Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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É isso aí, senhor!

Nessa frase, a vírgula tem a função de destacar o vocativo, assim como se observa em:

  • A. Na empresa, há espaços destinados à prática de ginástica laboral e ao descanso dos funcionários durante o expediente.
  • B. Satisfeito com as vendas, o gerente da loja de caminhões resolveu dar uma gratificação maior a seus funcionários.
  • C. Os moradores, proprietários ou locatários, deverão receber a versão atualizada do regimento interno do condomínio.
  • D. As reformas nas dependências do prédio foram autorizadas pelos engenheiros, contratados exclusivamente para isso.
  • E. Prezados colaboradores, temos a satisfação de anunciar que a creche da empresa será inaugurada no próximo mês.

Uma frase cuja redação está adequada a um e-mail institucional, ou seja, a um contexto de comunicação escrita formal, é:

  • A. Desculpe-me, e u tinha muito interesse em ler tuas sugestões de eficiência, só que agora estou muito ocupado e sem tempo.
  • B. Caríssimo, por falta de tempo, devo lhe confessar que não vou poder tomar ciência das tuas sugestões de eficiência.
  • C. Devido a restrições de tempo, informo-lhe que suas sugestões de eficiência não serão submetidas à análise neste momento.
  • D. Lhe comunico, por meio deste, que não estou dispondo de tempo para debruçar-me sobre as tuas sugestões de eficiência.
  • E. Gostaria que você soubesse que, mesmo considerando suas sugestões de eficiência válidas, não tenho como avaliar-lhes agora.

Um trecho do texto está reescrito corretamente, em conformidade com a norma-padrão da língua e com o sentido preservado em linhas gerais, em:

  • A. Eram tempos em que ... os mortais podiam cruzar com os escritores nas ruas... / Tratavam-se de tempos em que os escritores eram acessível aos mortais nas ruas...
  • B. Como todos antes dele, foi um ano cheio de domingos. / Assim como ocorreram em todos os anos antes dele, houveram naquele ano muitos domingos.
  • C. O barco a vapor, o telégrafo e a fotografia eram as grandes novidades... / Eram considerados como as grandes novidades da época o barco a vapor, o telégrafo e a fotografia...
  • D. ... roçavam cotovelos Alexandre Dumas, Victor Hugo, Baudelaire. / ... mantinha contato, ao roçar os cotovelos, Alexandre Dumas, Victor Hugo, Baudelaire.
  • E. ... bastava um pulinho à rua do Ouvidor para se estar diante de Machado de Assis e José de Alencar. / ... com um pulinho à rua do Ouvidor, logo estavam-se perante de Machado de Assis e José de Alencar.

Mas, se pensarmos na alternativa de projetos de cidades inteligentes que não envolvam políticas públicas de dados abertos, que não prestem conta detalhada de suas atividades, ao mesmo tempo em que disponham dos sofisticados sistemas para o gerenciamento de dados de cidadãos em larga escala, encontraremos condições para o surgimento de um estado de vigilância e controle...

Preservando-se a correlação entre as formas verbais, os elementos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por:

  • A. pensaremos − envolviam − prestavam − disponham − encontremos
  • B. pensamos − envolvem − prestam − dispunham − encontrávamos
  • C. pensemos − envolveriam − prestariam − disporiam − encontrássemos
  • D. pensássemos − envolvessem − prestassem − dispusessem − encontraríamos
  • E. pensávamos − envolveram − prestaram − disporam − encontramos

A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua está em:

  • A. Tobias Barreto em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, aonde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.
  • B. Tobias Barreto de Meneses nasceu em Campos, Sergipe, em 1839, filho de Pedro Barreto de Meneses, um dos escrivões de órfãos e ausentes da localidade e Emerenciana de Meneses, morrendo no Recife, com cinquenta anos de idade.
  • C. Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se à trabalhar como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.
  • D. Em 1861, Tobias Barreto viajou a Bahia afim de seguir a carreira eclesiástica; não suportando, porém sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.
  • E. Em 1851, Tobias Barreto foi levado à cidade de Estância para aprender latim; dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que, em 1857, foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana.

Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em − Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. − é explicado pela origem

  • A. africana, as duas primeiras; tupi, a terceira.
  • B. africana, tupi e desconhecida, respectivamente.
  • C. desconhecida, a primeira; tupi, as duas últimas.
  • D. tupi, a primeira; africana, as duas últimas.
  • E. tupi, as duas primeiras; desconhecida a terceira.

A frase redigida com clareza e conforme a norma-padrão da língua é

  • A. Partindo-se do pressuposto que o comportamento das demais pessoas com relação à nós mesmos, seja um reflexo de nossa postura para com elas, é válido devotá-las o melhor tratamento possível.
  • B. Empenhar-se em reconhecer nas pessoas o que elas têm de melhor foi um dos mais valiosos ensinamentos que Mandela deixou àqueles que desejam ter um convívio pacífico com os demais.
  • C. Uma vez que nossas ações se pautem, por integridade e honra, passamos à reivindicar que nos seja atribuido o mesmo tratamento; ainda que uma das consequências seja a frustação de não recebe-lo.
  • D. Mandela reconheceu que poderia ser criticado devido à uma visão demasiada positiva das outras pessoas; mesmo consciente que ao assim fazê-lo, preservasse a coerência entre seus ideais e ações.
  • E. Uma atitude contemporizadora pode ser equivocadamente interpretada como exemplo de fraqueza, à medida que o comportamento combativo tem sido preconizado à obter resultados mais imediatos.

Está escrita em conformidade com a norma-padrão da língua a frase:

  • A. Os caminhos de Zé de Julião, com alegrias, tragédias e símbolos, há de ser perpetuados nos dois filmes de Hermano Penna.
  • B. Conforme as histórias de que o povo conta, os caminhos de Zé de Julião comporam-se de alegrias, tragédias e símbolos.
  • C. Segundo depoimento do cineasta Hermano Penna, alegrias, tragédias e símbolos é que marcaram os caminhos de Zé de Julião.
  • D. Fez-se de alegrias, tragédias e símbolos os caminhos de Zé de Julião, os quais se mantém vivos na memória de Poço Redondo.
  • E. Os filmes de Hermano Penna deteram-se nos relatos sobre Zé de Julião, cujos caminhos se pintam de alegrias, tragédias e símbolos.

Aí conheci o escritor e historiador de sua gente, meu saudoso amigo Alcino Alves Costa. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião. (1o parágrafo)

Considerando-se a norma-padrão da língua, ao reescrever-se o trecho acima em um único período, o segmento destacado deverá ser antecedido de vírgula e substituído por

  • A. perante ao qual
  • B. de cujo
  • C. o qual
  • D. frente à quem
  • E. de quem

O verbo que pode ser indiferentemente flexionado no singular ou no plural encontra-se em:

  • A. ... enfrentar as luzes, os cartazes, e a plateia... (1º parágrafo)
  • B. Mas a música brasileira, ao contrário de outras artes, já traz dentro de si os elementos de renovação. (2º parágrafo)
  • C. Veja, os Beatles, foram à Índia... (2º parágrafo)
  • D. O importante é Mutantes e Martinho da Vila no mesmo palco. (1º parágrafo)
  • E. ... onde samba, toada etc. são ritmos virgens para seus melhores músicos... (2º parágrafo)
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