Questões de Línguas Outras

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É correto afirmar que as construções negativas na Libras são realizáveis por meio de:

  • A.

    lábios levemente pressionados.

  • B.

    inclinação dos cantos da boca para baixo.

  • C.

    inclinação dos cantos da boca para baixo.

  • D.

    movimentos do ombro para trás e para frente.

  • E.

    movimento bruscos dos braços.

Os sinais em Libras para as ideias de “laranja” (fruta) e “aprender” se assemelham em sua forma pelo fato de ambos possuírem:

  • A.

    as duas mãos ativas.

  • B.

    diferentes movimentos.

  • C.

    um movimento retilíneo.

  • D.

    a mesma configuração de mão.

  • E.

    o mesmo ponto de articulação.

O movimento do olhar é um articulador da Libras que apresenta a função de:

  • A.

    estabelecer referência.

  • B.

    marcar o verbo na oração.

  • C.

    marcar o sujeito na oração.

  • D.

    fazer uma pergunta.

  • E.

    fazer uma negação.

Uma crença disseminada de forma equivocada pelo senso comum é a de que as línguas de sinais dos surdos:

  • A.

    variam entre diferentes países.

  • B.

    contem diversidades linguísticas.

  • C.

    expressam somente conceitos concretos.

  • D.

    se originam naturalmente na nossa sociedade.

  • E.

    funcionam como todas as línguas naturais humanas

Os conceitos linguísticos configuração de mão, ponto de articulação e movimento foram inicialmente construídos e desenvolvidos, na década de 60, pelo(a) pesquisador(a):

  • A.

    William Stokoe.

  • B.

    Lucinda Ferreira Brito.

  • C.

    Eulália Fernandes.

  • D.

    Ronice Muller de Quadros.

  • E.

    Ursula Bellugi.

Todas as línguas de sinais têm como característica gramatical:

  • A.

    o mesmo alfabeto manual.

  • B.

    a mesma origem linguística.

  • C.

    o mesmo canal de comunicação.

  • D.

    diversas modalidades linguísticas.

  • E.

    gestos primitivos e formações pantomímicas.

São sinais que apresentam a mesma configuração de mãos, mas pontos de articulação e movimentos diferentes:

  • A.

    desculpe e vaca.

  • B.

    família e faca.

  • C.

    carro e taxi.

  • D.

    irmã e prima.

Devido a estruturação diferente da LIBRAS em relação a língua portuguesa, erros na escrita da criança surda são frequentes. Assinale a alternativa na qual o erro é menos comum de ser encontrado.

  • A.

    Na inversão pronominal (nome próprios ao invés do pronome pessoal).

  • B.

    Na omissão de artigos, conjunções e preposições.

  • C.

    No plural.

  • D.

    Nas trocas de letras (p/ b;f/ v).

Atualmente, no Brasil, a filosofia educacional mais utilizada para os surdos é o(a)

  • A.

    oralismo.

  • B.

    comunicação total.

  • C.

    bilinguismo.

  • D.

    filosofia inclusiva.

É papel do professor bilíngue

  • A.

    interpretar para o aluno, em português e LIBRAS, simultaneamente.

  • B.

    passar a matéria para o intérprete e este repassá-la para o aluno em outro momento para não atrasar a sala.

  • C.

    conhecer a cultura surda e manter relação com seu aluno surdo, estabelecendo diálogo e tirando suas dúvidas.

  • D.

    fazer a função do intérprete caso este não esteja presente.

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