Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O elemento que se encontra em destaque justifica a flexão verbal sublinhada em:

  • A. ...vai como que destruindo a golpes de medida impaciência qualquer possibilidade de remissão humana. um projeto (2o parágrafo)
  • B. ...outra face, menos vistosa, foi também um dos berços mentais do nazismo. A Áustria (1o parágrafo)
  • C. ...frequentemente é uma representação coletiva... painel do desespero (último parágrafo)
  • D. ...possa de fato se transformar em grande literatura. ressentimento (2o parágrafo)
  • E. ...emprestou fama e renome mundial... hotel do centro de Viena (3o parágrafo)

Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento em destaque pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

  • A. ...qualquer possibilidade de remissão humana. (impiedade) 2o parágrafo
  • B. ...com a maior falta de consideração e desfaçatez possíveis... (indiferença) 3o parágrafo
  • C. ...conhecidas pela sua beleza inóspita,... (profícua) 1o parágrafo
  • D. − o mesmo país que, hoje, subsidia a tradução de seus livros... (consolida) 2o parágrafo
  • E. a linguagem e a verve de Thomas Bernhard... (vivacidade) 4o parágrafo

Consideradas a correção e as relações de sentido estabelecidas no texto, afirma-se corretamente:

  • A. No segmento ...vai como que destruindo a golpes de medida impaciência... (2o parágrafo), o elemento sublinhado por ser substituído por: "por assim dizer".
  • B. O sinal indicativo de crase é facultativo e pode ser inserido no elemento sublinhado em: que um leigo creditaria a uma mera expressão de ressentimento confessional... (2o parágrafo)
  • C. O segmento ...para atrair turistas ao som da música típica do Tirol (1o parágrafo) introduz noção de causa, de maneira que o elemento sublinhado pode ser substituído por: "por".
  • D. O elemento sublinhado em porque dilapidou, desperdiçou e aniquilou... (3o parágrafo) introduz a consequência do que se afirma antes e pode ser substituído por “por isso”.
  • E. O elemento sublinhado em ...que Thomas Bernhard transformou numa província asfixiante... (último parágrafo) introduz uma restrição ao termo imediatamente anterior.

A frase que admite transposição para a voz passiva encontra-se em:

  • A. ...que, hoje, subsidia a tradução de seus livros para o resto do mundo.
  • B. A Áustria entrou para a história da inteligência do século 20...
  • C. Sigmund Freud, o criador da psicanálise, e o pintor expressionista Egon Schiele são alguns deles.
  • D. Em outra face, menos vistosa, foi também um dos berços mentais do nazismo.
  • E. Lá viveu, também, Thomas Bernhard...

A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi feita corretamente em:

  • A. quando veio apanhar a crônica = quando veio apanhar-lhe
  • B. Depois de cumprir meus afazeres = Depois de cumprir-nos
  • C. Já tive muitas capas e infinitos guarda-chuvas = Já lhes tive
  • D. pendurei o guarda-chuva = pendurei-no
  • E. Pedi ao moço de recados = Pedi-lhe

Atente para as seguintes afirmações sobre o emprego dos sinais de pontuação:

I. Em não são como os outros livros, que contam sempre a mesma estopada do começo ao fim, a retirada da vírgula implicaria prejuízo ao sentido original.

II. A substituição por parênteses dos travessões que isolam o segmento uma espécie de Brasileiro Básico implicaria prejuízo para a correção da frase.

III. Em e isso, na época, significava riqueza vocabular..., a retirada da primeira vírgula acarretaria pre juízo para a correção da frase.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. I.
  • C. I e III.
  • D. II.
  • E. I e II.

um humor sombrio em todas as páginas...

O verbo que, no contexto, possui o mesmo tipo de complemento do grifado acima está empregado em:

  • A. Lá viveu, também, Thomas Bernhard... (2o parágrafo)
  • B. ...porque dilapidou (...) um número mil vezes maior de gênios... (3o parágrafo)
  • C. ...foi encontrado morto um homem... (3o parágrafo)
  • D. ...a neve e o verde competem (...) para atrair turistas... (1o parágrafo)
  • E. A Áustria entrou para a história da inteligência... (1o parágrafo)

Embora as esculturas ficassem longe do público, elas foram vistas por artistas que visitavam Picasso.

Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento subli nhado acima pode ser substituído por:

  • A. Porquanto
  • B. Apesar de
  • C. Contudo
  • D. Conquanto
  • E. A despeito de

Uma redação alternativa para um segmento do texto, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original está em:

  • A. Depois da morte de Picasso, em 1973, a organização do espólio do artista concedeu uma autorização à outras coleções para que pudessem adquirir obras suas.
  • B. Expostas no quinto andar do MoMA, a obra as sublimes Demoiselles D’Avignon denunciam a influência da arte africana, na pintura de Pablo Picasso.
  • C. A visita de Picasso ao Museu Etnográfico de Paris, conforme lembra Ann Temke, em 1907, sugerido pelo amigo e pintor André Derain, configura-se um momento marcante.
  • D. Na representação erótica das formas femininas, ancoram- se o diálogo entre o pintor e o escultor, cuja renovação da linguagem, ao mesmo tempo, em duas e três dimensões estavam sendo experimentadas.
  • E. Misturadas aos objetos da decoração, as esculturas não eram expostas por Picasso, que as guardava em casa e no estúdio, uma vez que as considerava pouco comerciais.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A. Depois de muitos debates, os membros da Assembleia Nacional instalada pela Revolução Francesa, decidiram criar museus públicos, para preservar o passado.
  • B. Embora muitos imaginem, que os museus são instituições antiquíssimas, eles de fato nasceram, tão somente no século da Revolução Francesa.
  • C. Se era para começar tudo do zero, mais lógico seria naquele momento revolucionário, deixar que se apagassem todos os vestígios do passado.
  • D. Não apenas os museus como também os monumentos históricos, constituem formas de uma memória histórica, que não se deseja perder.
  • E. Sempre haverá quem acredite que a memória do passado histórico, quando bem preservada, ajudanos a evitar os graves erros que foram outrora cometidos.
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