Questões de Línguas Outras

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Segundo a filosofia do bilinguismo, a aquisição da linguagem em crianças surdas deve ser garantida através

  • A.

    de uma língua visual-gestual.

  • B.

    da língua auditivo-oral.

  • C.

    pela língua auditivo-oral, primeiramente, e depois pela viso-gestual.

  • D.

    pela língua viso- gestual, primeiramente, e depois pela língua auditivo-oral.

Considerando o trabalho com estações de aprendizagem (Lernstationen), classifique as assertivas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os alunos trabalham individualmente ou em grupos de modo autônomo.

( ) O trabalho com estações promove um trabalho diferenciado com cada aluno (Binnendifferenzierung).

( ) Além da visão e da audição, outros sentidos podem ser estimulados no trabalho com estações, como o olfato e o tato.

( ) Assim como o trabalho com projetos, o trabalho com estações oferece possibilidades ilimitadas de divulgação fora da sala de aula.

( ) O trabalho com estações se orienta fortemente nos princípios de uma aula voltada para projetos (projektorientiert), na medida em que não prescreve uma única forma correta, e sim diferentes possibilidades de resolver um problema.

Assinale a classificação correta, de cima para baixo.

  • A.

    F, F, F, V, F.

  • B.

    V, F, V, F, V.

  • C.

    F, V, F, V, F.

  • D.

    V, V, V, F, V.

  • E.

    F, F, V, V, F.

A citação acima se refere à(s)

  • A.

    globalização.

  • B.

    escolas inclusivas.

  • C.

    escolas bilíngues.

  • D.

    escolas especializadas.

Considere os seguintes métodos e abordagens:

I. Método Gramática e Tradução.

II. Método Direto.

III. Método Audiolingual.

IV. Abordagem Comparativa.

V. Abordagem Comunicativa.

São métodos e/ou abordagens de aprendizagens de línguas estrangeiras:

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, III e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Em relação às políticas públicas voltadas para a inclusão, há diversas diretrizes que mostram o direito das crianças surdas estarem na escola e das adaptações que devem ser feitas para garantir sua permanência nela. Para que se efetive este direito, devem-se seguir algumas tarefas fundamentais. Assinale a alternativa que não faz parte dessas tarefas.

  • A.

    Reorganizar o espaço escolar.

  • B.

    Garantir o direito ao tempo individual de cada um para aprender.

  • C.

    Formação continuada ao professor.

  • D.

    Criação de salas de reforço no turno escolar da criança para horários diferenciados.

Assinale a formulação que corresponde a um objetivo comunicativo de uma aula.

  • A.

    Steigerungsformen Komparativ und Superlativ

  • B.

    Personalpronomen mir/dir im Dativ

  • C.

    Personen beschreiben

  • D.

    Körperteile und Krankheiten

  • E.

    Deutsches Essen

Uma criança que se desenvolve em uma cultura surda, com a língua de sinais como sua língua natural, enxerga sua surdez como uma diferença e não como uma deficiência. Essa criança desenvolve uma identidade surda do tipo

  • A.

    identidade inconformada.

  • B.

    identidade de transição.

  • C.

    identidade hibrida.

  • D.

    identidade surda política.

Considerando o manual dos professores (Lehrerhandbuch) do livro Planet (Editora Hueber), assinale a alternativa correta em relação à compreensão de textos orais.

  • A.

    Quanto maior a variedade de textos orais, maiores as possibilidades de treinar a compreensão oral detalhada (Detailverstehen), fundamental para alunos iniciantes.

  • B.

    O mesmo texto oral deve ser sempre ouvido diversas vezes para que os alunos possam compreendê-lo de modo global, seletivo e detalhado.

  • C.

    Nos níveis iniciais só é possível treinar a compreensão seletiva (selektives Verstehen) de textos orais.

  • D.

    O professor deve deixar claro aos alunos desde o início que eles não têm que entender o texto oral em detalhes.

  • E.

    Elementos externos ao texto oral, como sons de fundo, devem ser completamente eliminados, pois podem atrapalhar a compreensão.

De acordo com o Decreto-lei nº 5.626/05 §1º, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, analise as assertivas abaixo.

I. São denominadas escolas bilíngues, aquelas onde a LIBRAS e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam utilizadas como línguas de instrução durante todo o processo educativo.

II. A Libras é disciplina curricular não obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio.

III. O exame de proficiência em Libras deve ser realizado por banca examinadora de amplo conhecimento em Libras, constituída por docentes surdos e linguístas de instituições de educação superior.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Segundo o manual dos professores (Lehrerhandbuch) do livro Planet (Editora Hueber),

  • A.

    uma grande variedade de textos para ouvir e ler é a base para o desenvolvimento de estratégias de compreensão adequadas.

  • B.

    vocabulário novo e novas estruturas gramaticais devem ser introduzidos simultaneamente para potencializar o aprendizado.

  • C.

    exercícios de fonética e entonação devem ser feitos apenas quando o aluno já tem um bom conhecimento do idioma que está aprendendo.

  • D.

    exercícios de diferenciação (Binnendifferenzierung) devem ser feitos apenas individualmente, para que cada aluno possa se concentrar em suas dificuldades.

  • E.

    as fases da aula (Einführen – Üben – Bewusstmachen – Üben/Anwenden) podem ser feitas em qualquer ordem, desde que todas sejam contempladas.

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