Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabendo que os números romanos em braille também devem ser registrados em letras maiúsculas, assinale a opção que apresenta a correta transcrição do respectivo número romano apresentado entre parênteses.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Sistema Braille é uma metodologia de escrita em relevo que inclui símbolos

  • A. geométricos, musicais e pictóricos.
  • B. informáticos, químicos, físicos e da língua brasileira de sinais (LIBRAS).
  • C. musicais, árabes e geométricos.
  • D. matemáticos, chineses e cartográficos.
  • E. literais, matemáticos, químicos, fonéticos, informáticos e musicais.

O Sistema Braille é composto por 63 sinais simples mais o espaço em branco, que podem ser apresentados em uma sequência denominada ordem braille de sete séries, sendo a primeira delas constituída por dez sinais de série superior. Na escrita braille, o acréscimo dos pontos 3 e 6 à primeira série gera a

  • A. quarta série.
  • B. quinta série.
  • C. sexta série.
  • D. segunda série.
  • E. terceira série.

São instrumentos utilizados para a escrita e leitura braille

  • A. reglete, impressoras e borracha.
  • B. reglete, punção e máquina de datilografia.
  • C. reglete, punção e sorobã.
  • D. punção, linhas braille e papel grosso (40 k).
  • E. linhas braille, papel A4 e lápis.

Em braille, o sinal de exclamação é grafado, em uma única cela, pelo(s) ponto(s)

  • A. 3.
  • B. 26.
  • C. 235.
  • D. 25.
  • E. 36.

Para indicar, em braille, que todas as letras de uma palavra são maiúsculas, utiliza-se um sinal precedente às letras. Esse sinal é representado pelos pontos

  • A. 5 e 46.
  • B. 456 e 456.
  • C. 46 e 46.
  • D. 456 e 46.
  • E. 46 e 456.

Sobre a história da educação dos surdos no Brasil e no mundo, é correto afirmar-se que

  • A. na Antiguidade, os surdos eram considerados incapazes pela sociedade, mas a igreja católica acreditava que, mesmo com a perda auditiva, surdos tinham almas imortais e poderiam participar dos sacramentos, assim como as pessoas que escutavam.
  • B. o INES foi a primeira escola para surdos criada no Brasil e, durante muito tempo, formou alunos provenientes de diferentes estados, sendo, portanto, uma instituição que recebia muita demanda. Consta que, nos primeiros anos, aproximadamente 150 alunos estudavam lá.
  • C. quando o Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado no Rio de Janeiro, em 1857, a orientação predominante não era oralista, portanto não havia, no currículo, nenhuma disciplina voltada para o aprendizado da fala.
  • D. tal qual ocorreu na França, os Estados Unidos experimentam um período fértil, com criação de escolas e com o aumento da educação e da alfabetização de surdos. O número de professores surdos também cresce e chega, em 1869, a representar 41% do total de professores de surdos.
  • E. de acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a importância da língua de sinais, como meio de comunicação entre os surdos, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita, para garantir que todas as pessoas surdas tivessem acesso à educação em sua língua nacional de sinais, porém sempre em salas de escolas comuns/regulares.

Em cada uma das opções a seguir, consta uma informação em braille seguida de uma proposta de transcrição, posta entre parênteses. Assinale a opção que apresenta a correta transcrição do que está grafado em braille.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Sobre os modelos clínico-terapêuticos e socioantropológicos apresentados por Skliar (1997), é correto afirmar-se que

  • A. o modelo clínico-terapêutico compreende as dificuldades acadêmicas apresentadas pelos surdos como decorrentes da prática pedagógica.
  • B. o termo “surdez” refere-se sempre a uma definição clínico-terapêutica, enquanto o termo “surdo” incorpora uma definição sócio antropológica.
  • C. o modelo clínico terapêutico pode ser também denominado de oralismo.
  • D. a teoria sociointeracionista de Vygotsky fundamenta o modelo socioantropológico e afirma que a compensação do déficit deve orientar as práticas pedagógicas.
  • E. o modelo socioantropológico surge na década de 1990, a partir da constatação de que os filhos surdos de pais surdos apresentam melhores resultados acadêmicos.

Para realizar a operação matemática 5 - 2 = 3 no sorobã pelo método Moraes, o aluno deve colocar o minuendo na

  • A. quinta classe, repeti-lo na primeira classe e colocar o subtraendo na sétima classe; a diferença ou resto ficará na primeira classe.
  • B. quarta classe, repeti-lo na segunda classe e colocar o subtraendo na terceira classe; a diferença ou resto ficará na sétima classe.
  • C. terceira classe, repeti-lo na primeira classe e colocar o subtraendo na segunda classe; a diferença ou resto ficará na sexta classe.
  • D. primeira classe, repeti-lo na quarta classe e colocar o subtraendo na sexta classe; a diferença ou resto ficará na sétima classe.
  • E. sexta classe, repeti-lo na segunda classe e colocar o subtraendo na primeira classe; a diferença ou resto ficará na sétima classe.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...