Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.
A concisão é uma qualidade do texto oficial. Conciso é o texto que faz uso do padrão culto de linguagem, evitando vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
Um texto é claro se possibilita compreensão pelo leitor, ainda que após uma longa análise.
O pronome de tratamento adequado para oficiais-generais das Forças Armadas é Vossa Excelência.
Vossa Excelência Reverendíssima é forma alternativa correta de tratamento com relação a altas autoridades das Forças Armadas.
O fecho indicado para autoridades superiores, incluindo-se o presidente da República, é Atenciosamente.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Texto II, para responder às questões 4 e 5.
Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa.
Os vocábulos são (linha 1) e que (linha 2) conferem ênfase à informação exposta no período de abertura do texto II.
O segundo período do parágrafo inicial do texto II estabelece com o primeiro uma relação de tempo.
As palavras país, físico e presídios são acentuadas pela mesma razão: o acento recai sobre a vogal i.
O termo lhes (linha 11) pode ser substituído pela expressão à elas, com acento indicativo de crase, pois o pronome elas remete a crianças, substantivo feminino utilizado no texto II.
O pronome te da linha 17 pode ser corretamente substituído por lhe.
Considerando os aspectos gramaticais e semânticos do texto I, assinale a alternativa correta.
Texto I, para responder às questões de 1 a 4 e 7.
Assinale a alternativa que contenha apenas palavras acentuadas pela aplicação da mesma regra de acentuação gráfica.
Assistência, públicas, após
políticas, referência, jurídica
caráter, saúde, após
jurídica, responsável, públicas
referência, beneficiários, indivíduo
Texto II, para responder às questões de 5 a 8.
As expressões por isso (linhas 2 e 3), de tal maneira que (linha 10) e mas (linha 27) são, respectivamente, equivalentes a
portanto, de tal sorte que e porém.
então, de qualquer maneira e porém.
no entanto, à maneira de e contudo.
portanto, de toda maneira e apesar de.
entretanto, de modo que e todavia.
Acerca da comunicação oficial e da empresarial efetuada por meio eletrônico, assinale a alternativa correta.
A correspondência oficial e a comercial enviadas via e-mail, se forem restritas ao ambiente interno do órgão ou da organização, admitem certas informalidades, como o uso de abreviaturas de conhecimento geral: vc (você), msg (mensagem), pq (porque); tb (também).
Uma comunicação interna de órgão público, se elaborada para transmissão eletrônica, pode se valer de certas permissões no âmbito da informalidade verbal, quais sejam: omissão do nome, do sobrenome e do cargo do emissor; isso porque o destinatário saberá reconhecer o autor do texto pelo endereço eletrônico.
Em função da economia de tempo e de espaço, devem ser evitadas, na correspondência oficial e na empresarial, construções semelhantes a uma sala acarpetada, com ar-condicionado, decorada, com iluminação natural; é melhor optar por estruturas mais sintéticas, que dizem a mesma coisa, como uma bela sala.
O e-mail, principalmente em comunicações oficiais e empresariais, deve dar destaque às ideias importantes, com o uso de caixa-alta, itálico, sublinha, negrito, aspa, cor, figura etc.
Uma das formas de o redator alcançar a persuasão é evitar a rispidez, sendo gentil; desse modo, ele poderá alcançar melhores resultados, optando por construções, como: por favor, por gentileza, obrigado por sua atenção, queira nos desculpar.
A respeito de atas, assinale a alternativa correta.
Os componentes básicos de uma ata são o local da reunião, a data, o horário e a ordem do dia.
A ata, nos órgãos oficiais e nas empresas, segundo norma definida em estatuto, é sempre assinada por todos os participantes da reunião; caso contrário, as decisões registradas não têm valor.
A ata é regularmente redigida por um secretário efetivo. No caso da ausência deste, nomeia-se um substituto, um secretário ad hoc, designado para a ocasião.
A ata de assembleia geral extraordinária é aquela destinada às comemorações de datas festivas dentro da instituição pública ou da organização.
O erro não é permitido em uma ata. Caso se cometa alguma falha no registro dos fatos, deve-se anular a ata, ou até mesmo destacar a folha do livro próprio.
Considere o texto a seguir.
Levando em consideração que a diagramação do memorando em estudo adapta-se ao espaço próprio desta prova e com base no Manual de redação da Presidência da República (Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 2.ª ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.), assinale a alternativa correta.
A representação gráfica da data está de acordo com a norma.
Falta o cargo do signatário.
Falta o endereço do destinatário.
O posicionamento da data na linha está correto.
A numeração dos parágrafos é indevida.
Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.
Em correspondências oficiais e comerciais (empresariais), devem ser evitadas expressões gastas, tais como: Solicitamos que, Com referência a sua correspondência, Em cumprimento a.
Expressões com rodeios, floreios verbais, devem ser trocadas por suas correspondentes mais sintéticas, concisas. Tem-se, assim: Recebemos a carta, em lugar de Acusamos o recebimento da carta; Anexas, as cópias do contrato, em vez de Em anexo à presente, estamos enviando as cópias do contrato; Informamos, em substituição a Estamos, através desta, levando ao seu conhecimento.
O adjetivo cordial, etimologicamente significa relativo ao coração; daí ser uma pessoa cordial considerada franca, sincera, calorosa. É por isso que há estudiosos que defendem a ideia de que, em cartas oficiais e empresariais, não se deve usar cordialmente, pois o advérbio pode ser recebido como afetuosamente, calorosamente, com afeto.
A despedida, nas correspondências oficiais e nas empresariais, deve ser registrada em tom amigável, podendo ser usados fechos já bastantes conhecidos, como os seguintes: Atenciosamente, Respeitosamente, Saudações.
O término da carta oficial ou da comercial deve ser feito de modo sóbrio. Por isso, deve-se escapar de expressões piegas, gastas, que sugerem adulação, melosidade, tais como: Com nossos agradecimentos sinceros, renovamos protestos de elevada consideração; Rogamos que V. S.ª se digne notificar-nos quando do recebimento desta.
Acerca da utilização de mensagens eletrônicas como forma de comunicação oficial, assinale a alternativa incorreta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...