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É correto afirmar que as construções negativas na Libras são realizáveis por meio de:
lábios levemente pressionados.
inclinação dos cantos da boca para baixo.
inclinação dos cantos da boca para baixo.
movimentos do ombro para trás e para frente.
movimento bruscos dos braços.
Os sinais em Libras para as ideias de laranja (fruta) e aprender se assemelham em sua forma pelo fato de ambos possuírem:
as duas mãos ativas.
diferentes movimentos.
um movimento retilíneo.
a mesma configuração de mão.
o mesmo ponto de articulação.
O movimento do olhar é um articulador da Libras que apresenta a função de:
estabelecer referência.
marcar o verbo na oração.
marcar o sujeito na oração.
fazer uma pergunta.
fazer uma negação.
Uma crença disseminada de forma equivocada pelo senso comum é a de que as línguas de sinais dos surdos:
variam entre diferentes países.
contem diversidades linguísticas.
expressam somente conceitos concretos.
se originam naturalmente na nossa sociedade.
funcionam como todas as línguas naturais humanas
Os conceitos linguísticos configuração de mão, ponto de articulação e movimento foram inicialmente construídos e desenvolvidos, na década de 60, pelo(a) pesquisador(a):
William Stokoe.
Lucinda Ferreira Brito.
Eulália Fernandes.
Ronice Muller de Quadros.
Ursula Bellugi.
Todas as línguas de sinais têm como característica gramatical:
o mesmo alfabeto manual.
a mesma origem linguística.
o mesmo canal de comunicação.
diversas modalidades linguísticas.
gestos primitivos e formações pantomímicas.
São sinais que apresentam a mesma configuração de mãos, mas pontos de articulação e movimentos diferentes:
desculpe e vaca.
família e faca.
carro e taxi.
irmã e prima.
Devido a estruturação diferente da LIBRAS em relação a língua portuguesa, erros na escrita da criança surda são frequentes. Assinale a alternativa na qual o erro é menos comum de ser encontrado.
Na inversão pronominal (nome próprios ao invés do pronome pessoal).
Na omissão de artigos, conjunções e preposições.
No plural.
Nas trocas de letras (p/ b;f/ v).
Atualmente, no Brasil, a filosofia educacional mais utilizada para os surdos é o(a)
oralismo.
comunicação total.
bilinguismo.
filosofia inclusiva.
É papel do professor bilíngue
interpretar para o aluno, em português e LIBRAS, simultaneamente.
passar a matéria para o intérprete e este repassá-la para o aluno em outro momento para não atrasar a sala.
conhecer a cultura surda e manter relação com seu aluno surdo, estabelecendo diálogo e tirando suas dúvidas.
fazer a função do intérprete caso este não esteja presente.
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