica dominante, ou seja, mercantilização do cotidiano, divisão social e desigualdades planetárias que se aprofundam de forma extrema.

  • B.

    Um abismo cultural se cava entre os idealizadores da modernidade e as populações. / Cava-se, entre os idealizadores da modernidade e as populações, um abismo cultural

  • C.

    A caminho da felicidade "tecnomercadológica" como única cultura mundial, perdemos nossas raízes culturais. / Nossas raízes culturais estão sendo perdidas a caminho da felicidade "tecnomercadológica" como única cultura mundial

  • D. Convocados a nos comportar como máquinas perfeitas, dialogando com outros autômatos, não sabemos mais o que é próprio do homem. / Convocados à apresentar comportamento de máquinas perfeitas, que em diálogo com outros autômatos, não sabemos mais o que é o próprio homem
  • E.

    Estamos ameaçados em nossa própria humanidade! / Ameaçam-nos em nossa própria humanidade

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    a, à ,a, à, a, à

  • B.

    à, à, à, a, a, a

  • C.

    à, a, a, à, a, a

  • D.

    a, a, a, a, à, à

  • E.

    a, à, à, à, à, a

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta a respeito dos sinais de pontuação.

  • A.

    As vírgulas da linha 1 se justificam por isolar um complemento circunstancial intercalado entre o sujeito e o predicado do período.

  • B.

    Eliminando-se o travessão(l.3), "PIS" poderia estar entre parênteses, sem prejuízo gramatical para o período.

  • C.

    Se a expressão "Em dezembro do ano passado"(l.4) estivesse no final do período (com minúscula) não haveria exigência de isolá-la antecedendo-a com uma vírgula.

  • D.

    Os travessões das linhas 8 e 10 poderiam ser substituídos por parênteses e o período se manteria gramaticalmente correto.

  • E.

    A vírgula após o travessão(l.10) justifica-se para isolar a subseqüente oração de caráter restritivo.

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