Questões de Línguas Outras

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O Bilinguismo traz a visão da surdez como diferença cultural e não como deficiência. Promove a valoração da cultura surda e das identidades associadas a ela. Das principais ideias do bilinguismo, destaca-se o(a)

  • A.

    Pidgin.

  • B.

    Português sinalizado.

  • C.

    Biculturalismo.

  • D.

    Bimodalismo.

Assinale a alternativa que não apresenta um verbo direcional que incorpora o objeto.

  • A.

    trocar.

  • B.

    comer.

  • C.

    telefonar.

  • D.

    cortar.

Os componentes não manuais na LIBRAS são utilizados para

  • A.

    definir ou diferenciar significados entre sinais.

  • B.

    representar sinais que não tem correspondência em LIBRAS.

  • C.

    substituir sinais em diálogos informais.

  • D.

    aplicação optativa na comunicação em LIBRAS.

Dentro de sua fonologia, a LIBRAS apresenta alguns parâmetros principais que determinam sua estrutura. Assinale a alternativa que apresenta esses parâmetros.

  • A.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e localização.

  • B.

    Expressão, ponto de articulação e movimento.

  • C.

    Alfabeto manual, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    Configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.

Entre as características da LIBRAS,seu caráter de língua natural é salientado pelos seguintes fatores, exceto pela(s)

  • A.

    variação social.

  • B.

    mudanças históricas.

  • C.

    iconicidade.

  • D.

    rigidez.

Leia o trecho abaixo para responder à questão 36.

“Cognição é o fenômeno que ocorre no processamento simbólico e tem relação ampla com a linguagem.”

Considerando esta afirmação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A criança surda precisa desenvolver primeiramente a língua de sinais como sua (L1), primeira língua, pois através dela terá uma compreensão maior do mundo e favorecerá seu desenvolvimento cognitivo, preparando-a para a aprendizagem formal através da língua oral de seu país (L2).

  • B.

    A criança precisa aprender a língua Portuguesa para que possa se comunicar em sociedade e estabelecer relação, e para que promovam seu desenvolvimento cognitivo e seu aprendizado escolar.

  • C.

    A criança surda que não estabelece relação linguística com os ouvintes não consegue ter acesso a comunicação de seu país e desenvolver relações sociais saudáveis.

  • D.

    A cognição é algo inato e independente da linguagem para seu desenvolvimento.

Entre as características que diferenciam as línguas de sinais de uma linguagem, destacam-se as que se apresentam abaixo, exceto

  • A.

    arbitrariedade.

  • B.

    dependência estrutural.

  • C.

    versatilidade.

  • D.

    padronização.

Por desconhecimento das pessoas, criam-se mitos ao redor de situações, como é caso das línguas de sinais. Assinale a alternativa que não apresenta um mito na língua de sinais.

  • A.

    A Língua de Sinais é uma língua derivada da Língua Portuguesa.

  • B.

    A Língua de sinais é uma língua menos conceitual que a Língua Portuguesa por não ter alguns componentes como artigos , preposições e outros elementos de ligação.

  • C.

    A LIBRAS é uma língua universal.

  • D.

    As Línguas de sinais possuem gramática e estrutura próprias, que possibilitam as mais refinadas abstrações como qualquer outra língua.

O instrutor surdo é o profissional que tem a língua de sinais como língua materna e, portanto, domina esta forma de comunicação. Observe as gravuras e marque a alternativa correta para os sinais de:

  • A.

    elefante, amarelo, grupo.

  • B.

    elefante, você, círculo.

  • C.

    boi, azul, pizza.

  • D.

    rinoceronte, azul, família.

  • E.

    rinoceronte, você, família.

Em contraposição as identidades Surdas, temos a crença ouvinte de que ser ouvinte “é melhor”, pois na ótica ouvinte, ser surdo é resultado da perda de uma habilidade fato pelo qual o ouvinte se sente privilegiado. A este movimento, dá-se o nome de

  • A.

    Oralismo.

  • B.

    Identidade surda.

  • C.

    Bilinguismo.

  • D.

    Ouvintismo.

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