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Segundo a filosofia do bilinguismo, a aquisição da linguagem em crianças surdas deve ser garantida através
de uma língua visual-gestual.
da língua auditivo-oral.
pela língua auditivo-oral, primeiramente, e depois pela viso-gestual.
pela língua viso- gestual, primeiramente, e depois pela língua auditivo-oral.
Línguas Outras - Alemão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando o trabalho com estações de aprendizagem (Lernstationen), classifique as assertivas em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os alunos trabalham individualmente ou em grupos de modo autônomo.
( ) O trabalho com estações promove um trabalho diferenciado com cada aluno (Binnendifferenzierung).
( ) Além da visão e da audição, outros sentidos podem ser estimulados no trabalho com estações, como o olfato e o tato.
( ) Assim como o trabalho com projetos, o trabalho com estações oferece possibilidades ilimitadas de divulgação fora da sala de aula.
( ) O trabalho com estações se orienta fortemente nos princípios de uma aula voltada para projetos (projektorientiert), na medida em que não prescreve uma única forma correta, e sim diferentes possibilidades de resolver um problema.
Assinale a classificação correta, de cima para baixo.
F, F, F, V, F.
V, F, V, F, V.
F, V, F, V, F.
V, V, V, F, V.
F, F, V, V, F.
A citação acima se refere à(s)
globalização.
escolas inclusivas.
escolas bilíngues.
escolas especializadas.
Línguas Outras - Alemão - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere os seguintes métodos e abordagens:
I. Método Gramática e Tradução.
II. Método Direto.
III. Método Audiolingual.
IV. Abordagem Comparativa.
V. Abordagem Comunicativa.
São métodos e/ou abordagens de aprendizagens de línguas estrangeiras:
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Em relação às políticas públicas voltadas para a inclusão, há diversas diretrizes que mostram o direito das crianças surdas estarem na escola e das adaptações que devem ser feitas para garantir sua permanência nela. Para que se efetive este direito, devem-se seguir algumas tarefas fundamentais. Assinale a alternativa que não faz parte dessas tarefas.
Reorganizar o espaço escolar.
Garantir o direito ao tempo individual de cada um para aprender.
Formação continuada ao professor.
Criação de salas de reforço no turno escolar da criança para horários diferenciados.
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Assinale a formulação que corresponde a um objetivo comunicativo de uma aula.
Steigerungsformen Komparativ und Superlativ
Personalpronomen mir/dir im Dativ
Personen beschreiben
Körperteile und Krankheiten
Deutsches Essen
Uma criança que se desenvolve em uma cultura surda, com a língua de sinais como sua língua natural, enxerga sua surdez como uma diferença e não como uma deficiência. Essa criança desenvolve uma identidade surda do tipo
identidade inconformada.
identidade de transição.
identidade hibrida.
identidade surda política.
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Considerando o manual dos professores (Lehrerhandbuch) do livro Planet (Editora Hueber), assinale a alternativa correta em relação à compreensão de textos orais.
Quanto maior a variedade de textos orais, maiores as possibilidades de treinar a compreensão oral detalhada (Detailverstehen), fundamental para alunos iniciantes.
O mesmo texto oral deve ser sempre ouvido diversas vezes para que os alunos possam compreendê-lo de modo global, seletivo e detalhado.
Nos níveis iniciais só é possível treinar a compreensão seletiva (selektives Verstehen) de textos orais.
O professor deve deixar claro aos alunos desde o início que eles não têm que entender o texto oral em detalhes.
Elementos externos ao texto oral, como sons de fundo, devem ser completamente eliminados, pois podem atrapalhar a compreensão.
De acordo com o Decreto-lei nº 5.626/05 §1º, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, analise as assertivas abaixo.
I. São denominadas escolas bilíngues, aquelas onde a LIBRAS e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam utilizadas como línguas de instrução durante todo o processo educativo. II. A Libras é disciplina curricular não obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio. III. O exame de proficiência em Libras deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos e linguístas de instituições de educação superior. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
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Segundo o manual dos professores (Lehrerhandbuch) do livro Planet (Editora Hueber),
uma grande variedade de textos para ouvir e ler é a base para o desenvolvimento de estratégias de compreensão adequadas.
vocabulário novo e novas estruturas gramaticais devem ser introduzidos simultaneamente para potencializar o aprendizado.
exercícios de fonética e entonação devem ser feitos apenas quando o aluno já tem um bom conhecimento do idioma que está aprendendo.
exercícios de diferenciação (Binnendifferenzierung) devem ser feitos apenas individualmente, para que cada aluno possa se concentrar em suas dificuldades.
as fases da aula (Einführen Üben Bewusstmachen Üben/Anwenden) podem ser feitas em qualquer ordem, desde que todas sejam contempladas.
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