Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo, é correto afirmar-se que

  • A. para Marta Ciccone (1996), a Comunicação Total não é uma filosofia Educacional que se preocupa com ideias paternalistas, mas uma proposta de valorização de abordagens alternativas que possam permitir ao surdo trocar ideias e exprimir sentimentos desde sua mais tenra idade.
  • B. na Antiguidade e na Idade Média, a abordagem oralista exercia forte influência na educação dos surdos, que eram obrigados a aprender a falar para poderem ter acesso aos direitos civis comuns a outros cidadãos.
  • C. a comunicação total surge, nos EUA, nos anos de 1950, e, no Brasil, na década de 1980.
  • D. para Skliar (1999), a educação bilíngue é uma “neometodologia”.
  • E. para Skliar (1999), a educação bilíngue não deve focar nos mecanismos e nas relações de poder e conhecimento, dentro ou fora da proposta pedagógica, pois a questão principal são as estratégias de ensino.

Assinale a opção que apresenta o número registrado no sorobã representado pela figura precedente.

  • A. 1.534
  • B. 1.734
  • C. 1.034
  • D. 1.234
  • E. 1.334

Sobre identidade e identidades surdas, é correto afirmar-se que

  • A. identidade e cultura são conceitos equivalentes, por isso falar em cultura surda é o mesmo que falar de identidade surda.
  • B. para Perlin (1998), as identidades surdas “híbridas” dizem respeito aos surdos que nasceram ouvintes e, com o tempo, se tornaram surdos.
  • C. a partir do conceito pós-moderno de identidade, é possível afirmar que há uma única identidade surda.
  • D. para o pós-estruturalismo, a identidade é construída a partir da diferença, portanto, para a formação de uma identidade surda, o mais importante é que os surdos convivam com pessoas diferentes deles, como os ouvintes.
  • E. as identidades surdas de “transição” referem-se aos surdos que tentam reproduzir as identidades ouvintes, pois as consideram superiores.

Na realização de uma operação matemática no sorobã, um aluno encostou na régua, na ordem das centenas, duas contas da parte inferior, e encostou na régua, na ordem das dezenas, três contas da parte inferior. Depois, encostou na régua na ordem das unidades a conta da parte superior e três contas da parte inferior. O resultado obtido pelo aluno nessa configuração do sorobã foi

  • A. 237.
  • B. 238.
  • C. 239.
  • D. 235.
  • E. 236.

Sobre cultura e cultura surda, é correto afirmar-se que

  • A. a cultura surda é uma construção do POVO surdo. Sobre POVO surdo, entende-se que são os sujeitos surdos que habitam um mesmo local, que compartilham as mesmas peculiaridades, ou seja, constroem sua formação da língua de sinais.
  • B. os surdos não partilham da cultura ouvinte, pelo fato de não escutarem, por isso vivem isolados e incomunicáveis.
  • C. a experiência visual do surdo é um artefato cultural e está presente na vida de todos os surdos, exceto nos surdos oralizados.
  • D. para Strobel (2008), os artefatos mais relevantes, na cultura surda, são a experiência visual, a língua de sinais, a família, a literatura surda, a vida social e esportiva, as artes visuais, a política e os artefatos materiais.
  • E. o vocábulo “cultura” vem do latim, colere, significando originalmente “cultivo de plantas”. Essa origem etimológica explica a estreita relação entre natureza e cultura nos significados atuais atribuídos ao termo.

A sequência ACik, criada com as letras A e C maiúsculas e as letras i e k minúsculas, é representada com a seguinte configuração de pontos, em braille, para informática:

46 46 1 14 56 24 13.

Assinale a opção que indica o número que representa o sinal restituidor, o qual restabelece o valor original dos sinais que o seguem.

  • A. 13
  • B. 24
  • C. 46
  • D. 56
  • E. 1

Harlan Lane (1992), na obra “Máscara da Benevolência: a comunidade surda amordaçada”, discorre sobre as representações sobre o surdo e a surdez. Sobre o posicionamento do autor nessa obra, é correto afirmar-se que

  • A. muitos ouvintes compreendem que o surdo deve comporta-se como um ouvinte, portanto deve aprender a falar. Essa concepção é definida como Audismo.
  • B. o autor encontrou, na literatura científica, muitas adjetivações negativas atribuídas ao surdo, como “bárbaro”, “traiçoeiro”, “malandro” e “servil”.
  • C. a relação entre surdos e profissionais ouvintes, incluindo entre esses profissionais também tradutores-intérpretes de língua de sinais, vem sendo marcada por uma ação paternalista.
  • D. o autor acredita que as adjetivações dadas pelos profissionais ouvintes aos surdos, como “imaturo” e “impulsivo”, são explicadas exclusivamente pelas situações de privação linguística e educacional a que os surdos foram submetidos.
  • E. a despeito das adjetivações negativas, o autor também encontra, na literatura científica, comparação entre os surdos e os povos africanos, identificando, em ambos os grupos, força, determinação e capacidade de luta.

Assinale a opção que apresenta corretamente a expressão [email protected] com configuração de pontos em braille.

  • A. 13456 156 24 3 14 135 134
  • B. 1356 156 13 3 14 135 134
  • C. 136 156 1 3 14 135 134
  • D. 1236 156 15 3 14 135 134
  • E. 1346 156 12 3 14 135 134

Owen Wrigley (1996) afirma que a “Surdez é um tema de epistemologia e não de audiologia”. Sobre essa afirmação, é correto dizer-se que

  • A. contraria o que propõe os Estudos Culturais.
  • B. ao usar o termo “Epistemologia”, o autor refere-se à epistemologia genética, proposta por Piaget, ou seja, trata-se de um conhecimento que não é inato, mas construído pelo indivíduo a partir de suas interações com o meio.
  • C. a surdez é uma construção social explicada pelas relações entre conhecimento e poder, ou seja, os grupos culturais que têm mais poder determinam os significados que predominam socialmente.
  • D. a surdez é um tema de epistemologia, pois se trata de um conhecimento científico, e não de senso comum.
  • E. para compreender a afirmativa do autor, seria preciso recorrer à metafísica, à lógica e à filosofia da ciência.

Assinale a opção na qual se encontra o sinal composto por duas células braille usado em textos não informáticos para delimitar uma expressão informática.

  • A. 6 5
  • B. 4 1
  • C. 5 3
  • D. 6 2
  • E. 5 2
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...