Questões de Língua Portuguesa da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A respeito da redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concisão é uma qualidade do texto oficial. Conciso é o texto que faz uso do padrão culto de linguagem, evitando vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.

  • B.

    Um texto é claro se possibilita compreensão pelo leitor, ainda que após uma longa análise.

  • C.

    O pronome de tratamento adequado para oficiais-generais das Forças Armadas é Vossa Excelência.

  • D.

    Vossa Excelência Reverendíssima é forma alternativa correta de tratamento com relação a altas autoridades das Forças Armadas.

  • E.

    O fecho indicado para autoridades superiores, incluindo-se o presidente da República, é “Atenciosamente”.

Texto II, para responder às questões 4 e 5.

Em cada alternativa a seguir, é feita uma interpretação de palavra ou expressão do texto II. Assinale aquela que contém interpretação correta, de acordo com a significação e a norma culta padrão da língua portuguesa.

  • A.

    Os vocábulos “são” (linha 1) e “que” (linha 2) conferem ênfase à informação exposta no período de abertura do texto II.

  • B.

    O segundo período do parágrafo inicial do texto II estabelece com o primeiro uma relação de tempo.

  • C.

    As palavras “país”, “físico” e “presídios” são acentuadas pela mesma razão: o acento recai sobre a vogal “i”.

  • D.

    O termo “lhes” (linha 11) pode ser substituído pela expressão à elas, com acento indicativo de crase, pois o pronome elas remete a “crianças”, substantivo feminino utilizado no texto II.

  • E.

    O pronome “te” da linha 17 pode ser corretamente substituído por lhe.

Considerando os aspectos gramaticais e semânticos do texto I, assinale a alternativa correta.

  • A. Os verbos “cresceu” e “apareceu”, na linha 9, deveriam vir flexionados no plural para concordar com seus referentes, “os parques” e “as superquadras”, ambos na linha 8.
  • B. A palavra “que” pode ser substituída por o(a) qual em todas as ocorrências do primeiro parágrafo.
  • C. O último período do primeiro parágrafo refere-se à manifestação da “banda punk Aborto Elétrico” (linhas 6 e 7), também retomada pela palavra “rock” (linha 7).
  • D. A expressão “bagunçaram o coreto” (linha 15) foi usada no sentido denotativo e poderia ser substituída por desorganizaram o coreto sem alteração semântica ou sintática.
  • E. No último parágrafo, as palavras “crítica”, “irônica” e “saudável” têm o acento gráfico justificado pela mesma regra.

Texto I, para responder às questões de 1 a 4 e 7.

Assinale a alternativa que contenha apenas palavras acentuadas pela aplicação da mesma regra de acentuação gráfica.

  • A.

    “Assistência”, “públicas”, “após”

  • B.

    “políticas”, “referência”, “jurídica”

  • C.

    “caráter”, “saúde”, “após”

  • D.

    “jurídica”, “responsável”, “públicas”

  • E.

    “referência”, “beneficiários”, “indivíduo”

Texto II, para responder às questões de 5 a 8.

As expressões “por isso” (linhas 2 e 3), “de tal maneira que” (linha 10) e “mas” (linha 27) são, respectivamente, equivalentes a

  • A.

    portanto, de tal sorte que e porém.

  • B.

    então, de qualquer maneira e porém.

  • C.

    no entanto, à maneira de e contudo.

  • D.

    portanto, de toda maneira e apesar de.

  • E.

    entretanto, de modo que e todavia.

Acerca da comunicação oficial e da empresarial efetuada por meio eletrônico, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A correspondência oficial e a comercial enviadas via e-mail, se forem restritas ao ambiente interno do órgão ou da organização, admitem certas informalidades, como o uso de abreviaturas de conhecimento geral: vc (você), msg (mensagem), pq (porque); tb (também).

  • B.

    Uma comunicação interna de órgão público, se elaborada para transmissão eletrônica, pode se valer de certas permissões no âmbito da informalidade verbal, quais sejam: omissão do nome, do sobrenome e do cargo do emissor; isso porque o destinatário saberá reconhecer o autor do texto pelo endereço eletrônico.

  • C.

    Em função da economia de tempo e de espaço, devem ser evitadas, na correspondência oficial e na empresarial, construções semelhantes a uma sala acarpetada, com ar-condicionado, decorada, com iluminação natural; é melhor optar por estruturas mais sintéticas, que dizem a mesma coisa, como uma bela sala.

  • D.

    O e-mail, principalmente em comunicações oficiais e empresariais, deve dar destaque às ideias importantes, com o uso de caixa-alta, itálico, sublinha, negrito, aspa, cor, figura etc.

  • E.

    Uma das formas de o redator alcançar a persuasão é evitar a rispidez, sendo gentil; desse modo, ele poderá alcançar melhores resultados, optando por construções, como: por favor, por gentileza, obrigado por sua atenção, queira nos desculpar.

A respeito de atas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os componentes básicos de uma ata são o local da reunião, a data, o horário e a ordem do dia.

  • B.

    A ata, nos órgãos oficiais e nas empresas, segundo norma definida em estatuto, é sempre assinada por todos os participantes da reunião; caso contrário, as decisões registradas não têm valor.

  • C.

    A ata é regularmente redigida por um secretário efetivo. No caso da ausência deste, nomeia-se um substituto, um secretário ad hoc, designado para a ocasião.

  • D.

    A ata de assembleia geral extraordinária é aquela destinada às comemorações de datas festivas dentro da instituição pública ou da organização.

  • E.

    O erro não é permitido em uma ata. Caso se cometa alguma falha no registro dos fatos, deve-se anular a ata, ou até mesmo destacar a folha do livro próprio.

Considere o texto a seguir.

Levando em consideração que a diagramação do memorando em estudo adapta-se ao espaço próprio desta prova e com base no Manual de redação da Presidência da República (Gilmar Ferreira Mendes e Nestor José Forster Júnior. 2.ª ed. rev. e atual. Brasília: Presidência da República, 2002.), assinale a alternativa correta.

  • A.

    A representação gráfica da data está de acordo com a norma.

  • B.

    Falta o cargo do signatário.

  • C.

    Falta o endereço do destinatário.

  • D.

    O posicionamento da data na linha está correto.

  • E.

    A numeração dos parágrafos é indevida.

Acerca da comunicação oficial e comercial, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Em correspondências oficiais e comerciais (empresariais), devem ser evitadas expressões gastas, tais como: Solicitamos que, Com referência a sua correspondência, Em cumprimento a.

  • B.

    Expressões com rodeios, floreios verbais, devem ser trocadas por suas correspondentes mais sintéticas, concisas. Tem-se, assim: Recebemos a carta, em lugar de Acusamos o recebimento da carta; Anexas, as cópias do contrato, em vez de Em anexo à presente, estamos enviando as cópias do contrato; Informamos, em substituição a Estamos, através desta, levando ao seu conhecimento.

  • C.

    O adjetivo cordial, etimologicamente significa relativo ao coração; daí ser uma pessoa cordial considerada franca, sincera, calorosa. É por isso que há estudiosos que defendem a ideia de que, em cartas oficiais e empresariais, não se deve usar cordialmente, pois o advérbio pode ser recebido como afetuosamente, calorosamente, com afeto.

  • D.

    A despedida, nas correspondências oficiais e nas empresariais, deve ser registrada em tom amigável, podendo ser usados fechos já bastantes conhecidos, como os seguintes: Atenciosamente, Respeitosamente, Saudações.

  • E.

    O término da carta oficial ou da comercial deve ser feito de modo sóbrio. Por isso, deve-se escapar de expressões piegas, gastas, que sugerem adulação, melosidade, tais como: Com nossos agradecimentos sinceros, renovamos protestos de elevada consideração; Rogamos que V. S.ª se digne notificar-nos quando do recebimento desta.

Acerca da utilização de mensagens eletrônicas como forma de comunicação oficial, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Os arquivos anexados à mensagem do e-mail devem ser redigidos, preferencialmente, no formato Word em versão anterior a 2000, para serem abertos por qualquer sistema operacional instalado no computador do destinatário da mensagem.
  • B. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura; porém, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
  • C. O correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para a transmissão de documentos.
  • D. Sempre que disponível, deve-se utilizar o recurso de confirmação de leitura.
  • E. O correio eletrônico pode ter valor documental, ou seja, pode ser aceito como documento original, desde que exista certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
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