Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas questões de 12 a 14, assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia das palavras.
Considerando que a constituição de uma nova cultura do trabalho nos empreendimentos populares só pode ser(1) compreendida como um processo que perspassa(2) o conjunto mais amplo das relações sociais, seria(3) uma ilusão imaginar que é possível encontrar no interior da sociedade capitalista uma organização econômica que, mesmo gerida(4) pelos próprios trabalhadores, pudesse se(5) caracterizar, em seu conjunto, como "cultura de novo tipo".
Nas questões de 12 a 14, assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia das palavras.
A economia solidária surge como(1) modo de produção e distribuição alternativo ao capitalismo, criado e recriado periodicamente pelos que se(2) encontram (ou temem ficar) marginalizados do mercado de trabalho. A economia solidária casa o princípio da unidade entre posse e uso dos meios de produção e distribuição (da produção simples de mercadorias) em cujo(3) princípio da socialização desses meios (do capitalismo). Sob o capitalismo, os meios de produção são socializados quando(4) o progresso técnico cria sistemas que só podem ser operados por grande número de pessoas, agindo coordenadamente, ou seja, cooperando entre si(5). Isso se dá não somente nas fábricas, mas também nas redes de transporte, comunicação, de suprimento de energia, de água, de vendas no varejo etc.
às as A à a a
as as Há a a à
as às A à à a
às às Há a à a
as às Há a a a
Assinale o período em que os sinais de pontuação estão empregados corretamente.
Previa-se que os investimentos, em geração e transmissão de energia elétrica, viriam espontaneamente, como de fato, vieram, porém, não na velocidade necessária para afastar o risco de apagões.
Previa-se que os investimentos em geração e transmissão de energia elétrica viriam espontaneamente, como, de fato, vieram, porém, não na velocidade necessária para afastar o risco de apagões.
Previa-se que, os investimentos em geração e transmissão de energia elétrica viriam espontaneamente, como, de fato, vieram. Porém, não na velocidade necessária para afastar o risco de apagões.
Previa-se que os investimentos em geração e transmissão de energia elétrica, viriam espontaneamente (como, de fato, vieram). Porém, não na velocidade necessária para afastar o risco de apagões.
Previa-se que os investimentos em geração e transmissão de energia elétrica viriam, espontaneamente, como – de fato – vieram; porém não, na velocidade necessária para afastar o risco de apagões.
Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de sintaxe.
Com a aceleração do desenvolvimento tecnológico ocorrida na segunda metade deste século, o sistema econômico mundial passou por uma profunda transformação.
Com a redução brutal dos custos de transporte e de comunicação, a economia mundial globalizou, ou seja, tornou muito mais integrada e competitiva.
Em conseqüência, os estados nacionais perderam autonomia, e as políticas econômicas desenvolvimentistas, que pressupunham países relativamente fechados e autárquicos, não mais se revelaram efetivas.
Aos poucos foi se tornando claro que o objetivo da intervenção deixara de ser a proteção contra a concorrência, para se transformar na política deliberada de estimular e preparar as empresas e o país para a competição generalizada.
Estado e mercado não mais podiam ser vistos como alternativas polares para se transformarem em fatores complementares de coordenação econômica.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
1
2
3
4
5
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe.
Não se trata de especular se teoricamente a ciência e a técnica capacitam o homem para solucionar este ou aquele problema criado por nossa civilização.
Trata-se apenas de reconhecer que o que chamamos de criação de valor econômico tem como contrapartida processos irreversíveis no mundo físico, cujas conseqüências tratamos de ignorar.
Convém não perder de vista que na civilização industrial o futuro está em grande parte condicionado por decisões que já foram tomadas no passado ou que estão sendo tomadas no presente em função de um curto horizonte temporal.
À medida que avança a acumulação de capital, maior é a interdependência entre o futuro e o passado.
Conseqüentemente, aumentam a inércia do sistema, e as correções de rumo tornam-se mais lentas ou exige maior esforço.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas.
reduzem – aumenta – sobreviveria – soçobraria
reduzem-se – aumenta – sobrevive – soçobra
reduziram – aumentam – sobrevivera – soçobram
reduziam – aumentaram – sobrevivera – soçobra
reduzem-se – aumentam – sobrevivera – soçobra
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas.
está – terão – deixava – tomava
esteve – terão – deixa – tomava
estava – teriam – deixava – tomou
estivesse – teriam – deixa – tomaria
estivessem – teria – deixou – tomaria
Assinale a proposição incorreta acerca do segmento transcrito a seguir.
Por serem termos coordenados, os sintagmas nominais "os homens da espada" e "os possíveis déspotas" deveriam, à semelhança de "aos homens da força", vir introduzidos pela preposição a.
A regência nominal de "concorrência" admite, além da preposição a, o emprego de com e para. No contexto dado, porém, só cabe a preposição com.
Compartilham de traços sintáticos e semânticos comuns as expressões coordenadas "os tribunos, os oradores, os retóricos de belas frases".
No dicionário do Aurélio, consta, no verbete assaz, a possibilidade de emprego como advérbio e como pronome indefinido. No texto, ocorre o primeiro caso.
Um outro fecho, coerente com o desenvolvimento das idéias e com a direção argumentativa do segmento, seria: "(...) os primeiros serão os preteridos."
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...