Questões de Línguas Outras

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O profissional que garante a acessibilidade comunicativa para os alunos surdos, usuários de língua de sinais, que estão inseridos no ensino regular, é o:

  • A.

    fonoaudiólogo.

  • B.

    professor surdo.

  • C.

    professor regente.

  • D.

    professor ouvinte.

  • E.

    tradutor/ intérprete de língua de sinais.

Dentro da cultura Surda se desenvolvem as identidades a partir da experiência pela qual o surdo passou. Alguns deles ensurdeceram por motivos diversos e têm presente em sua vida as duas línguas: uma na dependência dos sinais e a outra do pensamento na língua oral. Este tipo de Identidade Surda é denominada

  • A.

    identidade flutuante.

  • B.

    identidade inconformada.

  • C.

    identidade de transição.

  • D.

    identidade híbrida.

A figura do instrutor pressupõe a situação de surdez, o domínio da língua de sinais, dos parâmetros que estruturam linguisticamente a Libras. Marque abaixo os três parâmetros básicos para a formação de um sinal:

  • A.

    alfabeto manual, movimento e ponto de articulação.

  • B.

    arbitrariedade, alfabeto manual e ponto de vista.

  • C.

    configuração de mão, ponto de articulação e movimento.

  • D.

    oralidade, configuração de mão e movimento.

  • E.

    expressão facial, alfabeto manual e configuração de mãos.

As culturas compartilham valores, crenças e, acima de tudo, uma mesma língua. Assinale a alternativa que apresenta valores característicos da cultura.

  • A.

    Compartilhar o máximo de informações possíveis.

  • B.

    Preferência por jogos individuais.

  • C.

    Festas silenciosas e reservadas.

  • D.

    Exclusão de relações com ouvintes.

Skliar, em seu livro “A Surdez: um olhar sobre as diferenças”, identifica categorias de identidades surdas com facetas diferentes que podem ser facilmente classificadasemidentidade:

  • A.

    surda, híbrida, transição, incompleta, flutuante.

  • B.

    surdo-mudo, híbrida, flutuante, incompleta, sinalizadora.

  • C.

    bilíngue, transição, flutuante, híbrida, surda.

  • D.

    completa, estável, oralizada, surda, bilíngue.

  • E.

    surdo-mudo, sinalizadora, transição, flutuante, híbrida.

A corrente educacional que privilegia a Língua de sinais na comunicação, dando mais ênfase ao visual do que ao auditivo é o(a)

  • A.

    Oralismo.

  • B.

    Comunicação Total.

  • C.

    Bilinguismo.

  • D.

    Normatização.

Oliver Sacks em seu livro “Vendo Vozes” assevera: “... as verdadeiras línguas de sinais são, de fato, completas em si mesmas: sua sintaxe, gramática e semântica são completas, possuindo, porém, um caráter diferente do que qualquer língua falada ou escrita”. Sendo assim, pode-se afirmar que:

  • A.

    é possível transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.

  • B. por possuí rem estruturas linguísticas essencialmente diferentes, é impossível a tradução de uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.
  • C.

    o instrutor terá habilidades linguísticas para transliterar uma língua falada para a língua de sinais, palavra por palavra, frase por frase.

  • D.

    independente da sintaxe, da gramática e semântica, as línguas oficiais oferecem caminhos de tradução literal.

  • E.

    a verdadeira língua de sinais é universal, portanto, possível de transliteração.

O ponto positivo da Comunicação Total está no fato de

  • A.

    atender às necessidades de surdos e ouvintes pois utiliza as duas línguas a de sinais e a oral ao mesmo tempo facilitando a comunicação.

  • B.

    facilitar a oralização porque permite que os surdos aprendam melhor a leitura labial.

  • C.

    ampliar a visão de surdo e surdez, pois a comunicação passa a ser mais importante que a oralização.

  • D.

    ajudar na alfabetização devido ao conceito de bimodalismo.

Segundo Perlin (apud Karin Strobel), “... As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com a maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito”. Marque a alternativa correta sobre o que se entende por cultura surda:

  • A.

    um conjunto de padrões, normas, valores da comunidade surda.

  • B.

    as vivências adquiridas na comunidade surda.

  • C.

    a aprendizagem da língua de sinais, sua língua materna.

  • D.

    os conteúdos escolares voltados a atender às necessidades educacionais especiais dos indivíduos surdos.

  • E.

    abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo.

Após o Congresso de Milão, em 1880, a filosofia definida para ser usada na educação dos surdos foi o(a)

  • A.

    Bilinguismo.

  • B.

    Comunicação Total.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Bimodalismo.

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