Questões de Línguas Outras

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Faz-se necessário lembrar que a Língua de Sinais, por ser visual/gestual, não tem a mesma organização sintática e nem expressa conceitos da mesma forma que as línguas orais, o que gera algumas implicações como a impossibilidade da analise de textos para surdos, vocábulo por vocábulo. Frente a esta problemática, o professor deve

  • A.

    evitar trabalhar com textos pois isso fará com que o surdo perca as informações mais importantes.

  • B.

    ler todo o texto, ou trechos dele, e interpretá-los na Língua de Sinais, possibilitando ao aluno acesso a todos os recursos que esta língua oferece.

  • C.

    se responsabilizar pela explanação do texto ao aluno surdo após o termino da leitura do professor enfocando os pontos mais importantes deste.

  • D.

    antes do início da exposição do texto, fornecer uma cópia resumida e adaptada ao aluno surdo de acordo com sua capacidade de compreensão.

Uma pessoa que utiliza-se de duas línguas e participa das comunidades onde estas línguas são utilizadas, pode ser considerada

  • A.

    bilíngue e bicultural.

  • B.

    bimodal.

  • C.

    bilíngue, mas não bicultural.

  • D.

    bicultural.

Assinale o grupo de palavras nas quais a vogal e deve ser pronunciada como longa [ e: ].

  • A.

    Mehl, Fell, Birne

  • B.

    mehr, zehn, Weg

  • C.

    Besuch, melden, Fee

  • D.

    gelb, Verb, wehtun

  • E.

    Zeh, Geld, Märchen

Duas línguas coexistindo, porém sendo usadas separadamente sem que uma interfira na outra é a filosofia do(a)

  • A.

    Comunicação Total.

  • B.

    Bilinguismo.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Inclusão.

Assinale a frase em que o pronome es está sendo usado incorretamente.

  • A.

    Im Winter kann es jeden Tag schneien.

  • B.

    Ich hoffe, dass es dir besser geht.

  • C.

    Es können viele Fragen gestellt werden.

  • D.

    Mir gefällt es diese Idee nicht.

  • E.

    Schnell, ich habe es eilig!

A Comunicação Total contribuiu para a educação do Surdo, apresentado aspectos positivos. Assinale a alternativa que não apresenta esse aspecto.

  • A.

    Ampliação da visão de surdo e surdez.

  • B.

    Criação e uso de códigos visuais.

  • C.

    Mudança do objetivo (deixou de ser a oralização, cedendo lugar à comunicação).

  • D.

    Permissão do uso de uma língua espontânea do surdo.

Novos tópicos gramaticais são introduzidos, no livro Planet (Editora Hueber), vinculados a um exercício de imitação e pequenas variações. De acordo com a concepção desse material e de princípios modernos de metodologia de língua estrangeira, essa característica se justifica por qual motivo?

  • A.

    O professor pode fazer uso desses exemplos para explicar a gramática em questão.

  • B.

    O aluno deve apenas repetir e decorar algumas expressões sem ter a chance de indagar sobre a estrutura.

  • C.

    Essa fase irá expor o aluno a padrões que o ajudarão, posteriormente, a descobrir as regras em questão.

  • D.

    O aluno se familiariza com todo o vocabulário, de modo que a explicação da gramática não seja prejudicada pelo desconhecimento de palavras novas.

  • E.

    O professor tem o controle sobre quais estruturas deverão ser aprendidas nessa aula.

Sobre o uso das expressões faciais na LIBRAS, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Através dela compreendemos se a frase é afirmativa, interrogativa, exclamativa ou negativa, elas também são usadas como marcadores de intensidade.

  • B.

    Elas são usadas raramente, fazendo-se necessárias somente quando se quer enfatizar algo.

  • C.

    Elas indicam apenas intensidade, ou seja, usamos somente para expressar noções, como muito ou pouco.

  • D.

    Surdos a usam quando estão nervosos, não representando uma forma linguística de comunicação.

Qual dos grupos a seguir possui somente verbos com irregularidade em apenas dois dos seguintes tempos verbais: Präsens, Perfekt e Präteritum?

  • A.

    fahren, gehen

  • B.

    haben, bleiben

  • C.

    lesen, kommen

  • D.

    anfangen, sprechen

  • E.

    singen, werden

Apresentam-se como entraves para a prática do Bilinguismo no Brasil os seguintes aspectos, exceto

  • A.

    a falta de mobilização da comunidade Surda em prol de seus direitos

  • B.

    as diferenças culturais entre pais ouvintes e filhos surdos

  • C.

    mudanças na sociedade e na educação as quais envolve questões políticas e econômicas

  • D.

    a forte presença do Oralismo, que por tanto tempo proibiu o uso da Língua de Sinais

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