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Espaço em que se quer indicar entidades ou coisas representadas sob a forma de um ponto fixo no espaço físico, são entidades invisíveis. Esse espaço se limita à representação da terceira pessoa. Este conceito se refere ao espaço:
Observe a figura.
Podemos afirmar que nas línguas de sinais:
Stokoe (1960) propôs um esquema linguístico estrutural para analisar a formação dos sinais em ASL. Ele propôs a decomposição do sinal em quantos aspectos? Quais são esses aspectos?
Quais são as duas tarefas da fonologia para as línguas de sinais?
Dadas as afirmativas quanto aos Classificadores na Libras,
I. O classificador especificador envolve uma ação que determina o objeto em relação ao outro objeto, seja animado ou inanimado. São usados com uma ou duas configurações de mãos.
II. O classificador descritivo pode ser visual ou locativo, e envolve uma ação ou posição de várias partes do corpo humano, objetos animados e inanimados.
III. Classificadores especificadores têm a função de descrever visualmente a forma, o tamanho, a textura, o paladar, o cheiro, os sentimentos, o olhar, os sons do material, do corpo da pessoa e dos animais.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas quanto ao ensino de Libras como L1,
I. A Pedagogia da diferença propõe uma ressignificação da surdez como marca cultural e não como doença.
II. A Pedagogia da diferença cobra uma performance emancipatória e transformadora, quando sugere olhar o surdo como pessoa completa.
III. A Pedagogia da diferença procura ver a diferença cultural e a diferença linguística sem que haja uma relação de dominação de um grupo sobre o outro.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Sinais icônicos são aqueles que trazem na sua composição a ideia ou a imagem do objeto em questão, assemelhando-se ao real. Qual das alternativas representa o sinal icônico?
As articulações das mãos que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes, aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Qual o par mínimo que tipifica distinção da configuração de mão?
Segundo o Minidicionário online SAT, as imagens fazem parte do Léxico da Libras e sinalizam, nessa ordem,
atletismo, atrás, agora
barato, bola, barraca
atletismo, atrás, agora
barato, barco, barraca
atletismo, atrás, atrasar
barato, barco, barraca
atletismo, atrás, atrasar
bactéria, barco, barraca
atletismo, atrás, agora
barato, bola, borracha
Marta é professora de Libras para alunos surdos e alunos ouvintes do oitavo e do nono ano. Com a intenção de um ensino produtivo, Marta resolveu fazer um projeto e o intitulou Por uma comunicação em Libras. O projeto consistiu de três momentos: o primeiro momento foi destinado à realização de uma pesquisa junto aos pais e à comunidade, na intenção de levantar informações sobre como era, antes, a cidade onde moram; o segundo momento envolveu uma apresentação em sala das informações levantadas; e o terceiro momento foi destinado ao registro em tópicos das informações (que podia ser em Língua Portuguesa ou em Libras), com posterior roda de conversa sobre o tema, envolvendo as duas turmas, mediada pelo professor. O terceiro momento do projeto realizado pela professora Marta se caracteriza, predominantemente, por qual abordagem de aquisição da linguagem?
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