Questões de Línguas Outras

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Os verbos que são modificados para especificar a informação como (comer, tomar, cortar etc.) são chamados

  • A.

    verbos direcionais.

  • B.

    verbos ancorados no corpo.

  • C.

    verbos não direcionais.

  • D.

    verbos que incorporam os objetos.

As pessoas com deficiência auditiva formam um grupo de indivíduos que há muito tempo lutam pela igualdade de direitos, dentre eles o direito a educação. Várias entidades existentes no Brasil tomaram essa bandeira de luta. Dente as citada abaixo a primeira entidade brasileira a encampar essa luta foi o:

  • A.

    Instituto Brasileiro de Educação dos Surdos;

  • B.

    Instituto Nacional de Educação de Surdos;

  • C.

    Instituto de Educação de Surdos do Rio de Janeiro

  • D.

    Instituto de Educação dos Surdos;

  • E.

    Instituto de Educação de surdos de São Paulo.

No final de cada volume do livro Planet (Editora Hueber), há uma lista das palavras utilizadas nas respectivas lições (Alphabetische Wortliste). Nessa lista, encontram-se algumas informações sobre cada palavra, as quais podem ser úteis aos alunos e aos professores.

Assinale qual das informações a seguir encontra-se fora dessa lista.

  • A.

    Se a palavra pertence ao vocabulário passivo.

  • B.

    A forma do plural dos substantivos.

  • C.

    A sílaba tônica.

  • D.

    O gênero dos substantivos.

  • E.

    A página na qual a palavra aparece pela primeira vez.

Em LIBRAS, a frase “Quantos anos você tem?” ficaria da seguinte maneira:

  • A.

    Quantos anos você ter?

  • B.

    Idade você ter?

  • C.

    Idade você?

  • D.

    Anos você?

Considere os seguintes itens referentes aos elementos constituintes da língua de sinais brasileira:

I. Configuração das mãos.

II. Oralismo.

III. Ponto de articulação.

IV. Movimento.

V. Comunicação total.

Assinale a alternativa que contemplam todos e somente itens CORRETOS:

  • A.

    I, III e IV;

  • B.

    II, III e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    III e IV;

  • E.

    IV e V.

No livro Planet 2 (Editora Hueber), encontra-se um exercício para o treino de pronúncia com os seguintes exemplos: Hast du Angst?, Ich habe Hunger, Entschuldigung, Langsam!

O principal objetivo desse exercício é treinar a

  • A.

    pronúncia do h aspirado.

  • B.

    diferença de entoação entre perguntas e respostas.

  • C.

    diferença entre vogais longas e curtas.

  • D.

    pronúncia do Schwa [ ǝ ].

  • E.

    pronúncia da nasal [ ŋ ].

Além dos parâmetros principais da LIBRAS, temos também outros parâmetros menores, conhecidos como parâmetros secundários. Assinale a alternativa que apresenta esse parâmetro.

  • A.

    Movimento.

  • B.

    Ponto de articulação.

  • C.

    Configuração de mão.

  • D.

    Orientação de mãos.

Considere os seguintes itens referentes a línguas de sinais:

I. Língua de sinais é somente um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais.

II. As línguas de sinais aumentam seus vocabulários com mais sinais introduzidos pelas comunidades surdas em resposta as mudanças culturais e tecnológicas.

III. Uma mesma língua de sinais pode ser utilizada por dois países.

IV. As línguas de sinais não possuem os níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático, e o semântico.

V. O único elemento para que uma pessoa ouvinte possa comunicar-se com uma pessoa surda é a língua de sinais.

  • A.

    Apenas II, III, IV e V estão corretos;

  • B.

    Todos estão corretos;

  • C.

    Apenas I, II e III estão corretos;

  • D.

    Apenas a II, III e V estão corretos;

  • E.

    Apenas II, III estão corretos.

Ao entender a linguagem como “um veículo para a expressão do significado”, o professor está seguindo uma abordagem

  • A.

    estrutural.

  • B.

    funcional.

  • C.

    maturacional.

  • D.

    cognitivista.

  • E.

    interativista.

As atribuições do tradutor intérprete da LIBRAS-língua portuguesa, no exercício de suas funções, incluem

o estabelecimento do entendimento entre a língua-fonte e a língua-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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