Questões de Línguas Outras

Lista completa de Questões de Línguas Outras para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A publicação da grafia Braille para a língua portuguesa pelo Ministério da Educação reafirmou compromisso com a formação intelectual, profissional e cultural do cidadão cego brasileiro, contribuindo para a unificação da grafia Braille nos países de língua portuguesa, conforme recomendação da União Mundial de Cegos (UMC) e UNESCO. Esse documento normativo e de consulta é destinado especialmente a

  • A. professores, transcritores e pedagogos.
  • B. usuários do Sistema Braille e informáticos.
  • C. professores, alunos, transcritores, revisores e usuários do Sistema Braille.
  • D. transcritores, revisores, diretores e agentes escolares.
  • E. professores, alunos e diretores.

São exemplos de sinais icônicos na Libras:

  • A. TRABALHAR e CASA.
  • B. TELEFONAR e ÁRVORE.
  • C. BRINCAR e ROUBAR.
  • D. PASSEAR e VARRER.
  • E. ÁRVORE e N-U-N-C-A.

A respeito da abordagem de conceitos geométricos em braille, assinale a opção correta.

  • A. No ensino da geometria para alunos cegos, é recomendável utilizar figuras tridimensionais, porque alguns conceitos geométricos, como vetores e segmentos de retas, não são representáveis em braille.
  • B. Para que figuras geométricas sejam representadas em braille, é necessário escrever o nome completo das figuras.
  • C. No ensino de geometria para alunos cegos, deve-se utilizar exclusivamente o Sistema Braille.
  • D. As semirretas e as setas orientadas à direita sobre letras são representadas pelos pontos 25 e 135, respectivamente.
  • E. Na representação em braille de conteúdo de geometria, podem ser usados parênteses auxiliares.

Em assembleia geral ordinária realizada em 28 de agosto de 1995, no Instituto Benjamim Constant, a União Brasileira de Cegos (UBC) homologou a criação da Comissão Brasileira de Braille, entre cujas atribuições se inclui

  • A. estabelecer acordos com universidades federais e nacionais para a unificação do braille.
  • B. participar nas metodologias e estratégias a serem adotadas em cursos de aprendizagem do braille, em caráter de especialização, treinamento e reciclagem de professores.
  • C. avaliar as simbologias braille adotadas no Brasil, com vistas a superar acordos internacionais e criar uma metodologia mais adequada aos brasileiros cegos.
  • D. demandar a avaliação das simbologias braille a professores e alunos que as utilizem.
  • E. conferir às editoras a total responsabilidade pelas publicações de manuais e tabelas em braille.

Assinale a opção que apresenta a representação correta, em braille, da expressão matemática

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Sistema Braille foi adotado no Brasil a partir de 1854, com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, no Rio de Janeiro, por ordem de Dom Pedro II. Assinale a opção que apresenta o nome do cego brasileiro responsável pela introdução da leitura e escrita em braille no Brasil.

  • A. Orlando Brito
  • B. Benjamim Constant
  • C. José Alvares de Azevedo
  • D. Aires da Mata Machado
  • E. Padre Chico

Acerca da representação dos índices superior e inferior em braille, assinale a opção correta.

  • A. Na representação em braille dos índices superior e inferior, é utilizado um símbolo próprio imediatamente após a letra principal.
  • B. Na representação de potências, o sinal formado pelos pontos 16 deve ser colocado entre espaços.
  • C. Parênteses auxiliares não devem ser usados em índices, para que não sejam confundidos com parênteses convencionais.
  • D. Índice superior, ou expoente, é representado em duas linhas; índice inferior é representado em três linhas.
  • E. É desaconselhável o uso de letras nos índices, para que não sejam confundidas com números.

Antes do histórico invento de Louis Braille, registraram-se inúmeras tentativas em diferentes países no sentido de se encontrarem meios de escrita apropriados às pessoas cegas. Nesse contexto, a base para criação do braille foi o sistema de significação tátil dos pontos em relevo inventado por

  • A. Charles Barbier (1767 – 1841).
  • B. Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778).
  • C. Simon René Braille (1764 – 1831).
  • D. Valentin Haüy (1745 – 1822).
  • E. Denis Diderot (1713 – 1784).

Considere as seguintes expressões matemáticas de fração e de potência.

Sabendo que os parênteses auxiliares são um recurso próprio do sistema Braille e que são formados pelos pontos 26 abrir e 35 fechar, assinale a opção que apresenta, respectivamente, a transcrição correta das referidas expressões de fração e de potência.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Os recursos e equipamentos utilizados para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade de aprendizagem por uma pessoa com deficiência visual constituem uma tecnologia

  • A. assistiva.
  • B. colaborativa.
  • C. compartilhada.
  • D. computacional.
  • E. administrativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...