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Em relação ao momento da realização dos sinais para definir o gênero, assinale a alternativa correta.
A ordem é indiferente e varia de acordo com o contexto.
Primeiro utiliza-se o gênero, depois o sinal.
O gênero já vem incorporado no sinal, não havendo esta dissociação.
Primeiro utiliza-se o sinal e depois o gênero.
O sinal formado pela configuração de mão na letra Y, com ponto de articulação no queixo e movimento de toque, se refere ao sinal de
desculpe.
por favor.
obrigado.
até logo.
Caso o aluno necessite de auxílio na compreensão do conteúdo ministrado pelo professor, o intérprete de LIBRAS deve
auxiliá-lo, explicando de uma maneira mais simples o que o professor quer dizer.
informar ao professor que o aluno está com dúvida.
perguntar ao aluno se deseja informar sua dúvida ao professor e fazer a tradução/interpretação sem influenciar sua decisão, mantendo a imparcialidade.
permanecer imparcial aguardando a iniciativa do aluno quanto ao questionamento.
Os verbos que possuem marcas de concordância são denominados
não direcionais.
espaciais.
direcionais.
instrumentais.
O sistema pronominal em LIBRAS possui um sistema próprio para representar as pessoas no discurso. Sobre esse sistema, assinale a alternativa correta.
No singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo CM[G], o que diferencia uma das outras é a orientação das mãos.
Duas: a mão ficará com o formato de dois (CM [K] ou [V]).
Três: a mão fica em formato do numero três.
Cinco: a mão fica espalmada.
No que se refere a LIBRAS, assinale a alternativa correta.
Existem variações regionais e dialetos que reforçam seu caráter de língua natural.
Os sinais funcionam como as palavras, não sofrendo alterações com o passar dos anos.
Os sinais são sempre motivados por estímulos visuais.
As configurações de mão utilizada para a realização dos sinais são definidas em 23 configurações, ou seja, as letras do alfabeto.
A cultura Surda traz consigo a forte marca das identidades. A identidade marcada pela política surda, pela Língua de sinais como a sua língua de comunicação, pela visão da surdez como diferença e não como deficiência, é chamada de
identidade surda política ou simplesmente identidade Surda.
identidade surda híbrida.
identidade surda flutuante.
identidade surda de transição.
Um professor decide trabalhar um texto em sala de aula, que você considera um pouco complexo para seu aluno surdo, mas não há tem hábil para providenciar uma adequação para este, então o professor deverá
explicar para o aluno que o texto é muito difícil e que ele não precisará fazer naquele momento e que poderá fazer outra atividade para ele.
pedir ao intérprete para explicar o texto ao aluno.
realizar a atividade e avaliar qual o aproveitamento do aluno, levando em consideração sua dificuldade.
providenciar outra atividade que possa atender a necessidade de toda a sala de maneira geral.
A atividade de leitura é fundamental para que a criança surda aprenda a estrutura da língua Portuguesa. Para isto, alguns recursos devem ser utilizados, como
leitura silabada para que o aluno possa ter uma melhor compreensão fazendo uso da leitura labial.
leitura silenciosa para que o aluno possa criar imagens mentais a respeito dos conceitos.
leituras contextualizadas por meio do uso de recursos visuais (figuras, vídeos, desenhos).
uso do sign write como apoio visual do texto.
Os principais parâmetros da LIBRAS são
expressão facial e corporal, gestos naturais e alfabeto manual.
configuração de mãos, ponto de articulação e localização.
expressão, ponto de articulação e movimento.
configuração de mãos, ponto de articulação e movimento.
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